Entenda qual a importância do email marketing no ecommerce

Ao trabalhar com e-commerce, você tem à sua disposição uma série de ferramentas e canais de divulgação que ajudam a fortalecer a força da marca e aumentar o potencial de vendas.

Mas enquanto possa parecer que uma presença no Facebook, banners em outros sites e estratégias semelhantes sejam o caminho, na verdade existe uma rota ainda melhor. O e-mail marketing no e-commerce pode trazer excelentes resultados se implementado da maneira correta, ultrapassando os demais meios.

Você com certeza tem um endereço de e-mail que é checado a todo momento, seja por sua própria iniciativa ou por meio de notificações no celular. Pense em todo potencial de alcance que se torna possível dessa forma! Nenhuma das alternativas, como posts em blog ou em redes sociais, oferece tantas facilidades assim.

O e-mail marketing no e-commerce também é uma excelente maneira de garantir que toda a sua audiência está sendo impactada. Ao fazer uma publicação no Facebook, por exemplo, você não atinge o máximo da sua base de fãs.

Em envios de e-mail, a lista completa de contatos é atingida, proporcionando um controle muito mais apurado do seu público-alvo.

Por que apostar no e-mail marketing no e-commerce?

Existem mais de 3,9 bilhões de contas de e-mail no mundo. Nenhuma rede social ou outro canal de marketing possui números tão altos. É nesse tipo de envio em que ocorre mais engajamento do público.

Segundo pesquisa da indústria, a taxa de cliques média de um e-mail marketing é 3%, enquanto a das redes sociais é 0,5%. Trata-se de um número seis vezes inferior.

Além disso, para cada US$ 1 investido em e-mail marketing, as empresas conseguem obter US$ 38 de retorno, de acordo com levantamento do mercado. Todo este sucesso se explica pelo seguinte: ao assinar a newsletter de uma empresa, uma pessoa expressa um interesse ativo nos produtos ou serviços dela.

Vamos aproveitar todo este potencial do e-mail marketing no e-commerce?

Quais as melhores práticas para e-mail marketing no e-commerce?

1. Analise o perfil do seu público

Não faz sentido produzir um conteúdo que não tenha nada a ver com as preferências da sua audiência. Faça pesquisas de qualidade a respeito dos interesses e dados demográficos do público do seu e-commerce.

2. Use ferramentas

Nem pense em fazer tudo sozinho: hoje em dia, existem ferramentas que ajudam na criação e disparo de e-mail marketing, em toda a gestão de suas campanhas, além de administrar suas listas de contatos.

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3. Faça a segmentação de envios

Não faça o mesmo envio para toda a sua lista. O poder do e-mail marketing está em entregar um conteúdo pensado para às necessidades de fatias distintas do seu público. Por exemplo, você pode criar uma lista de contatos que não compram de você há mais de um ano e oferecer ofertas especiais a eles. Por isso, segmentar a lista de contatos é tão importante.

4. Facilite a inscrição em sua Newsletter

Esta dica não é referente aos seus envios, mas a todo o resto: certifique-se de ter espaços suficientes que permitem a inscrição na sua newsletter. De nada adianta pensar em uma excelente estratégia de envio se as pessoas não encontram formas de se inscrever para recebê-los.

Tudo pronto para começar a aproveitar os benefícios do e-mail marketing no e-commerce? Lembre-se de seguir as boas práticas recomendadas acima e manter a sua estratégia sempre sob constante renovação.

Como você pretende fazer uso do e-mail marketing no e-commerce?

Conte para a gente nos comentários!

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