E-mail marketing para PME: 5 razões para investir

O e-mail é uma das primeiras ferramentas de comunicação da internet. Você sabia que o 1° registro de envio de um e-mail aconteceu em 1971? Ele foi feito pelo próprio inventor do “@”, Ray Tomlinson, a mais de quarenta anos, nos Estados Unidos.

Mas foi sete anos depois que o também norte americano Gary Thuerk enviou, de uma só vez, a mesma mensagem eletrônica (e-mail) para 400 endereços diferentes, dando assim origem ao que nós conhecemos hoje por E-mail Marketing.

Logo nesse primeiro disparo Gary foi capaz de gerar para e empresa em que trabalhava, a DEC Machines, mais de 13 milhões de dólares em vendas, o que justifica desde então o crescimento contínuo do interesse por esse poderoso instrumento de venda e relacionamento.

Foi a partir de então que começou a ser usado pelas marcas. Afinal, o e-mail marketing permite que a empresa fale com as pessoas sem a necessidade de grandes investimentos — diferentemente das redes sociais ou anúncio em buscadores.

Uma pesquisa conduzida pela Monetate ajuda a ilustrar a questão. Os resultados mostraram que os buscadores, como Google, e o e-mail Marketing, são os principais geradores de acessos.

Com resultado 38% superior aos buscadores e mais de 9 vezes maior que as mídias sociais o E-mail Marketing é o canal que apresenta melhor retorno. O gráfico abaixo mostra o comparativo das taxas de conversão por origem:

taxa de conversão

Neste post, nós vamos mostrar 5 razões para investir no e-mail marketing para PME. Acompanhe:

1. Estreita o relacionamento com leads e clientes

Estreite o relacionamento com leads

A Adobe divulgou em Agosto de 2015 um estudo informando que as pessoas passam em média 30 horas por semana lendo e-mail. A pesquisa apontou ainda que 58% das pessoas que responderam as perguntas informaram que preferem o e-mail como melhor forma de se conectar a suas marcas preferidas.

O e-mail marketing por ser uma ferramenta que facilita o marketing de relacionamento, pois é por meio dele que a empresa terá acesso à caixa de entrada do usuário, normalmente, ele aproxima muito a empresa do lead ou do cliente, já que as próprias pessoas escolheram receber aquelas mensagens.

 

2. Conta com a automatização de marketingconta com a automatizacao de marketing

As estratégias de e-mail marketing são uma das poucas frentes do marketing digital que permitem uma automatização quase completa do processo. Sim, é possível agendar posts nas redes sociais para atualização automática, mas no caso do e-mail é possível criar fluxos de envio de e-mail com gatilhos definidos. Assim, toda vez que uma pessoa executar aquele gatilho (clicar em um link ou ler um post de blog, por exemplo), o fluxo de e-mail é disparado, e ela passa a receber as mensagens contextualizadas e coerentes.

Uma estratégia automatizada de envio de mensagens pode reduzir em até 70% o tempo dedicado para criação de e-mails e manutenção da uma régua ativa de envio de campanhas de e-mail marketing.

Redução de horas é igual à diminuição de custos, melhorando ainda mais o resultado obtido através desse canal de vendas.

 

3. Facilita a nutrição de leads

Facilita a nutrição de leads

Os leads são aquelas pessoas que demonstram interesse pelo produto ou serviço oferecido pela sua empresa e que deixam claro que querem receber o seu conteúdo. A nutrição dos leads, portanto, é o envio constante de material a esses usuários com objetivo de transformá-los em clientes efetivos. A melhor forma de fazer isso é através do e-mail marketing, enviando uma listagem de bons conteúdos diretamente para a caixa de entrada dessas pessoas.

 

4. Ajuda a configurar o funil de vendas

Melting pot concept with diverse game figurines as a symbol of different people, vintage style

Melting pot concept with diverse game figurines as a symbol of different people, vintage style

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de uma estratégia de inbound marketing, pois ele atua diretamente com o funil de vendas da sua empresa. Em outras palavras, o e-mail te ajuda a manter o funil configurado e funcionando: lembre-se de que pessoas que estão no topo do funil são aquelas que apenas têm interesse na empresa; quem está no fundo são aqueles mais próximos do momento de compra. Confira um exemplo:

funil

 

5. Tem bom retorno sobre investimento

tem bom retorno sobre investimento

Por fim, a principal razão para você implementar uma estratégia de e-mail marketing para PME: o retorno sobre o investimento. Isso porque, fazendo um trabalho como esse, você vai reduzir os custos com a equipe de vendas, já que os contatos que chegarem para eles já serão de pessoas que passaram pelo filtro do funil de vendas. Portanto, as chances de conversão são maiores.

Essas são as principais razões para você investir em uma estratégia de e-mail marketing para PME. Quer saber como será o trabalho com essa ferramenta em 2016? Então leia o post “4 tendências de e-mail marketing para 2016!”.

 

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