O marketing e suas estratégias se reinventam todo ano. Com o e-mail marketing não é diferente. Se novas tendências surgem, elas são frutos de mudanças nos hábitos dos consumidores, de novas tecnologias e de plataformas mais sofisticadas.
O que é tendência não necessariamente é algo novo, mas sim a adaptação na fórmula de construção e envio de e-mail marketing.
Para facilitar o entendimento listamos 4 tendências que merecem atenção em 2016 para o e-mail marketing. Confira!
1. Segmentação cada vez mais personalizada
Segmentação em e-mail marketing é muito importante, o que deve ganhar força é o caráter mais individual das mensagens. O toque pessoal referido aqui está na oferta de conteúdos ou produtos que atendam com proximidade os gostos e necessidades do público.
Essa inclusive é uma tendência ressaltada pela Business 2 Community. A ideia é fazer com que as pessoas recebam e-mails com assuntos que elas demonstraram interesse anteriormente.
Por exemplo: um cliente que acessa um varejista on-line e se cadastra vai preferir receber anúncios de produtos os quais ele procurou mais informações, além de ofertas similares e complementares.
2. Mais foco nos dispositivos móveis
Um estudo da Return Path mostrou que 33% dos e-mails no Brasil são lidos em dispositivos móveis. Um levantamento da Litmus aponta que 53% dos estadunidenses usuários do Gmail leem as mensagens recebidas via mobile. A tendência é que esses números cresçam à medida que mais smartphones e tablets são adquiridos e façam parte da rotina das pessoas.
Planejar a estrutura de um e-mail marketing para dispositivos móveis é:
- cuidar melhor dos conteúdos para que fiquem mais simples, curtos e fáceis de serem compreendidos;
- pensar no tamanho de todo o texto e pré-headers com atenção especial, pensando em quem receberá aquela mensagem.
- configurar os CTAs (call to action) de acordo com os tamanhos diferentes de dispositivos, pois a experiência de quem recebe o conteúdo em displays maiores será diferente de quem recebe em displays menores.
3. Caixa de entrada mais visual
Um detalhe a se levar em conta é o aspecto mais visual que as caixas de entrada tendem a tomar. O Gmail, ainda não para todos os usuários, possui a opção “grid view” na exibição de mensagens na aba de promoções.
Com esse recurso, as imagens incorporadas nos e-mails são exibidas logo de cara, junto com o assunto (este gif do blog do Gmail ajudará a entender como funciona).
Certamente esse será um bom desafio para anunciantes encontrarem formas de atrair a atenção dos destinatários.
4. Big Data e envio em tempo real
O uso do Big Data ainda não é algo explorado por pequenas e médias empresas, mas essa é uma tendência que pode mudar nos próximos anos. Para isso, é preciso que as plataformas de envio de e-mail marketing passem a dispor de tecnologia para gerenciar os dados das listas de seus clientes.
A vantagem é que, com o armazenamento otimizado dessas informações, as empresas podem dispor de mais dados sobre o perfil de seus leads e o histórico de interações e compras.
Por exemplo: um e-commerce de materiais esportivos que organiza um disparo para uma lista de e-mails de clientes que compraram produtos do time que acabaram de ganhar um campeonato.
Além dessas tendências, fique atento aos pilares do e-mail marketing vencedor, como a reputação que você criou junto aos seus contatos. Para entender mais sobre o assunto, temos um post que fala justamente da importância de uma boa reputação no e-mail marketing. Vale a pena conferir!
E você já está preparado para aplicar essas tendências na sua estratégia de e-mail marketing de 2016?
E você, conhece outras tendências que valem a pena aplicarmos esse ano? Conta pra gente!
Parabéns pela matéria ou texto informativo .
É de grande Valia no atual mercado competitivo .
Muito obrigado
Oi Ricardo.
Que bom que gostou.
Manter-se atento aos sinais que o mercado apresenta realmente ajuda, em especial para tomada de decisões.
Um abraço e muito sucesso em 2016 pra você! =D