Como calcular o ROI do e-mail marketing

O e-mail marketing é um excelente recurso para o aumento de vendas e para aproximação da sua empresa com seus clientes por meio de relacionamento. Mas para levar isso a prova é fundamental responder a pergunta: o investimento nesse meio tem trazido um bom rendimento para a sua empresa? Uma ótima forma de fazer isso é calculando seu Retorno sobre investimento – O conhecido “ROI”.

O ROI é um tipo de métrica que pode ser usada para averiguar o rendimento gerado a partir dos gastos com uma estratégia de negócio, inclusive as de marketing. Assim é possível saber, por exemplo, se o investimento em e-mail marketing gerou lucros ou prejuízos, e definir como a sua estratégia pode ser melhorada.

Quer saber como calcular o ROI do e-mail marketing? Então esse conteúdo é pra você!

O cálculo do ROI

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A fórmula de cálculo do ROI é simples: basta subtrair a receita final do investimento inicial e, depois, dividir esse resultado pelo investimento inicial novamente. Dessa forma:

ROI = (receita total final – investimento total) / investimento total

Mas calma, o uso dessa métrica para o e-mail marketing exige certos cuidados.

Para que você consiga avaliar com certeza qual o ROI do seu e-mail marketing, você precisará entender o seguinte:

 

Qual o seu objetivo?

qualoseuobjetivo

A primeira coisa que você precisa ter em mente na hora de calcular o seu ROI para e-mail marketing é qual o objetivo você tinha antes de fazer o envio.

Uma mensagem para divulgar o conteúdo de um Blog, por exemplo, pode gerar muitos cadastros de novos contatos na página do seu site e essas novas pessoas, no futuro, podem comprar seus produtos e serviços.

Talvez sua meta seja que o usuário visite novamente seu site, que ele deixe informações de contato na sua página ou que envie uma resposta para a sua mensagem. Portanto, é válido determinar um valor fictício para essas conversões que não são medidas diretamente em dinheiro ao utilizar a fórmula do ROI.

 

Quais são os seus custos?

Businessman Cutting Dollar Bill With Scissors

No valor do investimento é importante incluir todos os gastos que a empresa teve com a estratégia. Uma agência externa foi contratada? Você comprou alguma ferramenta? A equipe interna aumentou para colocar isso em prática? Seja o que for, coloque todos os custos dentro do cálculo para ter um resultado mais preciso.

 

Um exemplo de cálculo de ROI no e-mail marketing

um exemplo ROI

 

Para você entender bem o cálculo dessa métrica, apresentaremos um exemplo.

Suponha que sua empresa usará o e-mail marketing como estratégia para conquistar novos clientes. Para isso, foram investidos R$ 2.500,00 no total. Nesse valor estão incluídos todos os gastos — seja para contratar um designer, investir em uma plataforma de envio e etc. No final, você conseguiu realizar 15 novas vendas com o valor de R$ 200,00 cada.

Agora você pode ainda calcular, para um melhor controle, o CPS (Cost per Sale – Custo por Venda). Para isso vamos dividir o valor investido pelo total de vendas (R$ 2.500,00 / 15 = R$ 166,67). Agora sabemos que para cada venda realizada, investimos R$ 166,67.

E agora, enfim, vamos fazer o calculo do ROI. Veja:

calculo ROI

 

Chegamos ao ROI de 0,20 (ou 20%). E isso é bom? Sim, afinal ter lucro é o objetivo principal.

O que irá definir se ele é bom ou não para sua empresa é a expectativa que você tem de resultado ao final do ano. Você pode encontrar médias de mercado, mas minha dica é procurar o melhor pra sua empresa e correr atrás do seu ROI ideal.

 

Como o ROI pode beneficiar sua estratégia de e-mail marketing

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A principal vantagem do cálculo dessa meta é utilizá-la para verificar o que pode ser melhorado em suas estratégias, inclusive no e-mail marketing.

Por isso saiba aonde você quer chegar com seus investimentos, tenha uma ideia do lucro final que deve ser alcançado e de quantas “conversões” (vendas) deverão ser feitas para tanto. Assim será possível saber se sua estratégia está atendendo às expectativas ou não.

Lembre-se também de que tudo que não está bom o suficiente pode e deve ser melhorado. Se você percebeu que seus e-mails não estão gerando um ROI satisfatório, procure entender o que está errado e corrija da melhor forma possível. Uma boa estratégia nessa hora pode ser realizar testes A/B e disparar mensagens que tragam resultados melhores.

 

E então, entendeu como calcular o ROI de estratégias de e-mail marketing? Conta pra a gente quais são as suas experiências com esse tipo de investimento. Deixe seu comentário!

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