5 dicas para planejar uma campanha de e-mail marketing para o Natal

/, Estratégia/5 dicas para planejar uma campanha de e-mail marketing para o Natal

5 dicas para planejar uma campanha de e-mail marketing para o Natal

Você já está com a sua campanha de e-mail marketing para o Natal preparada? Se não, é hora de se apressar e começar o planejamento para poder usufruir o máximo possível de um dos períodos mais rentáveis do calendário comercial.

Se você não sabe bem como planejar a sua campanha e tem medo de não aproveitar direito essa ferramenta, não se preocupe: estamos aqui para ajudá-lo! Confira agora as nossas dicas e se prepare para vender muito nesse período!

1- Faça uma análise da campanha de e-mail marketing do ano anteriorfaca-analise-da-campanha-de-e-mail-marketing-do-ano-anterior

 

Segundo o filósofo George Santayana, “aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”. Apesar do contexto da fala do poeta ser outro, essa máxima pode muito bem ser aplicada ao marketing.

Quando for planejar a sua campanha de e-mail marketing para o Natal, lembre-se de voltar um pouco no tempo e analisar como foi a sua campanha no ano passado. Faça o cálculo do ROI das suas ações no ano anterior e analise todos os dados que puder encontrar.

Perceba o que deu errado, o que deu certo e se rodeie de informações para tomar as melhores decisões possíveis para a campanha desse ano.

2- Defina seus objetivos e indicadores de desempenho para medir sua ação

defina-seus-objetivos-indicadores-desempenho-para-medir-sua-acao

Com base em todas os dados disponíveis de ações anteriores e dos seus clientes nesse ano, estabeleça as metas e os objetivos que você deseja alcançar com essa campanha de e-mail marketing para o Natal.

Para saber como estabelecer uma meta de crescimento de vendas nesse Natal, utilize os seus dados de crescimento para tentar fazer uma previsão. Pegue o crescimento obtido entre novembro e dezembro do ano passado e faça uma soma com o seu crescimento médio no ano para chegar a essa previsão.

Por exemplo, se no ano passado o Natal gerou um crescimento de 10% no faturamento em relação ao mês anterior e sua empresa cresceu em média 5% nesse ano, então mire em algo como um faturamento 15% maior que o do Natal passado.

3- Segmente o público da sua campanha de e-mail marketing para o Natal

segmente-publico-da-sua-campanha-de-e-mail-marketing-para-natal

Uma das vantagens de utilizar o e-mail marketing para uma campanha no Natal é a sua capacidade de segmentação do público-alvo com base nos seus interesses e perfis.

Uma imobiliária, por exemplo, tem interesse em vender e alugar imóveis. Entre os imóveis que serão vendidos, existem aqueles de nível alto, médio e baixo, além de divisão entre casa e apartamento, na planta ou já construído. Entre quem quer alugar, tem divisão por níveis econômicos, bairros, vantagens e facilidade de negócio.

Por isso, não faz muito sentido oferecer um apartamento no bairro mais caro da cidade para quem quer alugar uma casa num bairro mais modesto. É desperdiçar e-mail e contato agir dessa forma.

 [formulario]

4- Escolha as principais ofertas que serão promovidas por meio da campanha

escolha-as-principais-ofertas-que-serao-promovidas-por-meio-da-campanha

Um dos segredos para obter um bom rendimento numa campanha de e-mail marketing para o Natal é determinar quais serão as melhores ofertas que serão enviadas para cada grupo de contato segmentado.

Selecione de 3 a 5 opções de ofertas para cada grupo criado e trabalhe cada oferta em ordem de prioridade. Adotar esse tipo de estratégia permite focar seus esforços em conquistar os resultados determinados lá no começo do seu planejamento.

5- Planeje o calendário editorial da sua campanha de e-mail marketingplaneje-o-calendario-editorial-da-sua-campanha-de-e-mail-marketing

Você sabia que é mais efetivo enviar e-mails para as pessoas enquanto elas estão relaxadas em casa (vendo TV, por exemplo) do que quando elas estão no trabalho? Além disso, cerca de 53% dos consumidores usarão o 13º nesse Natal.

Levando essas informações em consideração, planeje com cuidado a sua campanha, escolha uma ferramenta capaz de lidar com a sua segmentação de contatos e com suas condições de envio e aproveite o máximo possível desse período de vendas.

Seguindo essas dicas, vai ficar mais fácil planejar a sua campanha de e-mail marketing para o Natal. Precisa de mais informações e dicas para faturar alto nesse período? Então confira nosso artigo sobre como aumentar as vendas no Natal!

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Deixar Um Comentário