Como fidelizar clientes com o e-mail marketing?

Um levantamento feito por Ian Kingwill (Grow Your Business & Increase Your Profits Through Relationship Marketing With Your Clients) demostrou que o custo para aquisição de novos clientes é, em média, de 4 a 10 vezes maior que o valor de investimento para mantê-los.

O professor Jonah Berger, da Wharton School, considerado o garoto-prodígio do marketing atual, contou na HSM Expo Management que fidelizar um consumidor traz até 06 novos clientes para a empresa vindos por indicação dele.

E é justamente aí que o e-mail marketing entra. Trabalhá-lo com seriedade permitirá a você fidelizar seus clientes através de uma prática séria de relacionamento.

No post de hoje você aprenderá a utilizar o e-mail marketing para ganhar a confiança dos seus clientes. Vamos lá?

Comece com uma boa mensagem de boas-vindas

Comece com uma boa mensagem de boas-vindas

Uma abordagem correta pode ser o diferencial para que o cliente se torne fiel a sua empresa.

 Esse primeiro e-mail pode ser o começo de um longo relacionamento — por isso, invista em uma linguagem amigável e envolvente.

Utilize um remetente de uma pessoa, por exemplo, luiza@mediapost.com.br para enviar a mensagem, e não um contato genérico como atendimento@mediapost.com.br.

Lembre-se também de assinar o e-mail com o nome e, se possível, foto da pessoa que enviou essa mensagem de boas vindas. Tenho casos de clientes que ao humanizar a mensagem de e-mail melhoraram em mais de 60% o resultado de aberturas que vinham tendo.

Invista em e-mails inteligentemente segmentados

Invista em e-mails inteligentemente segmentados

O registro dos perfis de seus clientes e de seus hábitos de consumo pode lhe fornecer uma enorme quantidade de informações para construção dos seus e-mails.

Utilizando-se de e-mails inteligentes e estrategicamente direcionados aos interesses de seus clientes em potencial aumentará a relevância do conteúdo produzido por você para as pessoas que recebem isso.

Afinal, enviar e-mails que não são do interesse do destinatário é contraproducente — além da perda de tempo e dinheiro disparando e-mails inúteis, é irritante receber mensagens que não nos interessam, não é mesmo?

Focar em seu público-alvo e em seu nicho de mercado para investir em e-mails segmentados é sempre uma escolha inteligente, e capaz de gerar os melhores resultados para o ROI de sua empresa.

Ofereça conteúdo relevante para o leitor. Conteúdos enviados para o público errado serão, definitivamente, descartados logo de cara — apenas pelo título da mensagem, ela já irá parar na lixeira! Portanto, comece oferecendo o conteúdo certo para a pessoa certa.

Peça feedbacks sobre seus produtos ou serviços

Peça feedbacks sobre seus produtos ou serviços

Pedir aos seus clientes que enviem feedbacks sobre o que acharam dos seus produtos ou serviços prestados é uma ótima forma de engajamento e interação!

Os feedbacks também ajudam a descobrir o que precisa ser melhorado, dando oportunidade à empresa de modificar suas estratégias e evitar a perda de clientes pós-venda.

Além disso, esse pedido mostra que você é uma pessoa interessada e preocupada com as necessidades dos clientes. Isso faz com que ele se sinta acolhido e respeitado.

Otimize seus e-mails marketing para dispositivos móveis

Otimize seus e-mails marketing para dispositivos móveis

Com as mudanças no algoritmo do Google, tornou-se ainda mais imprescindível que as empresas se preocupem com a otimização de todos os seus canais de comunicação com o cliente. E os dispositivos móveis não podem ficar de fora dessa nossa lista!

É de suma importância que seus e-mails sejam otimizados para smartphones e tablets. Dessa forma, seu alcance de público será bem maior, e a taxa de abertura de seus e-mails também aumentará significativamente.

Personalize sua comunicação com o cliente

Personalize sua comunicação com o cliente

Todo mundo gosta de se sentir especial — portanto, procure personalizar seus e-mails.

Se você sabe o nome do seu cliente, use-o logo na saudação, e não generalize sua mensagem. Entenda as necessidades dos seus clientes e ofereça soluções.

Trate-os como se estivesse frente a frente com eles, enviando e-mails mais humanizados.

Agora que você já sabe como fidelizar clientes através do e-mail marketing, está pronto para colocar a ferramenta em uso?

Ainda tem dúvidas sobre o assunto, ou outras sugestões? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

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