As vantagens de criar a sua própria lista de contatos

Quem trabalha com e-mail marketing está sempre na busca de resultados magníficos e, às vezes, se frustra com entregas constantes das suas campanhas nas caixas de Spam.

Uma das questões que influência nesse resultado é a origem da lista de contatos.

Pensando nisso, lanço a seguinte pergunta:

“De onde vêm os seus e-mails?”

Origem-da-lista

Para conseguir bons resultados é preciso uma lista confiável de clientes que tenham solicitado receber as suas mensagens (Opt-In).

Ao construir uma própria lista seus clientes irão te reconhecer, sua marca só tem a ganhar, afinal, trabalhando com pessoas que sabem quem você é, o resultado melhora e seu índice de “confiança” aumenta.

Você ainda não tem uma lista? Que tal planejarmos isso agora?

não tenho uma lista de contatos

Para começar tenho três sugestões:

Formulário de Cadastro no seu Site/Blog (On-line)

O formulário é a porta de entrada do endereço de e-mail para sua lista de contatos. Eles são aqueles campos espalhados no seu site onde as pessoas podem deixar os dados delas. Ele poder ser criado online de forma prática e fácil. No final do post você encontrará uma dica de onde criar um pra você! 🙂

Cadastro em PDV (Off-line)

Se você tiver um ponto de venda poderá realizar o cadastro dos seus clientes no momento do pagamento, gerando além de fidelização, novas oportunidades de compra. Importante: Lembre-se de avisá-lo que utilizará o e-mail para enviar campanhas (Opt-In).

Feiras e Eventos (Off-line

Feiras ou eventos do seu segmento são oportunidades interessantes. Cadastre os visitantes do seu stand e depois envie a ele uma mensagem sugerindo que ele faça parte da sua lista de contatos.
Dica: oferecer um benefício (desconto) em troca do cadastro sempre ajuda!

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E quanto a comprar uma lista de contatos? Devo ou não?

Nao-posso-comprar-nem-uma-lista-de-contatos

“Na Praça da Sé me ofereceram uma lista de 1.000.000 de contatos por R$ 50,00!”

Se você quiser resultado e evitar a caixa de Spam, então à resposta para a pergunta é não.

Comprar listas de contatos é ruim e vou te explicar por que:

  1. Essas listas são desatualizadas e possuem altas taxas de e-mails inexistentes. Além disso, muitos desses endereços podem ser um Spam Trap. Essas armadilhas para pegar Spammers são colocadas no mercado justamente para que você caia na arapuca. Uma vez pego, todos os seus e-mails serão condenados ao lixo eletrônico, isso sem falar nos possíveis problemas com os seus dados (endereço do site, por exemplo);
  2. Outro ponto quase óbvio é que quem vende esses contatos pra você também comercializa isso para outras pessoas, ou seja, o mesmo grupo de e-mails é alvo constante de campanhas Spam;
  1. O remetente que você utilizar para enviar e-mails para essas listas receberá muitas denúncias de Spam, visto que essas pessoas não solicitaram receber suas mensagens antes. Com isso sua reputação fica muito ruim prejudicando campanhas futuras;

Pra resumir:

Beneficios de uma lista de contatos propria

A compra da lista de contatos irá te ajudar sim a ter uma baixa taxa de entrega, aberturas e cliques. 🙁

Com o Opt-In, o cliente lê seus e-mails, participa das suas pesquisas e se torna fiel à sua marca.

Boas práticas vão te ajudar a crescer ainda mais nesse ano de 2015.

Dúvidas? Estou à disposição para respondê-lo aqui em baixo!

Links úteis:

Crie um formulário de cadastro!

E-Book – Boas Práticas para e-mail marketing

E-Book sobre como Captar novos Contatos

Diferença entre Opt In e Soft Opt In

Return Path – SpamStraps

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