Como fazer email marketing em 2020: Confira as principais tendências

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Como fazer email marketing em 2020: Confira as principais tendências

Aos céticos do email marketing, eu garanto: o email marketing não vai morrer em 2020, pelo contrário, o email marketing tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

Afinal, o ROI do email marketing só cresce. A média do retorno sobre o investimento do email marketing é o maior do marketing digital. Segundo a Return Path, a cada 1 real investido gera-se um retorno de 126 reais, em média.

Sabendo deste ótimo dado, decidi criar um artigo para ajudar a alavancar suas vendas em 2020, ensinando como fazer email marketing utilizando-se das principais tendências do mercado.

Veja as 5 principais tendências do email marketing em 2020

Lei geral de proteção de dados (LGPD)

Uma das principais mudanças para produzir um email marketing, é a obrigatoriedade da lei geral de proteção de dados, sancionada em 2019 e entrará em vigor em agosto de 2020. 

Vale ressaltar que as empresas que colocarem as normas em prática o quanto antes sairão em vantagem.

Mas afinal, o que é a LGPD?

A LGPD mudará a maneira de coletar novos emails e como armazená-los.

As principais normas que impactarão em suas práticas por email são:

1) Ter conhecimento de quem é seu contato.

2) Ter o consentimento do contato para passar suas informações pessoais à sua empresa.

3) Explicitar as finalidades da empresa com aqueles dados.

4) Garantir a segurança dos dados.

Mesmo com tantas mudanças, a LGPD tende a melhorar os resultados das empresas, sendo que após a implementação da GDPR (lei europeia que inspirou a criação da LGPD), houve um aumento significativo na performance das empresas, havendo crescimento na entregabilidade dos emails e na diminuição do churn médio das empresas.

Usuários mobile

Você sabia que o Brasil é o 5º país que mais utiliza celulares do mundo? Segundo a ANATEL, existem 107 celulares para cada 100 brasileiros e mais de 50% dos emails abertos são realizados por usuários mobile.

Os números são espantosos e a tendência é só aumentar em 2020.

Portanto, otimizar seus emails para esse tipo de público é fundamental para alcançar melhores resultados por email.

Veja algumas dicas para você implementar em suas estratégias:

1) Crie emails responsivos.

2) Crie assuntos curtos.

3) Não utilize CTAs pequenos que dificultam o clique.

4) Não produza emails muito compridos.

5) Crie CTAs direcionando para o WhatsApp.

Clique aqui e veja como fazer email marketing para mobile de forma detalhada.

Comunicação humanizada

Os consumidores brasileiros estão mudando, além de exigirem um bom produto ou serviço, terem uma boa experiência com a marca está sendo um fator importante.

Assim sendo, bom atendimento, pós-venda, suporte e disponibilidade para ajudar seus clientes são ações fundamentais para seus clientes terem uma boa impressão da sua empresa e até indicarem para outras pessoas.

O email é um ótimo ativo para fazer sua empresa ter um posicionamento humanizado, empático e próximo ao seu cliente.

Utilizar uma pessoa como porta-voz da empresa é o primeiro passo para implementar essa metodologia em sua empresa.

Veja outras dicas para ter uma comunicação mais próxima com seus cliente:

1) Converse em primeira pessoa.

2) Utilize uma assinatura humanizada, com nome, cargo e foto do remetente.

3) Não utilizar o remetente da empresa.

4) Evite falar termos negativos.

5) Tenha o hábito de enviar emails periodicamente.

Storytelling

Uma estratégia que já é falada há alguns anos e está em alta em 2020 é o storytelling, que nada mais é do que uma maneira de contar uma história.

Esse tipo de linguagem consegue engajar os leitores, já que funciona ativando os gatilhos mentais de curiosidade e antecipação, além de gerar identificação com seu público.

Veja algumas dicas para esse tipo de abordagem:

1) Conheça seu público.

2) Saiba as dores do seu público.

3) Crie uma história para seus emails.

4) Separe seus emails em partes, gerando o senso de curiosidade para o próximo email.

5) Crie conteúdos relevantes.

Segmentação avançada

Já não basta fazer envios pontuais para alcançar ótimos resultados por email, as estratégias evoluíram significativamente e o leque de possibilidades se tornou infinito.

É fundamental que você conheça seu público e sua lista de contatos para segmentar seus envios por gostos e dores do seu público, assim você consegue aumentar a assertividade de sua campanha.

Algumas boas segmentações que você pode fazer é:

1) Contatos que deixaram o carrinho abandonado.

2) Contatos de uma determinada região.

3) Segmentação por idade.

4) Fluxo de nutrição.

Até a próxima!

2020-03-11T14:44:11-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Estudante de Publicidade e Propaganda e estagiário de marketing, integra o time de B.I em Sucesso do Cliente e é produtor de conteúdo para e-mail.

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