Aos céticos do email marketing, eu garanto: o email marketing não vai morrer em 2020, pelo contrário, o email marketing tende a crescer ainda mais nos próximos anos.
Afinal, o ROI do email marketing só cresce. A média do retorno sobre o investimento do email marketing é o maior do marketing digital. Segundo a Return Path, a cada 1 real investido gera-se um retorno de 126 reais, em média.
Sabendo deste ótimo dado, decidi criar um artigo para ajudar a alavancar suas vendas em 2020, ensinando como fazer email marketing utilizando-se das principais tendências do mercado.
Veja as 5 principais tendências do email marketing em 2020
Lei geral de proteção de dados (LGPD)
Uma das principais mudanças para produzir um email marketing, é a obrigatoriedade da lei geral de proteção de dados, sancionada em 2019 e entrará em vigor em agosto de 2020.
Vale ressaltar que as empresas que colocarem as normas em prática o quanto antes sairão em vantagem.
Mas afinal, o que é a LGPD?
A LGPD mudará a maneira de coletar novos emails e como armazená-los.
As principais normas que impactarão em suas práticas por email são:
1) Ter conhecimento de quem é seu contato.
2) Ter o consentimento do contato para passar suas informações pessoais à sua empresa.
3) Explicitar as finalidades da empresa com aqueles dados.
4) Garantir a segurança dos dados.
Mesmo com tantas mudanças, a LGPD tende a melhorar os resultados das empresas, sendo que após a implementação da GDPR (lei europeia que inspirou a criação da LGPD), houve um aumento significativo na performance das empresas, havendo crescimento na entregabilidade dos emails e na diminuição do churn médio das empresas.
Usuários mobile
Você sabia que o Brasil é o 5º país que mais utiliza celulares do mundo? Segundo a ANATEL, existem 107 celulares para cada 100 brasileiros e mais de 50% dos emails abertos são realizados por usuários mobile.
Os números são espantosos e a tendência é só aumentar em 2020.
Portanto, otimizar seus emails para esse tipo de público é fundamental para alcançar melhores resultados por email.
Veja algumas dicas para você implementar em suas estratégias:
1) Crie emails responsivos.
2) Crie assuntos curtos.
3) Não utilize CTAs pequenos que dificultam o clique.
4) Não produza emails muito compridos.
5) Crie CTAs direcionando para o WhatsApp.
Clique aqui e veja como fazer email marketing para mobile de forma detalhada.
Comunicação humanizada
Os consumidores brasileiros estão mudando, além de exigirem um bom produto ou serviço, terem uma boa experiência com a marca está sendo um fator importante.
Assim sendo, bom atendimento, pós-venda, suporte e disponibilidade para ajudar seus clientes são ações fundamentais para seus clientes terem uma boa impressão da sua empresa e até indicarem para outras pessoas.
O email é um ótimo ativo para fazer sua empresa ter um posicionamento humanizado, empático e próximo ao seu cliente.
Utilizar uma pessoa como porta-voz da empresa é o primeiro passo para implementar essa metodologia em sua empresa.
Veja outras dicas para ter uma comunicação mais próxima com seus cliente:
1) Converse em primeira pessoa.
2) Utilize uma assinatura humanizada, com nome, cargo e foto do remetente.
3) Não utilizar o remetente da empresa.
4) Evite falar termos negativos.
5) Tenha o hábito de enviar emails periodicamente.
Storytelling
Uma estratégia que já é falada há alguns anos e está em alta em 2020 é o storytelling, que nada mais é do que uma maneira de contar uma história.
Esse tipo de linguagem consegue engajar os leitores, já que funciona ativando os gatilhos mentais de curiosidade e antecipação, além de gerar identificação com seu público.
Veja algumas dicas para esse tipo de abordagem:
1) Conheça seu público.
2) Saiba as dores do seu público.
3) Crie uma história para seus emails.
4) Separe seus emails em partes, gerando o senso de curiosidade para o próximo email.
5) Crie conteúdos relevantes.
Segmentação avançada
Já não basta fazer envios pontuais para alcançar ótimos resultados por email, as estratégias evoluíram significativamente e o leque de possibilidades se tornou infinito.
É fundamental que você conheça seu público e sua lista de contatos para segmentar seus envios por gostos e dores do seu público, assim você consegue aumentar a assertividade de sua campanha.
Algumas boas segmentações que você pode fazer é:
1) Contatos que deixaram o carrinho abandonado.
2) Contatos de uma determinada região.
3) Segmentação por idade.
Até a próxima!
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