Veja como criar campanhas de e-mail marketing para mobile marketing

//Veja como criar campanhas de e-mail marketing para mobile marketing

Veja como criar campanhas de e-mail marketing para mobile marketing

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o celular é um dos meios de acesso à internet para 97% dos usuários. Com isso, existe uma baita preocupação em adaptar as estratégias das empresas para mobile marketing.

Na era mobile é preciso redesenhar a maneira pela qual a produção de conteúdo é entregue, colocando sempre na balança que a probabilidade do consumidor acessar de um aparelho móvel seja muito maior. No e-mail marketing, por exemplo, você deve otimizar as campanhas para que a sua audiência queira receber a mensagem.

Neste post, você terá algumas das melhores dicas a respeito do assunto, portanto continue a leitura e veja o que é preciso fazer para entregar e-mails cada vez melhores!

Crie assuntos que vão direto ao ponto

Se ao criar conteúdo para mobile marketing já é preciso ter uma atenção maior do que para o desktop, no e-mail também não seria diferente, afinal é preciso adequar a leitura visando telas menores. Isso influencia diretamente no assunto do e-mail, pois, se for muito grande, pode ficar cortado e correr o risco de ser ignorado pelo contato.

Por isso, pensando em aumentar a taxa de abertura do e-mail, deixe sempre os assuntos curtos, por volta de 30 caracteres, ou seja, algo entre três a seis palavras. Inclusive, quanto mais criativo e chamativo for o assunto, maior a chance de ele despertar o interesse da sua base e as suas campanhas fazerem sucesso.

Você também precisa se preocupar com o remetente do e-mail, que deve ser mais objetivo ainda do que o assunto, isto é, algo em torno de 23 caracteres e sempre em tom de conversa, a fim de não dar aquela impressão de venda logo de cara. Para verificar os assuntos que performam melhor, lembre-se sempre de realizar testes A/B e mensurar os resultados depois.

Mantenha seus e-mails leves e curtos

Quando se pensa em uma boa estratégia de e-mail marketing, nada melhor do que estruturar a mensagem com a melhor linguagem possível para atingir as necessidades do seu público. Sabendo que a leitura em smartphones é muito mais dinâmica do que em um computador, você não pode criar um e-mail como se fosse a letra de “Faroeste Caboclo” da banda Legião Urbana.

É preciso balancear o conteúdo entre texto e imagem para que fique agradável aos olhos e seja direto na comunicação com o usuário. Esse equilíbrio permite uma leitura dinâmica eficiente, e o conteúdo pode ser compreendido com mais exatidão, principalmente se o propósito de entrar em contato por esse meio estiver explícito nas primeiras linhas.

Em relação ao texto, opte por letras médias ou grandes, porque facilita para as pessoas visualizarem nos aparelhos mobile e deixa o desenvolvimento menos cansativo de ler. Já as imagens podem ser tanto estáticas quanto gifs, porém não devem ter uma resolução enorme, pois a demora de abertura delas pode prejudicar a experiência do lead.

Utilize um layout responsivo

De maneira alguma você deve entregar à sua audiência algo que não seja responsivo, ou seja, adaptável para se ler em aparelhos mobile. Esse é um princípio básico quando se lida com e-mail marketing, porque vai muito além de uma apresentação bonita, trata-se de algo organizado e que transmita a mensagem com clareza no aparelho.

Levando isso em consideração, você precisa se preocupar com um layout que mostre a proposta, tal como uma oferta, um agradecimento, um boletim com novidades e demais opções que estejam de acordo com a identidade visual da empresa. É possível criar o próprio template, mas isso demanda tecnologia, conhecimento e, principalmente, tempo.

Sabendo que no marketing atual nem todos dispõem dessas características sobrando no mercado, a melhor saída é investir em templates prontos com toda a linguagem HTML ou CSS que necessita para deixar o layout caprichado. Para tanto, você pode recorrer às plataformas de automação de marketing e escolher o modelo que tenha mais a ver com o seu tipo de negócio e o público que atende.

Personalize seus botões de call to action (CTA)

Provavelmente você já deve conhecer a importância dos botões de CTA nas estratégias de marketing digital, principalmente em blog posts e landing pages. No entanto, eles também são fundamentais nos e-mails, afinal você precisa conduzir o lead para que haja uma ação posterior, especialmente naqueles casos de retargeting em que o cliente abandonou o carrinho de compras, por exemplo.

Ao estruturar o e-mail para mobile marketing, preocupe-se em deixar o botão de chamada para a ação otimizado no desenvolvimento, pensando no clique do usuário ao utilizar seu aparelho. Recomenda-se que o formato do botão seja algo entre 45 x 45 px e 57 x 57 px, o ideal para que tenha uma boa visualização da oferta e fique fácil para a pessoa ser redirecionada à outra página.

No e-mail marketing, vale também a regra de criar CTAs objetivas e com chamadas que utilizem verbos no imperativo, algo como “Veja este artigo”, “Acesse o e-book”, “Confira os descontos” e assim por diante. Além disso, como o usuário acessará de um aparelho mobile, você pode aproveitar a oportunidade e deixar botões para as redes sociais da empresa, a fim de aumentar o engajamento.

Tenha uma página de destino otimizada

Entenda que não basta apenas seguir todos os procedimentos apontados acima e a página de destino não ter um layout responsivo também. Toda a linguagem empregada precisa estar otimizada para entregar uma experiência de leitura adequada para a sua base de contatos, contando que a probabilidade seja maior deles lerem em aparelhos móveis.

Independentemente de a página de destino do link ou da CTA apontar para o site da empresa, a loja virtual ou uma landing page, tenha o cuidado de deixá-la tão organizada quanto o e-mail enviado. Caso o usuário seja levado para uma página que não ofereça esse tipo de experiência, a chance é muito grande de ele não consumir o conteúdo oferecido e, em casos extremos, até qualificar os seus e-mails como SPAM.

Grande parte dos envios de e-mail marketing indicam conteúdos de blog posts, mostram ofertas, convidam para acessar um material rico, entre outros aspectos relevantes para induzir a tomada de decisão dos leads. Sendo assim, o ideal é que a boa impressão com o e-mail seja mantida ao decorrer da jornada, educando o contato e deixando-o pronto para efetuar a compra.

Portanto, perceba que seguindo algumas técnicas básicas fica muito mais simples de obter êxito nas campanhas criadas para mobile marketing. Inclusive, uma empresa especializada no assunto pode ajudar, e muito, a aumentar a eficiência dos e-mails, pois contam com a expertise necessária para criar uma estratégia vencedora.

O que você achou deste artigo de hoje? Quer entender melhor como colocar em prática todas as dicas? Então, entre em contato com a gente para que possamos dar o suporte necessário e encantar seu público!

2019-03-06T17:45:16-03:00By |Mobile|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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