Por que o e-mail marketing ainda é a melhor ferramenta digital

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Por que o e-mail marketing ainda é a melhor ferramenta digital

O Retorno sobre o Investimento, comumente abreviado como ROI, é uma das métricas mais importantes no mundo dos negócios. Essa referência permite que empreendedores acompanhem o êxito das suas aplicações, entendendo se os projetos são ou não rentáveis.

Quando se trata de divulgação on-line e marketing digital, uma empresa pode dispersar seus esforços em toda uma gama de possibilidades. O e-mail marketing ainda é o canal que oferece o melhor ROI, comparado com outras mídias. Você sabe por quê? Leia este post e entenda mais!

 

O e-mail marketing funciona

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Em uma época de mudanças cada vez mais rápidas, a todo instante profissionais tentam anunciar, antes dos outros, o que está prestes a surgir ou acontecer. E há, no meio desse pessoal, alguns que não cansam de proclamar a derrocada do e-mail marketing como um meio importante de comunicação e divulgação on-line.

A justificativa se baseia, quase sempre, na rejeição crescente de SPAMs e no fortalecimento das redes sociais e mensagens instantâneas dos smartphones. Mas nada melhor do que uma pesquisa para demonstrar a verdade dos fatos, não é mesmo? Confira:

 

O que os varejistas acham do e-mail marketing

O que os varejistas acham do e-mail marketing

A maior pesquisa sobre e-mail marketing feita no Reino Unido, o Email Marketing Industry Census, mostra que este ainda é o melhor canal on-line, no que diz respeito ao ROI e aos bons resultados de uma campanha.

Praticamente dois terços (68%) dos comerciantes e varejistas de e-commerce entrevistados no censo de 2014 acreditam que o e-mail marketing tem um excelente ou bom ROI.

Os resultados também mostram que 8% das empresas atingiram uma quantidade impressionante em seus negócios utilizando campanhas de e-mail marketing, de modo que a receita neste canal aumentou 28% em um ano: em média, as empresas estão atribuindo 23% das suas vendas totais para o canal de e-mail marketing, em comparação com 18% em 2013.

Do contrário, as apostas em Search Engine Optimization (SEO) caíram 8%, embora continuem a ter uma forte atenção dos empreendedores. O problema aqui pode ser os desacertos com dados e palavras-chave fornecidas com pouca eficiência.

 

As grandes vantagens que o e-mail marketing pode proporcionar

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Não basta saber apenas que o e-mail marketing tem um ROI melhor — é preciso identificar os motivos por que isso acontece. A primeira grande característica que pode ser apontada é que este meio de comunicação permite um grande alcance a um baixo custo para o empreendedor digital.

Em comparação com outras possibilidades, esse recurso não sofre danos com a adoção cada vez maior de opções mobile (smartphones, notebooks e tablets). Pelo contrário: as pessoas recebem e leem os e-mails recebidos de forma rápida em seus dispositivos móveis. O e-mail marketing possibilita um alcance imediato!

Outro ponto a favor é que o número de pessoas com contas de e-mail continua a crescer. De acordo com o relatório 2012-2016 do Radicati Group, haverá mais de 4,3 bilhões de pessoas com contas de e-mail até o final de 2016.

Além disso, o e-mail marketing apresenta uma boa capacidade de personalização e comunicação dirigida, divulgando ofertas baseadas em dados recolhidos anteriormente, para anunciar um conteúdo específico e mais eficaz.

Para fugir da ideia de spam e incômodos desse tipo, o empreendedor pode basear as campanhas em permissão de contato e comercialização, o que lhe permitirá atingir um nicho certeiro com mensagens relevantes. Como seus contatos já estarão “aquecidos”, o e-mail marketing facilitará a compra por impulso.

O e-mail gera resultados fantásticos para aqueles que estão adaptando suas práticas on-line e pode, se for bem-feito, superar suas expectativas. É possível obter ainda mais ganhos com uma boa estratégia de personalização, automação e otimização para mobile.

Você acabou de descobrir por que o e-mail marketing ainda é a melhor prática para vender mais, gastando menos, no ambiente digital. Então, agora conte para a gente: o que você achou do nosso post? Compartilhe sua opinião, na seção de comentários!

 

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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