Passo a passo de como anunciar no Facebook

O Facebook é simplesmente a maior rede social do mundo com mais de 1 bilhão de usuários e é uma ótima ferramenta para tornar sua empresa ou seu negócio mais conhecido para um público em potencial.

Nesse post eu preparei um passo a passo de como fazer um anúncio no Facebook Ads, utilizando o gerenciador de anúncios pra você conseguir gerar mais vendas para o seu negócio.

Com o Facebook Ads o anunciante (você) tem controle total sobre a construção dos elementos do anúncio, tais como: título, texto, imagem e local de exibição. Seus anúncios podem ser veiculados em três localizações diferentes da rede social, conforme segue:

  • Feed de Notícias Móvel
  • Feed de Notícias do Desktop
  • Coluna da Direita no Desktop

Além disso, você ainda consegue fazer anúncios no Instagram também utilizando do Facebook Ads.

Vamos começar?

 

Começando o primeiro anúncio no Facebook

Como fazer o primeiro anúncio no Facebook

Pra fazer a sua primeira campanha você precisa ter uma página no Facebook. Com sua página criada é só acessa-la e clicar do lado direito em Promover:

promover

Feito isso, selecione a opção Gerenciador de Anúncios:

gerenciador de anúncios - Facebook

Feito isso clique na opção de Criar campanha, conforme imagem abaixo:

criar-campanha

Clicando, você terá algumas opções de objetivos para fazer a sua campanha:

objetivos de campanha

Como mostra a imagem acima, as opções possíveis são:

  • Impulsionar suas publicações
  • Promover sua Página
  • Enviar pessoas para o seu site
  • Aumentar conversões no seu site
  • Obter instalações para seu aplicativo
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo
  • Alcançar pessoas próximas à sua empresa
  • Aumentar a participação no seu evento
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta
  • Obter visualizações do vídeo
  • Adquira cadastros para o seu negócio

Algumas são mais indicadas do que outras, dependendo mesmo do seu objetivo. As opções “Enviar pessoas para o seu site” e “Aumentar conversões no site” são os mais indicados e mais utilizados, pois te ajudam a conseguir novos cadastros (Leads) e também no aumento das vendas. Opções que mantem os contatos dentro da rede social como “Promover sua página” eu não indico. Entenda que caso você tenha um contato que “Curtiu a sua página” hoje, dificilmente você irá conseguir falar com esse prospect amanhã pelo Facebook.

Isso acontece por que a rede não disponibiliza o e-mail ou o telefone desse contato.

Em resumo, o contato é do Facebook e não seu, por isso é sempre mais indicado levar o usuário para um ambiente que você tenha o controle, como o site, por exemplo. Você capturando o contato da pessoa, conseguirá enviar suas campanhas de e-mail e se relacionar para fazer suas vendas.

Entendido? Definindo o seu Objetivo, agora entra o seu público e o orçamento.

 

Público:

público

O que será que vale mais a pena: públicos mais restritos e específicos ou públicos mais massivos e amplos?

Específicos (Até 100 mil pessoas) normalmente geram um desempenho melhor do que um público amplo (Mais de 1 milhão de pessoas). Caso você não saiba quem são suas personas, vale a pena dar uma boa fuçada no Facebook Audience Insights.

facebook insighs

Por essa ferramenta você conseguirá ver o que determinado público gosta (páginas que curtem), se são pessoas jovens ou mais velhas, se são formados ou não e até saber qual porcentagem desse público namora, é casado ou é solteiro.

 

Orçamento:

orçamento

O orçamento mínimo para começar a fazer seus anúncios no Facebook é de US$ 1 (1 Dólar Americano) por dia. Eu sugiro que durante esse primeiro momento de aprendizado você comece a fazer suas campanhas com R$ 20,00 (Vinte reais) por dia.

Esse valor vai te ajudar a ter um alcance mínimo interessante para mensuração. Mesmo que você tenha verba para fazer investimentos maiores é interessante testar algumas variações de anúncios com esse valor, ver como elas irão performar e depois aumentar seus investimentos conforme for alcançando seus objetivos.

Dica 1: Sempre teste 2 anúncios ao mesmo tempo para ver qual gera mais resultados pra você. Se o anúncio-2 gerar muito mais cliques que o anúncio-1, pare o anúncio-1, crie um anúncio-3 e continue melhorando.

Dica 2: Para um desempenho melhor, faça uma planilha depois de uma semana e avalie sua taxa média de desempenho em cliques. Levantado isso, trabalhe com uma meta mínima de performance para seus próximos anúncios. Isso vai garantir que você se mantenha focado no seu resultado e consiga agir e parar um anúncio caso esse esteja indo mal.

Dica 3: Siga a página do Facebook para Empresas para saber as novidades que são lançadas.

 

Mídia, Textos e links:

Mídia, Textos e links

Agora que já definimos o Objetivo, o público e o orçamento, definiremos finalmente como será o visual desse anúncio. Então vamos entender o funcionamento das Imagens, textos e CTAS (Botões de interação) e alguns campos extras para esse tipo de campanha que estamos criando.

Imagens:imagens facebook ads

 

Cada imagem será correspondente a um anúncio e nessa etapa o Facebook permite a utilização de 6 imagens por vez. O tamanho de imagem recomendado pelo Facebook será exibido nessa etapa, ao lado direito.

Textos na Campanha

textos-face-ads

Como pode ver na imagem acima, existem alguns campos sobre o texto da sua campanha para você preencher e finalizá-la. Vamos então entender como cada um deles funciona.

Título:

O título da sua campanha é o que vai ficar abaixo da imagem que você selecionou com uma fonte maior e com um limite de caracteres restritos, são apenas 25 caracteres para chamar atenção e convidar o leitor para conhecer mais do seu negócio!

Texto:

O texto da sua campanha será exibido acima da sua imagem e pode ter até 90 caracteres. O indicado nesse campo é que você explique o que será encontrado após o clique e também convidar as pessoas para alguma finalidade.

Botão de chamada para ação (CTA):

Nessa opção você consegue colocar um botão que tenha contexto com o que sua campanha vai divulgar. Dentre as opções você terá: Solicitar agora, reservar agora, fale conosco, baixar, saiba mais, comprar agora, cadastre-se e outras. Escolha a que melhor se aplica para seu negócio.

Descrição do link no Feed de Notícias:

A descrição do link no feed de notícias é uma opção que você pode em 200 caracteres falar mais sobre o que a pessoa encontrará ao dar o clique na sua campanha.

URL de exibição:

Nesse campo você poderá alterar o URL que irá aparecer para a pessoa visualizar. Normalmente fica o domínio do site que você está divulgando.

Veja agora um exemplo abaixo:

exemplo anúncio Facebook

Título: Envie E-mail Marketing!

Texto: Você quer aprender a enviar e-mail marketing de forma fácil e com atendimento exclusivo?

CTA: Saiba mais

Descrição do link no Feed de Notícias: Teste grátis e conte com nossa equipe para te ajudar!

URL de exibição: WWW.MEDIAPOST.COM.BR

 

Pixel de conversão

Pixel de conversão

Dentro do gerenciador de anúncios você consegue pegar um código, chamado pelo Facebook de “Pixel” que serve para medir por dentro do próprio Facebook o tráfego e as conversões que estão acontecendo no seu site.

O pixel é muito importante pra conseguir otimizar os seus anúncios e fazendo isso você molda a sua campanha de forma a pagar menos para a realização de uma venda ou captura de um contato (Lead).

 

Fazendo campanhas e gerando negócios

Fazendo campanhas e gerando negócios

Agora que você já sabe como anunciar no Facebook, não se esqueça de pensar bem na página do site para onde irá direcionar as pessoas que clicarem nos seus anúncios.

Lembre-se que é fundamental deixar sempre um campo de cadastro, onde as pessoas poderão registrar as informações delas e receber suas notícias e novidades.

Dica: Peça apenas os dados que você realmente irá utilizar. Muitas vezes o nome e o e-mail bastam para futuros envios de e-mail marketing.

Fazendo esse processo você terá em breve uma nova lista de contatos interessados no seu segmento para trabalhar suas campanhas de e-mail e assim, aumentar suas vendas! \o/

Gostou do artigo? Deixe seu comentário aqui em baixo e divida suas experiências com sobre seus resultados de campanhas!

Até breve!

Avalie este artigo:
Passo a passo de como anunciar no Facebook
4.92 (98.33%) 12 votos

ATUALIZAÇÕES GRÁTIS

Cadastre-se abaixo para receber no seu e-mail artigos legais como este!

Gostou? Compartilhe:

4 Comentários

  1. Felipe Spina disse:

    Show o post Guilherme!
    Abraços

  2. Luciano disse:

    Muito bom o post e as opções de enviar pessoas para o seu site e aumentar conversões realmente são mais utilizados para a campanha!
    Abraço!

  3. Eduardo Macedo disse:

    Muito show o artigo, realmente o Facebook Tem se tornado um grande aliado de empresa no quesito Divulgação!

Deixe seu comentário!