Você está aflito para melhorar seus resultados? Então saiba como o uso do e-mail marketing pode gerar 20% de abertura e até 5% de clique!

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Você está aflito para melhorar seus resultados? Então saiba como o uso do e-mail marketing pode gerar 20% de abertura e até 5% de clique!

Como conseguir bons resultados? Essa é uma dor que muitas pessoas que trabalham em e-commerce, agências e até mesmo do segmento imobiliário tem e procuram resolver para conseguir bater suas metas no final do mês. Seja de mais procura, mais clientes ou mais visitas, o que todos querem no final é VENDER.

Mas como o uso do e-mail marketing pode ajudar nisso?

Antes de aprender a ter bons resultados é necessário saber definir o que é um resultado positivo, certo? Neste caso, a primeira pergunta que iremos responder é: o que é considerado um bom resultado por email marketing?

Existem taxas médias de abertura, cliques e rejeições de mercado consideradas boas, das quais você pode utilizá-las como um balizador para saber se está na direção certa com seus envios. São elas:

  • Aberturas: de 15% a 20%

  • Cliques (CTOR): de 2 a 5%

  • Rejeições (hard bounces): até 1%

Estas são médias gerais que podem variar de acordo com seu ramo de atividade e alguns fatores como: segmentação baseada no interesse, a frequência de envio, o valor agregado do produto/serviço, o tipo de comunicação enviada (venda ou informativo) e o tamanho da lista de contatos que pode interferir nesses valores.

Mesmo assim, estas são as taxas que você deve tentar alcançar, ok?

Diante do cenário acima, vamos responder a primeira questão: como obter bons resultados com email marketing?

Você já deve ter lido em algum lugar ou até mesmo nesta página sobre as boas práticas. Elas são extremamente essenciais para um resultado positivo com campanhas de email marketing. Dificilmente você terá bons resultados se realizar envios de qualquer forma, por isso, veja abaixo os 10 pontos essenciais para ter bons resultados:

  • Remetente
  • Assunto
    • evite usar as palavras negativas: promoção, imperdível, gratuito;
    • não use CAIXA ALTA;
    • crie assuntos objetivos com até 40 caracteres.
  • Mensagem
    • escreva o conteúdo pensando no contato;
    • personalize. Ex: nome da pessoa;
    • não envie apenas imagens;
    • evite as palavras negativas;
    • insira sempre um botão de ação (call to action);
    • nunca use encurtadores de URLs nos links de sua mensagem.
  • Contatos
    • nunca compre listas de contatos;
    • segmente suas bases por interesse;
    • mantenha sua lista atualizada e remova os e-mails inválidos.
  • Landing page
    • otimize para conversão na página de destino.

A última dica e mais importante de todas: nunca envie e-mails para contatos sem a autorização prévia deles. Enviar mensagens às pessoas que nunca solicitaram receber campanhas suas é considerado spam e uma péssima prática.

Quer algo mais objetivo? Confira esta página que criamos com dicas e ferramentas que farão você ter bons resultados por email marketing  (clique aqui).

O que você deve medir em suas campanhas de email marketing?

Por disponibilizar aos usuários uma gama enorme de informações após cada disparo, muitos profissionais não têm certeza de como medir o resultado de seus envios. Se você é um deles, não se preocupe, isso é muito comum.

Muitas pessoas têm o costume de , só enviar e nem olham os relatórios oferecidos pela plataforma que usam. Para facilitar, confira as métricas mais importantes que você deve mensurar: vendas/conversão.

Mensure as conversões que suas campanhas de emails marketing geraram. Caso tenha tido alguma venda, quantas foram e qual o valor?

Isso pode ser feito integrando seus disparos com ferramentas analíticas como o Google Analytics. Em nosso blog, você encontrará o artigo “Como mensurar as conversões de seu e-mail marketing com Google Analytics” com exemplos reais.

Para saber se o resultado em vendas/conversões foi positivo, você deve calcular o ROI de seus disparos. É bem simples, veja abaixo!

Como medir o ROI do email marketing?

O ROI é a sigla para (Return Of Investiment), ou em português, (Retorno sobre Investimento). Este é um cálculo matemático simples, em que você subtrai do valor investido o retorno que obteve e depois divide o resultado pelo valor investido.

Neste caso, a fórmula ficará assim:

ROI = (retorno – investimento) / investimento

O ROI é uma das formas mais comuns para identificar se um investimento deu ou não resultado. No email marketing ele é muito utilizado para identificar quanto foi faturado  em cada campanha.

Vamos fazer uma simulação para que fique claro como é realizado o cálculo. Suponhamos que você tenha investido R$ 10,00 para fazer um envio e com este disparo, conseguiu vender  R$ 20,00 em produtos. O cálculo do ROI seria o seguinte:

(20 – 10) / 10 = 100%

Cliques

Os cliques ocorrem quando seus contatos acessam links de sua mensagem. Eles são ótimas referências para medir o sucesso de um disparo, pois significa que sua mensagem foi lida pelo contato e o conteúdo foi tão interessante que ele clicou para acessar seu site.

Quando sua mensagem recebe muitos cliques é um sinal de que os contatos se interessaram pelo conteúdo e estão dispostos a aprofundar o relacionamento. Nestes casos, geralmente, enviamos mensagens relacionadas ao conteúdo do link clicado.

Se você possui uma loja virtual e enviou uma mensagem com diversos produtos, caso o contato tenha clicado no link de uma bolsa, significa que ele tem interesse em bolsas. Com isso, você pode enviar uma mensagem para este contato falando somente sobre bolsas. Nós chamamos isto de retargeting no mundo do email marketing.


Uma taxa de cliques (CTOR) considerada boa está entre 2 e 5%.

Aberturas

As aberturas são as referências de que seu assunto é bom. Isso significa que o contato gostou e por isso abriu a mensagem para saber mais. Você deve comparar as taxas de aberturas entre seus disparos para ver qual tipo de mensagem seus contatos estão mais interessados. Você pode, inclusive, realizar Testes AB para identificar qual terá a melhor resposta e depois enviar aos demais contatos.

Uma taxa de aberturas considerada boa está entre 15 e 20%.

Cancelamentos

Descadastramentos  ou opt-out é o relatório dos destinatários que solicitaram sair de sua lista de contatos, ou seja, que não querem mais receber seus emails marketing. Esta é uma métrica muito importante, porém a maioria dos profissionais de marketing a ignoram. Uma taxa de cancelamento alta indica que suas mensagens não estão agradando os contatos e que você precisa mudar sua estratégia de comunicação.

Taxas de cancelamentos elevadas podem acontecer por causa do tipo de mensagens, da frequência de envios muito alta, dentre outros. Neste caso, você precisa realizar testes para identificar o motivo da alta taxa de cancelamento.

Uma taxa de cancelamento boa está abaixo de 0.05%.

O que é Teste AB em email marketing?

Teste AB é um conceito já difundido na Internet que consiste em comparar duas versões de um email, para identificar qual gera o maior resultado. É um processo muito simples que pode ser realizado manualmente ou por meio de alguma ferramenta de teste A/B.

No email marketing é comum fazer Testes A/B no assunto, no conteúdo e com o remetente. Veja um exemplo de assunto:

  1. Confira os novos cursos online sobre Excel
  2. Curso completo sobre Excel. Assista online!

Suponhamos que você tenha uma lista com 10.000 contatos. Nesta lista vamos criar 2 grupos com 1.000 contatos em cada para realizarmos o teste. Com isso, vamos enviar ao mesmo tempo a mensagem para esses grupos, porém com os assuntos diferentes.

Envio A

  • Assunto: Confira os novos cursos online sobre Excel
  • Público: 1.000 contatos

Envio B

  • Assunto: Curso completo sobre Excel. Assista online!
  • Público: 1.000 contatos
  • Depois de 4h, imagine que o envio obteve o seguinte resultado:

Envio A

  • 100 aberturas

Envio B

  • 150 aberturas

Neste exemplo, significa que o assunto B (Curso completo sobre Excel. Assista online!) foi melhor que o A (Confira os novos cursos online sobre Excel) e neste caso, você deve enviar sua campanha com o assunto vencedor para os 8.000 contatos que restaram.

Este foi apenas um exemplo para testar qual assunto gerou o maior número de aberturas, mas você pode testar o conteúdo ou o remetente também, e ao invés de mensurar aberturas, pode avaliar os cliques ou conversões.

Geralmente, para testes no assunto e remetente, usamos como métrica a taxa aberturas. Já para o conteúdo, a métrica usada é sobre a taxa de cliques ou conversões.

Confira 5 dicas campeãs que te ajudarão a realizar seus Testes A/B:

  1. Use ao menos 500 contatos para cada mensagem do teste A/B.
  2. Para determinar o vencedor, aguarde pelo menos 3h.
  3. Não realize muitos testes ao mesmo tempo (A, B, C, D).
  4. Teste um elemento por vez: assunto ou remetente ou conteúdo.
  5. No teste de conteúdo, escolha um item por vez: botão ou cores ou título.

Seguindo essas dicas certamente você terá o êxito que espera em suas campanhas e poderá inovar cada vez mais. Viu como é bem simples usar o e-mail agir corretamente de modo que você consiga bons resultados por e-mail marketing? Agora basta praticar e criar campanhas extraordinárias. O que acha seguir um Checklist para E-mail Marketing, saber o passo a passo do que você vai precisar fazer para sua campanha dar certo?

Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida.

Abraços,

2019-03-20T15:26:42+00:00By |Estratégia, Resultados|0 Comentários

Sobre o Autor:

Coordenador de Marketing na empresa @MediaPost, atua na área desde 2013. Formado em Marketing e especialista em performance de Marketing Digital.

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