Descubra Como Fazer E-mail Marketing e não spam

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Descubra Como Fazer E-mail Marketing e não spam

Muitas pessoas geralmente associam o e-mail marketing com SPAM, mas existe uma grande diferença entre essas duas técnicas: a permissão de quem recebe o e-mail. No SPAM, os emails são enviados a milhares de usuários sem permissão, o que incomoda, pois ocupa espaço na caixa de entrada com informações que na maioria dos casos não são interessantes para a pessoa que recebe o e-mail.

Já no e-mail marketing, os emails são enviados com o consentimento do dono da conta e existe a opção de cancelar o envio destes emails, ou seja, no e-mail marketing a pessoa quer receber seus emails, o que significa uma audiência interessada no que você tem a expor.

como parar de receber e-mails indesejados

Obviamente, criar uma grande lista de e-mails com pessoas interessadas demora mais tempo do que simplesmente usar um software que mande milhares de emails sem a autorização das pessoas, mas apesar de ser comum, a técnica de spam por e-mail é fortemente desencorajada, pois para cada cliente conquistado, existirão milhares de pessoas que ficarão insatisfeitas e verão sua marca como spam.

O que o e-mail marketing tem de vantagem que o SPAM jamais vai garantir?

Visibilidade: de acordo com o IBGE, o principal motivo de acesso à internet no Brasil é o e-mail, ou seja, se uma pessoa se conecta à internet, é bem provável que ela vá checar seus emails e seria um ótimo negócio ter sua marca divulgada em um lugar onde certamente o cliente irá olhar.

Segmentação: quando uma pessoa se cadastra para receber seus emails, podemos pedir informações adicionais para mandar emails diversificados por grupos de idade, localidade ou grupos de interesse.

Interatividade: com um simples clique em um link na mensagem do e-mail as pessoas podem visitar seu site, responder seu e-mail ou solicitar a exclusão da lista.

Agilidade: hoje em dia você pode enviar milhares de emails em segundos, e também é muito fácil medir o resultado de sua campanha de e-mail marketing, utilizando links e parâmetros exclusivos nas mensagens por e-mail, por exemplo.

Boa relação custo X benefício: o custo para enviar e receber emails é quase zero e o retorno de uma campanha séria de e-mail marketing pode ser muito grande, pois é criada uma relação de credibilidade entre a empresa e o cliente.

entenda-e-mail-marketing

Os benefícios são vários, mas temos que atentar para algumas dicas para termos uma campanha de sucesso de e-mail marketing:

  1. Envie mensagens não comerciais: não encha a caixa de e-mail dos seus assinantes apenas com propagandas, ofereça informações úteis, para que assim as pessoas gostem de receber seus emails e assim, quando você enviar alguma propaganda você já terá a simpatia dos leitores.
  2. Não foque apenas em buscas comerciais: atraia também pessoas que buscam por informação para sua lista de emails. Para isso, forneça um conteúdo de qualidade e não apenas propagandas, assim você cria um vínculo com essas pessoas que buscam informação e quando elas buscarem algo para comprar já terá sua empresa em mente.
  3. Apresente algo interessante já de início: quando você oferecer enviar emails para as pessoas que acessam o seu site, mostre o porquê elas devem fazer isso. Apresente todas as vantagens logo de cara, como artigos, gráficos, livros virtuais, ferramentas, etc. Não fique apenas na promessa, prenda a atenção das pessoas o mais cedo possível e mostre credibilidade.
  4. Ofereça algo impressionante gratuitamente: esta é uma ótima maneira de atrair as pessoas. Ofereça alguma ferramenta, brindes, artigos ou qualquer coisa que possa ter valor para os visitantes do seu site.

Em resumo, o marketing por e-mail é uma ótima estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site, mas para isso você nunca deve recorrer ao spam e deve sempre oferecer conteúdo de qualidade para seus leitores. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

2019-09-02T16:38:45-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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