O corretor de imóveis é uma peça fundamental para quem deseja comprar ou alugar uma propriedade. O profissional tem diversas funções, como dar as informações sobre o local, lidar com a parte burocrática — os contratos de locação, por exemplo — e apresentar várias opções para os compradores.
Se cumprir o seu papel corretamente, ele pode encantar os clientes e aumentar o número de vendas. Além disso, é essencial que o corretor tenha um bom relacionamento com eles e, ainda, que cultive esse laço para fidelizá-los.
Porém o ramo do mercado imobiliário é extremamente competitivo e, para obter sucesso, é importante saber o que o corretor de imóveis não pode fazer de jeito nenhum! Neste texto, vamos listar quais são os principais erros em vendas e relacionamentos e como evitá-los!
Ficar desatualizado
Um bom corretor de imóveis sempre está antenado com as novidades do mercado imobiliário. Esse é um meio que está em constante evolução e o profissional deve acompanhar as mudanças para não ficar para trás! Existem muitos livros sobre vendedores que podem trazer inspiração e dicas de como subir mais um degrau na sua carreira.
Uma boa pedida, ainda, é manter contato com outros indivíduos que também estejam nesse ramo. Aí você pode se perguntar: mas eu devo manter uma espécie de comunicação com a concorrência? A resposta é sim!
É muito importante participar de encontros ou até mesmo fóruns pela internet em que especialistas no assunto troquem conhecimento. Outra forma online de se manter atualizado é visitar sites e blogs que discutam e deem orientações sobre o mercado. Esses itens farão com que você fale sobre o setor com propriedade, o que pode causar uma impressão muito boa em seu cliente!
Não saber ouvir
Para que o corretor seja bem-sucedido, ele precisa aprender a escutar quem o procurou. Pode parecer um pouco óbvio, mas será que é mesmo? Na expectativa de tentar ajudar os compradores, alguns profissionais podem falar mais do que ouvir.
Os principais personagens em uma tentativa de venda devem ser os consumidores. Se o corretor não escutar quais são as vontades e necessidades desses, ele não vai ser capaz de apresentar opções que os agradem. Afinal, ele nem saberá o que eles realmente procuram.
Esse é um erro muito grave, pois a notícia pode se espalhar e não será bom para sua reputação. Sendo assim, é primordial incentivar quem pediu sua ajuda a falar, contar quais são suas exigências e desejos. Dessa maneira, você conseguirá selecionar os melhores imóveis para eles.
Não saber se comunicar
Essa falha está ligada ao tópico anterior. Um bom relacionamento entre corretor e cliente é moldado por uma comunicação clara e objetiva. O profissional dessa área deve deixar de lado a timidez e perguntar tudo sobre qual seria o imóvel ideal do consumidor.
O corretor deve ser simpático, mas não falar demais sobre si ou sobre seus conhecimentos. Ele tem que fazer isso somente quando sentir que é uma vontade dos clientes.
Outra dica aqui é não pressioná-los. Ficar esperando uma resposta é difícil, porém ninguém gosta de ser obrigado a decidir algo antes da hora. Se o prazo realmente estiver apertado e o proprietário pedir um retorno, seja educado e delicado ao avisar os interessados.
SAIBA MAIS: Guia Prático de Como Criar Um Template de E-mail Marketing Vendedor
Estar despreparado
Poucas coisas frustram mais um consumidor do que se deparar com um vendedor despreparado. Clientes têm dúvidas e esperam que o corretor seja capaz de saná-las. Ele tem a obrigação de saber as características do imóvel, todos os processos de negociações e contratos, além de ser capaz de dar várias possibilidades dentro das exigências dos compradores.
Além de ter dados sobre a propriedade, não se esqueça de pesquisar sobre a área e manter-se a par das novidades do mercado imobiliário. Esse tipo de vendedor passa confiança e tem muito mais chances de fechar um negócio do que um que não tem certeza sobre o que diz.
Causar uma boa impressão é crucial para encantar os consumidores, mas também para ser recomendado por eles em futuras vendas!
Não investir em marketing digital
Atualmente, ter uma presença online faz toda a diferença na hora de conquistar clientes. Muitos deles buscam informações na internet antes de realmente procurar um corretor. Em um mercado cada vez mais competitivo, é interessante fazer um site ou páginas em redes sociais em que você possa mostrar o seu trabalho.
Assim, as pessoas vão conseguir saber um pouco mais sobre você antes mesmo de entrarem em contato e terão uma ideia se é o que elas desejam. Por isso é essencial ter uma boa imagem no mundo online. Nas redes sociais você pode postar informações sobre sua carreira, suas ofertas e compartilhar conteúdo informativo sobre o ramo imobiliário.
Já se optar por fazer seu próprio site, a vantagem é que ao invés de compartilhar artigos de terceiros, você produzirá o conteúdo original. Esse é um dos grandes diferenciais do marketing digital: o profissional é capaz de educar seus clientes. Não é uma simples propaganda falando sobre você mesmo.
Materiais educativos sobre a área conquistam compradores, além de atrair novos prospectores. Esses são ainda altamente compartilháveis e outros profissionais podem dividi-los com os respectivos públicos. Dessa maneira, você ganhará autoridade no meio.
Como já foi dito aqui, ter um bom relacionamento com o seu público é crucial para fazer vendas e aumentá-las. O meio online auxilia até na sustentação desse laço.
O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada para nutrir uma relação com possíveis clientes e até com aqueles que já foram conquistados. Afinal, um bom relacionamento não deixa a comunicação esfriar, não é mesmo?
Por meio dessa estratégia você pode enviar diretamente para eles seus materiais e ofertas. Mas lembre-se: só mande se eles permitirem esse tipo de contato e te passarem o endereço de e-mail. Se não, você se tornará um spam na lista deles. Outro benefício de investir no marketing digital é o custo, que é mais baixo em relação a outros tipos de publicidade.
O corretor de imóveis deve ficar muito atento para não cometer todos esses erros e, assim, ter sucesso em sua carreira! Para isso, é importante treinar a comunicação, preparar-se e, principalmente, apostar na tecnologia para encantar e adquirir novos fãs do seu trabalho.
Agora que já sabe o que o corretor de imóveis não pode fazer de jeito nenhum, que tal deixar um comentário no post falando o que você fez para melhorar sua vida profissional?
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