Saiba como escolher as melhores cores para CTAs

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Saiba como escolher as melhores cores para CTAs

Se você tem enviado muitos e-mails para potenciais clientes, mas não tem tido uma conversão muito boa, o problema pode estar em algo que você nem imagina: nas cores para CTAs que você utiliza.

Em muitas ocasiões, a diferença entre uma taxa de conversão de 4% ou 15% pode residir simplesmente na escolha da cor certa para ilustrar a ação que sua mensagem pede.

Será que você tem escolhido a cor correta? Você sabe como fazer isso? Vamos descobrir!

Qual a importância das cores para CTAs?qual-a-importancia-das-cores-para-ctas

 

Um CTA é composto por 4 elementos: localização, forma, mensagem e cor. O ideal é que esses quatro elementos estejam trabalhando em perfeita sintonia no seu e-mail para atrair o máximo de cliques possível e aumentar a sua taxa de conversão.

Cada um desses elementos tem sua importância, mas a cor pode ser, talvez, o elemento mais importante de todos. Afinal, ela é responsável por uma função muito importante: captar a atenção do leitor.

Como funciona a psicologia das cores?

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Você provavelmente sabe que algumas cores costumam evocar sentimentos, humores ou mesmo reações quando vistas pelo olho humano. Ambientes com a cor vermelha, por exemplo, costumam aumentar a pressão sanguínea, respiração e frequência cardíaca, enquanto ambientes azuis fazem o oposto.

Esse conhecimento (e o estudo para aprofundá-lo) é chamado de psicologia das cores, e podemos utilizá-lo para obter uma maior taxa de conversões ao escolher as melhores cores para CTAs.

Normalmente, cores mais quentes (vermelho, amarelo e laranja) costumam ser mais chamativas, enquanto cores mais frias (como azul e verde) são mais aconchegantes. O ideal para chamar a atenção é optar por cores quentes, geralmente.

O que a teoria das cores tem a dizer sobre CTAs?o-que-teoria-das-cores-tem-dizer-sobre-ctas

 

Apesar de muitos profissionais de marketing prometerem segredos incríveis para aumentar a conversão dos seus CTAs, não existe uma “cor certa” para um botão em uma newsletter. O que existe, na verdade, são orientações para obter o melhor resultado possível dentro do seu contexto.

Veja um exemplo de um estudo realizado pela Hubspot, uma das maiores empresas de marketing digital do mundo: antes de realizar o estudo, eles acreditavam que verde era a melhor cor possível para um CTA – por ser amigável e, normalmente, carregada de um sentimento positivo.

A empresa montou uma página de conversão com um design proeminentemente verde e com um CTA também verde e verificou quantas pessoas aquela página convertia. Depois de um tempo, realizou o mesmo teste com uma página exatamente igual, mas com o botão vermelho.

O resultado foi que o botão vermelho teve um desempenho melhor que o verde! Mas isso significa que a cor vermelha é melhor? Não necessariamente.

O que eles perceberam é que mais importante do que a cor utilizada é o contraste criado entre o CTA e o design da página. Como o botão verde estava numa página verde também, não havia contraste e o CTA não “saltava” na tela, chamando pouca atenção.

Como criar contraste entre o CTA e design de minha newsletter?como-criar-contraste-entre-cta-design-de-minha-newsletter

 

A primeira maneira de fazer isso é através do uso de cores complementares na roda de cores. A roda de cores é um instrumento que divide as principais cores conhecidas em um círculo – aquelas cores que ficam de frente uma para outra são conhecidas como cores complementares.

Ao utilizar cores complementares no design do seu e-mail, criamos um alto contraste. Assim, o elemento contrastante (no caso, o CTA) ganha muita atenção do leitor e aumenta sua taxa de conversão.

A outra maneira é ao misturar cores e “não-cores” como o preto ou o branco. Usar uma mistura de preto e branco para o fundo da mensagem e uma cor energética como o vermelho ou laranja para o CTA pode ter um efeito bem poderoso para sua conversão.

Agora que você já sabe mais sobre cores para CTAs, conte pra gente nos comentários qual é a sua combinação de cores complementares favorita e sua experiência com esses testes em sua empresa!

2019-02-15T09:12:09-03:00By |Email Templates|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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