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O processo de criação e envio de e-mail marketing requer muita atenção, pois existem muitos detalhes que devem ser conferidos antes do disparo. Porém, mesmo um olhar atento pode deixar passar um link quebrado ou um erro de digitação. Quando isso ocorre é preciso saber como retificar um e-mail marketing de forma que não prejudique sua ação.
Erros no e-mail marketing são mais comuns do que você imagina. Eles podem impactar seu negócio em vários níveis. Felizmente, a maior parte deles têm soluções não muito complicadas. No fim das contas, o importante é que seu cliente receba a informação correta.
Você já passou por essa situação? Quer apenas estar preparado? Neste artigo daremos algumas dicas de como contornar o problema. Acompanhe!
Como retificar um e-mail marketing?
Os erros mais comuns de um e-mail marketing envolvem ortografia, links errados ou promoções equivocadas. Cada um desses erros exige uma estratégia de correção diferente e, às vezes, o melhor pode ser não fazer nada, como no caso de erros ortográficos pontuais. Vamos explicar melhor a seguir.
Erros ortográficos
Por que nem sempre corrigir erros de digitação é a melhor opção? Porque, muitas vezes são erros tão pequenos que não valem a pena o custo de outro envio e a saturação da caixa de entrada de seu cliente, que receberá um e-mail seguido do outro.
Alguns erros serão facilmente percebidos como equívocos por seus clientes não afetando entendimento da sua mensagem. Uma solução é alterar o HTML do e-mail com a informação correta. Entretanto, apenas os usuários que ainda não abriram o seu e-mail receberão a versão alterada.
Links errados ou quebrados
Esse tipo de erro afeta o resultado e eficácia da sua campanha. É preciso avaliar a gravidade para decidir quais medidas serão tomadas, se existe necessidade de um novo envio ou se há como retificar o e-mail com algumas alterações.
Por exemplo, caso uma imagem que deveria conter um link foi enviada sem, é possível alterá-la diretamente no servidor e inserir link. Quando um link está quebrado, indicando um endereço dentro do seu site, é possível redirecionar esse link para a página desejada. Ou, se o link está direcionando para uma landing page, mas, na verdade, deveria estar levando para uma página interna, um pop up ou mensagem podem resolver.
Mas se mesmo assim é inevitável realizar um novo envio, faça isso segmentando o envio apenas para usuários da lista que receberam o e-mail, uma vez que quem ainda nem recebeu também não foi afetado.
Promoções equivocadas
A produção do e-mail marketing, principalmente promocional, depende de vários setores trabalhando em conjunto. O departamento comercial repassa ao marketing quais as margens de preço que podem ser trabalhadas. Este por sua vez repassa as informações para o departamento de criação.
Durante o processo podem haver falhas devido a pressa e falta de atenção. Preços e promoções erradas ou equivocadas acabam surgindo nesse cenário. Um preço errado, quando divulgado para seus clientes, pode causar um impacto incalculável.
No Brasil, o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito do consumidor de comprar o produto pelo preço anunciado. Com exceções em casos em que o erro é claro como, por exemplo, um carro ser anunciado por R$ 40 mas, seu valor é R$ 40.000. Entretanto, em diferenças menores, imagine a dor de cabeça de cobrir o preço para todos que receberam o e-mail?
Nesses casos, o ideal é interromper o envio, caso ainda seja possível, assim como retificar o e-mail com um novo e-mail pedindo desculpas e informando os preços e promoções corretos.
Como deve ser um e-mail de retificação?
Em situações em que o envio de uma nova mensagem é inevitável, como retificar um e-mail marketing? No momento de criação, leve em consideração os seguintes tópicos para ser bem-sucedido.
Segmente usuários que receberam o e-mail errado
Primeiramente, identifique quais de seus clientes receberam a informação errada e envie a errata apenas para eles. Este passo é importante para evitar que o erro tome proporções ainda maiores e quem nem soube do ocorrido também faça parte do grupo dos que sabem.
Assim você também evita que sua mensagem seja marcada como SPAM por usuários que não estavam envolvidos na situação e não esperavam receber essa mensagem. O processo e segmentação de sua ferramenta de envio de e-mail marketing deve ser intuitivo como o da @MediaPost, por exemplo.
Use um template diferente do original
Evite uma nova confusão e opte por usar um template diferente. Seja fiel à identidade da sua empresa, mas crie um novo layout em conjunto com sua equipe de designers. Seja simples e direto em sua mensagem.
Peça desculpas no texto
Não precisa entrar em detalhes sobre os motivos do erro ter acontecido. Admita-o e peça desculpas de forma humanizada e simpática. Dependendo do seu público cabe até criar uma mensagem bem-humorada.
Saber como retificar um e-mail marketing é simples: corrija a informação errada, mostre que sua empresa é transparente e passível de erros e, quando eles ocorrem, existe a preocupação em solucioná-los da melhor forma para seu consumidor.
Uma forma eficaz de evitar erros é criar um checklist com tópicos que devem ser checados antes do envio evitar erros por esquecimento ou falta de atenção.
Como criar um Checklist pré-envio e evitar erros?
A melhor forma de consertar um erro é não cometendo. Portanto, para evitar problemas com erratas e refações o ideal é estar preparado para que elas não sejam necessárias ou ocorram pouquíssimas vezes. Para isso, criamos o checklist abaixo, confira!
Planejamento de criação do e-mail
- qual a persona?
- qual segmentação deve ser utilizada?
- qual o conteúdo do e-mail?
Calendário de marketing
- qual a melhor data e horário para o envio?
Conteúdo do e-mail
- qual será a estrutura do e-mail?
- quais serão os textos do e-mail?
- qual será o assunto do e-mail?
- revise todos os tópicos anteriores.
Layout e template do e-mail
- qual será o layout do e-mail? (Considere a estrutura criada no tópico anterior);
- revise o conteúdo e layout novamente;
- realize um disparo de teste e verifique os itens;
- assunto do e-mail;
- imagens e textos;
- links;
- promoções e preços.
Disparo do e-mail
- utilize a segmentação que mais faça sentido de acordo com o planejamento;
- finalize as configurações de campanha e deixe o disparo agendado.
Saber como retificar um e-mail marketing fica mais fácil quando se tem em mãos as informações necessárias para contornar a situação sem grandes prejuízos. Lembrando que a melhor saída para evitar erros é dedicando tempo para planejamentos e revisões.
Erros no e-mail marketing são mais comuns do que você imagina. Eles podem impactar seu negócio em vários níveis. Felizmente, a maior parte deles têm soluções não muito complicadas. No fim das contas, o importante é que seu cliente receba a informação correta.
Você já passou por essa situação? Quer apenas estar preparado? Neste artigo daremos algumas dicas de como contornar o problema. Acompanhe!
Saber como retificar um e-mail marketing fica mais fácil quando se tem em mãos as informações necessárias para contornar a situação sem grandes prejuízos. Lembrando que a melhor saída para evitar erros é dedicando tempo para planejamentos e revisões.
E você, já cometeu algum erro em que foi necessária uma retificação? Comente sua experiência!
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