Como aumentar a taxa de abertura de e-mail com 8 ótimas dicas

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Como aumentar a taxa de abertura de e-mail com 8 ótimas dicas

Se os seus envios não estão sendo abertos, a sua mensagem não está atingindo o público adequadamente. É por isso que você deve ficar de olho em um indicador muito importante para a sua estratégia de marketing: a taxa de abertura de e-mail.

Trata-se de uma métrica que consegue mostrar o quanto a sua redação é persuasiva suficientemente para fazer o seu destinatário abrir o seu e-mail. Precisa ser sempre o seu objetivo tornar esse conteúdo irresistível, impossível de ser deixado “para depois”.

Para que seja possível realmente impactar sua audiência com o que está dentro do seu e-mail, é necessário implementar algumas ações focadas na taxa de abertura. Elas envolvem deixar o seu material mais atraente e encontrar formas de garantir que ele seja lido por cada vez mais pessoas.

Confira a seguir 8 dicas para aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing em sua estratégia!

1. Acerte no assunto

O campo de assunto é o primeiro elemento do seu conteúdo que o público vê ao recebê-lo. Portanto, é decisivo para a taxa de abertura de e-mail marketing da sua empresa. Leve em consideração o perfil do seu público e o tipo de linguagem que costuma convencê-lo. Crie um assunto que seja capaz de aguçar a curiosidade dessas pessoas e tornar aquele e-mail irresistível.

Tome cuidado para não prometer algo que o e-mail não cumpre, já que isso poderá causar insatisfação e cancelamentos de inscrição. Utilize um tom convincente apoiado nas reais qualidades que o seu conteúdo tem.

2. Pense no usuário mobile

Quem recebe uma notificação de que o seu e-mail chegou no celular pode não se interessar por ele se o assunto aparecer cortado. Ao planejar o seu conteúdo, é essencial que você pense em como ele será visto em dispositivos móveis, que podem compor uma boa fatia da audiência que você está tentando atingir.

Isso também vale para o conteúdo de dentro do seu e-mail, que precisa estar bem dimensionado para funcionar corretamente em smartphones. Lembre-se de que qualquer link inserido no seu envio tem que apontar para páginas responsivas, senão a experiência do usuário será prejudicada seriamente.

3. Personalize seus e-mails

Com a evolução tecnológica, passamos a contar com novos recursos que podem ajudar a aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing. Um exemplo disso são os tokens de personalização, que permitem usar o nome e demais dados do destinatário de forma dinâmica no conteúdo, inclusive nos assuntos.

Dessa forma, você é capaz de se dirigir ao seu público usando o nome dele, algo que certamente chamará a atenção. Dependendo dos dados que você têm à disposição em sua lista de contatos, poderá usar outras informações, como nome da cidade em que moram, empresa em que trabalham, entre outros.

4. Faça testes A/B

Diversas decisões são envolvidas no processo de garantir uma maior taxa de abertura de e-mail marketing em sua estratégia. Dificilmente você conseguirá prever as melhores escolhas para cada situação, então é válido contar com a ajuda de experimentos que comprovem a eficácia delas.

Os testes A/B possibilitam fazer disparos idênticos exceto por um único detalhe, determinado por você. A partir dos seus resultados, você poderá determinar qual das duas versões obteve mais sucesso. Dessa forma, fica comprovado o que deve ser feito em sua estratégia.

5. Envie e-mails segmentados

Aumentar o interesse do público no seu conteúdo é o caminho para uma melhor taxa de abertura de e-mail marketing. Uma maneira de trabalhar a favor disso é começar a segmentar os seus envios. Isso significa dividir a sua lista de contatos em partes menores baseando-se em algum critério que faça sentido para o seu negócio.

Em seguida, desenvolva um conteúdo focado nas particularidades e interesses desses segmentos. Por exemplo, se você separou as pessoas com base no tipo de produto que mais consomem, então, o seu disparo deve ser referente ao tema que preferem. Isso fará com que tenham muito mais interesse em seus e-mails.

6. Ofereça conteúdo de valor

Por que alguém pararia o que está fazendo para conferir o seu e-mail? Trata-se de uma pergunta que você deve se fazer sempre que planejar um envio. Afinal, as pessoas estão sobrecarregadas de informações diariamente, de forma que o seu e-mail precisa disputar com várias outras distrações pela atenção do destinatário.

A saída para isso está em agregar mais valor ao seu conteúdo. Não envie e-mails apenas por enviar. Proporcione algo de valor para o seu público, levando em conta o que ele precisa e a identidade da sua empresa.

7. Adapte a sua linguagem à do público

Um requerimento básico do marketing tem que estar presente nos seus e-mails: um tipo de linguagem que consiga gerar identificação junto ao público que você está tentando atingir. Estude a fundo o perfil dessas pessoas e como elas costumam se comunicar para construir a voz da sua marca. Ela precisa ser capaz de atrair a atenção dessa audiência em vez de afastá-la.

A sua taxa de abertura de e-mail marketing ganhará um impulso significativo a partir do momento em que se adaptar completamente à forma como o seu público fala. Um tom mais formal não necessariamente é correto ou incorreto, assim como o coloquial. O ideal é somente aquele tom de linguagem que gera identificação no destinatário.

8. Tenha um remetente amigável

Focar em melhorar a taxa de abertura de e-mail marketing não se refere apenas ao conteúdo dela. Um elemento do qual você pode estar se esquecendo é o campo do remetente, ou o nome que aparece como autor do envio. O que é exibido lá? O nome da sua empresa? Ou o de uma pessoa que atua como representante dela?

Evite nomes pouco amigáveis, como o clássico “Não responder” ou padrões como “Sender” e semelhantes. Para transmitir confiança ao seu destinatário, o nome do remetente precisa estar claro.

Ao implementar as ideias acima, você garantirá muito mais visibilidade para o seu conteúdo. A taxa de abertura de e-mail marketing é um indicador poderoso que ajuda a mostrar o quão eficiente é a sua comunicação e serve para apontar possíveis problemas que necessitam de solução. Para aproveitar todos os benefícios que esse meio tem a oferecer, certifique-se de usar a melhor comunicação para realmente impactar seu público.

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Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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