Os 5 pontos mais importantes para se ter resultados com e-mail marketing. Exemplos e dicas.

Trabalho com e-mail marketing a 8 anos e neste período pude notar que muitos dos profissionais de marketing não conhecem nem ao menos os pontos básicos para se obter sucesso em uma campanha.

Neste artigo vou abordar cada um deles com exemplos e dicas. Vamos lá?

1. Qualidade da lista de contatos

Os 5 pontos mais importantes para se ter resultados com e-mail marketing. Exemplos e dicas - contatos

Você já deve saber que uma lista de contatos qualificada é o mais importante para o sucesso de uma campanha de e-mail marketing.

Se você possui uma lista de contatos atualizada e com contatos engajados com suas mensagens, já tem o principal para ter bons resultados em suas campanhas.

Mas o que seria uma lista de contatos qualificada?

Uma boa lista de contatos é composta por e-mails de pessoas que solicitaram e confirmaram (opt-in) o recebimento das mensagens que você irá enviar.

Tá, mas como obter uma lista de contatos qualificada?

A forma mais indicada de se obter uma é organicamente, ou seja, os contatos se inscrevem de livre e espontânea vontade para receber suas mensagens. Geralmente através de formulários de cadastro em seu site, blog, FanPage, etc.

Mas não basta apenas inserir um formulário no seu site e pronto. Tenha conteúdo relevante para o contato. Este é o diferencial.

Um bom blog que tem muitos cadastros diariamente, o tem porque o conteúdo é bom e relevante para o público dele e por assim ser, os contatos se cadastram para se manterem informados das atualizações.

A dica é:

Crie conteúdo de qualidade e relevante em seu site e insira formulários de cadastro no topo da página, na lateral, no meio de artigos de grande visitação e também no rodapé.

Veja os melhores locais para se colocar formulários de cadastros em uma página no exemplo abaixo:

onde inserir o formulário de cadastro

2. Envios

Os 5 pontos mais importantes para se ter resultados com e-mail marketing. Exemplos e dicas - envios

Vejo a maioria dos clientes enviando as mensagens tão logo as criam. Muitos nem possuem uma estratégia de comunicação (o que é muito importante).

Saber quais dias e horários geram melhores taxas de aberturas, cliques e conversões, é muito importante para o sucesso de uma campanha.

Neste caso, realize envios alternando os dias e horários, mas não faça isso aleatoriamente. Crie uma estratégia e coloque-a em seu controle de envios.

Exemplo:

  • Mensagem 1 será enviada na segunda-feira (21/04) às 08 da manhã para a lista A
  • Mensagem 2 será enviada na segunda-feira (29/04) às 11 da manhã para a lista A

Faça estes envios e coloque em uma planilha o resultado de cada um e compare-os.

Para este teste o seguinte:

  • Alterne os dias de envio, inclusive, finais de semana.
  • Alterne os horários de envio – tente de três em três horas (08, 11, 14…).

Eu fiz isso em meu blog pessoal e descobri que meus contatos interagem mais entre as 11 e 13 horas. Por isso, coloco para meu envio iniciar dentro deste período.

IMPORTANTE: Cuidado com a frequência de envios. Não fique mais de um mês sem enviar, nem envie mais de uma mensagem por dia.

3. Remetente e assunto

Os 5 pontos mais importantes para se ter resultados com e-mail marketing. Exemplos e dicas - remetente

O remetente e assunto são as primeiras informações que os destinatários irão ver quando sua mensagem chegar à caixa de entrada deles.

Por isso você precisa pensar em como passar-lhe credibilidade e estimulá-lo a abrir sua mensagem com apenas estas duas informações.

Veja minhas dicas do que colocar nestes campos.

Apresente-se como pessoa:

Apresentar-se como pessoa gera maior empatia e melhora a taxa de abertura. Mesmo que sejam envios de sua empresa, você pode apresentar-se como uma pessoa que a representa.

Por exemplo, um remetente chamado Ademir Diniz – @MediaPost é melhor do que apenas @MediaPost. Por mais que o contato conheça sua empresa, é preferível se comunicar com pessoas do que com empresas, certo?

Crie bons assuntos:

Além do nome do remetente é essencial gastar um tempo pensando em um assunto de impacto. O assunto é o chamariz para sua mensagem e ele precisa ser bom, muito bom.

Criar assuntos que estimulem os contatos abrirem sua mensagem é o mais difícil em uma campanha de e-mail marketing, por isso é essencial realizar testes para se chegar em um tipo de assunto com qualidade.

Abaixo, cito algumas dicas que lhe ajudarão a melhorar os seus:

  • Crie assuntos curtos e objetivos;
  • Utilize perguntas inteligentes;
  • Estimule a curiosidade do contato;
  • Faça seu contato sentir-se inteligente;
  • NUNCA o engane (Exemplo: RE: assunto…);
  • Deixe claro sobre o que se trata a mensagem;

Faça testes, ok?

O Gian Saléro criou um post muito interessante intitulado Assuntos de E-mail Infalíveis. Vale a pena dar uma lida.

4. Tipo de mensagem e Call To Action

Os 5 pontos mais importantes para se ter resultados com e-mail marketing. Exemplos e dicas - call to action

O formato de sua mensagem é extremamente importante na batalha diária em busca da caixa de entrada dos contatos. Os filtros anti spam fazem uma varredura nela buscando características spammers, como, excesso de links, falta de texto, palavras negativas, etc.

Confeccionar uma boa mensagem é um desafio grande, até mesmo para especialistas, pois além de ser atraente, ela precisa passar pelos filtros anti spam para chegar à caixa de entrada dos destinatários.

Generalizando, podemos separar os tipos de mensagens em três: apenas imagem, apenas texto e HTML.

Apenas imagem

Mensagens compostas apenas por imagens possuem maiores chances de serem classificadas como spam, pois os filtros anti spam não conseguem ler o conteúdo das imagens para definir se é seguro ou não exibi-las para o usuário.

Portanto, se quiser ter sucesso em suas campanhas, não envie mensagens compostas apenas por imagens.

Apenas texto

Mensagens compostas apenas por textos possuem maiores chances de atingir a caixa de entrada dos contatos, mas sem fotos, não possuem um apelativo visual.

Dependendo do seu segmento, as fotos são extremamente importantes.

Em algumas de nossas campanhas, nós enviamos apenas textos e elas geram ótimos resultados, mas em outras nem tanto, então enviamos mensagens mistas (HTML).

HTML

Uma mensagem em HTML é composta por textos, imagens, links, formatações, etc.

O bom de uma mensagem em HTML é que você pode usá-la como template para todas as suas mensagens e assim manter um padrão de comunicação para sua empresa.

Este tipo de mensagem é o mais conhecido e com certeza você recebe diariamente muitas mensagens em HTML.

Agora que conhece os três tipos mais comuns, minhas dicas são:

  • Nunca envie mensagens compostas por apenas imagens.
  • Faça testes A/B com mensagens em texto e HTML para descobrir qual formato lhe trás os melhores resultados.

Call To Action

O botão de “Call To Action” (Chamada para uma ação) são aqueles com links disponíveis nas mensagens de e-mail marketing, como: Comprar, Saiba mais, Leia mais, Clique aqui, etc.

Este geralmente é seu objetivo com a campanha. Por exemplo, se você quer vender um produto, seu call to action será o botão Comprar, ou seja, você espera que o destinatário clique neste botão e compre.

Neste caso, é extremamente importante deixar o seu Call to action em destaque.

Como se comunica

Além do formato da mensagem, o conteúdo é extremamente importante. Criar mensagens apenas com ofertas podem não ser atraentes para alguns contatos. Muitos esperam que se comunique com eles e não apenas ofereça produtos e serviços.

DICA IMPORTANTE: Tentar se comunicar com seus contatos e não apenas vender coisas para ele.

Leia este guia com dicas de como criar um bom template. São dicas excelentes!

5. Landing pages/Conversão

Os 5 pontos mais importantes para se ter resultados com e-mail marketing. Exemplos e dicas - landing pages

Landing page ou Página de destino é onde o destinatário vai parar depois que clicar em um link ou botão de sua mensagem. Esta geralmente é a página onde se vende ou se finaliza algo.

Apesar de ser depois do disparo do e-mail marketing, uma boa landing page é essencial para um bom resultado em uma campanha.

Imagine o seguinte cenário:

Você possui uma lista de qualidade, seu remetente é bom, assunto persuasivo, sua mensagem é elegante e o call to action está em destaque, mas quando o destinatário clica nele, cai em uma página que não condiz com o restante da comunicação. Frustrante, não acha?

Ou seja, é muito importante que a página de destino seja boa para converter aquele clique em uma venda.

Existem diversas dicas de como criar uma boa landing page, abaixo eu lhe mostro uma que considero boa (em inglês).

perfect-landing-page-design

Eu tentei resumir este artigo, mas mesmo assim ele ficou bem extenso.

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Abraço e até a próxima!

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2 Comentários

  1. Mauricio disse:

    Muito Bom!
    Obrigado pelas dicas!
    Abraço

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