9 passos para usar o e-mail marketing a seu favor

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9 passos para usar o e-mail marketing a seu favor

Marketing digital é um conjunto de ações que uma empresa (ou pessoa) faz com o objetivo de criar um relacionamento, fidelizar clientes, posicionar a marca, atrair novos negócios, reter clientes.

Uma das ações com baixo custo e um alcance incrível é o e-mail marketing, pois é um canal direto com seu público, e o melhor disso tudo é a  excelente taxa de ROI.

Infelizmente, muitos profissionais não acreditam no potencial que o e-mail marketing tem, e por muito tempo ele foi sinônimo de spam.

Com o avanço da tecnologia, esse cenário mudou, e hoje permite o uso mais humanizado, a escolha de pessoas certas, envio na data e horário programados, com a frequência de acordo com cada perfil e mensagem personalizada. 

Neste artigo, apresento 9 passos para usar o e-mail marketing a seu favor:

01 – Tenha uma ferramenta de e-mail marketing

As ferramentas de e-mail marketing permitem a criação de templates, segmentação da base, monitoramento das métricas, automatização das mensagens; é muito importante ter uma ferramenta capaz de administrar todos esses envios e analisar os resultados.

Aqui na @MediaPost, oferecemos um ambiente teste com 5.000 envios gratuitos para que você possa conhecer as funcionalidades da ferramenta, para criar a conta teste clique aqui.

 

02 – Construa uma lista de contatos

A lista de contatos é o principal ativo para iniciar as estratégias de e-mail marketing, pois ela representa a lista de clientes, prospects e leads. 

É preciso muita atenção, pois a lista de contatos deve ser orgânica, ou seja, precisa ter a autorização do recebimento das mensagens. 

Para atrair a atenção das pessoas de modo que elas deixem seus contatos, você precisa, em primeiro lugar, criar uma oferta relevante, pois elas precisam ter confiança e receber algo em troca, que traga valor. 

Se você ainda não tem uma lista de contatos ou deseja aumentar o número de contatos em sua base de forma orgânica, temos o e-book Como Captar Contatos, com dicas para ajudar nessa construção. 

 

03 – Mantenha sua lista de contatos higienizada

Quem usa e-mail marketing sabe que para conquistar bons resultados, o ideal é fazer um bom gerenciamento das listas de e-mails, uma vez que são responsáveis por gerar a interação do cliente com a mensagem.

Se você já tem uma lista e não faz uma limpeza há mais de 6 meses, recomendamos que realize, pois um e-mail pode deixar de existir do dia para noite. 

Por exemplo, os e-mails corporativos têm muita rotatividade, o destinatário pode se cadastrar com um e-mail válido e meses depois não trabalhar mais na empresa, por exemplo, sendo assim, ele deixa de existir. 

Imagina se isso acontecer com diversos e-mails em sua lista? Impactará diretamente na sua performance. Essa falta de limpeza em sua lista pode ser responsável pela queda de conversão, gerar uma má reputação perante os servidores e com isso diminuir a entrega das suas mensagens. 

Temos um serviço chamado Checking, por meio do qual verificamos os contatos que existem e os que não existem. Se quiser saber mais, acesse o link e solicite uma proposta. 

 

04 – Personalize os envios

As caixas de e-mail geralmente são lotadas com diferentes ofertas ao longo do dia, uma das estratégias que aumentam as taxas de conversão é a personalização da mensagem, por ter um contato mais humanizado com o seu público. 

De acordo com a Marketing Land, e-mails personalizados aumentam as taxas de conversão até 6 vezes mais do que outros modelos. 

Além de personalizar o assunto ou até mesmo a mensagem com o nome do destinatário, existem outras formas de personalizar de acordo com cada segmento. 

Por exemplo, um e-commerce de moda feminina consegue captar informações que sejam relevantes para o seu negócio, como:

  • Tamanho da roupa
  • Tamanho do calçado
  • Interesses/preferências 

 

Com essas informações, basta inserir uma variável no conteúdo que seja substituída por algum dado do usuário, e dessa forma tornar a mensagem individual para cada contato.

Se você ainda não utiliza esse recurso, saiba que está perdendo a chance de melhorar as suas vendas. 

 

05 – Boas práticas de e-mail marketing

As boas práticas no e-mail marketing fazem a diferença, pois aumentam os índices de reputação, engajamento, empregabilidade e ROI das ações.

Conheça o nosso manual de boas práticas.

 

06 – Crie um template vendedor

Ter um template vendedor é uma potente ferramenta para chamar a atenção do seu público, gerar engajamento e menos esforço.

O ideal é que a mensagem tenha elementos de imagens e texto.

Para definir a estrutura do template, você deve, antes, definir qual o objetivo da sua mensagem e distribuir os elementos de acordo com o que deseja.

O primeiro ponto é definir a estrutura, o recomendável é que tenha as dimensões 600px de largura e 1200 px de altura.

Tenha um banner principal da sua mensagem, a frase deve ser de impacto.

Não se esqueça de inserir uma parte em texto e o CTA direcionando para o seu objetivo.  

O ideal é que o template seja responsivo, pois ele se adequa a qualquer dispositivo na hora da abertura. 

No rodapé, insira informações como: dados da empresa, redes sociais, telefone, e-mail e botão de opt-out. 

 

07 – Assunto da mensagem 

Todos os dias recebemos centenas de mensagens em nossa caixa de e-mail. O que fazer para se destacar?

É simples, você deve destacar o assunto do e-mail, porque ele é a isca para que o destinatário se interesse em abrir a mensagem. 

Abaixo algumas dicas para criar assuntos incríveis:

  • Use assuntos curtos
  • Não use caixa alta
  • Não abuse da pontuação
  • Personalize o assunto
  • Utilize caracteres especiais 
  • Fuja de palavras comerciais
  • Utilize números e porcentagens
  • Estimule a curiosidade
  • Crie benefícios exclusivos 

 

E para saber mais e no detalhe de cada dica, não deixe de ler o artigo Assuntos de E-mail INFALÍVEIS – Os 10 mandamentos. 

08 – Teste e avalie

 

Antes de realizar o envio da mensagem, é necessário fazer testes e analisar. E não se esqueça de analisar o layout, as imagens e se os links estão funcionando corretamente. 

Se você está em dúvida entre dois assuntos, sugiro que realize um teste A/B para saber qual performará melhor. 

E caso tenha dúvidas sobre como fazer o teste A/B, leia o artigo Fazendo o teste A/B você melhora seu e-mail marketing.  

 

09 – Análise de resultados

 

A análise de resultados não pode faltar, pois este é o passo que norteará as suas tomadas de decisão, é a diretriz de como foi a campanha. 

Por meio dessa análise, serão identificados os erros e acertos, você poderá fazer ajustes e tomar novas ações a partir do resultado obtido, e quanto mais detalhados forem os relatórios, mais precisão terá para tomar para que o seu investimento tome o rumo certo e traga resultados. 

Abaixo, seguem dados que são importantes de serem mensurados e por que:

  • E-mails devolvidos 

A taxa média de mercado de e-mails devolvidos é de 3%, portanto, se a sua campanha teve um número maior do que esse, é importante analisar, pois certamente tem algo de errado. A primeira coisa que deve ser feita é identificar o motivo da devolução, se a maioria for por e-mails ou domínios inexistentes, você deve fazer a higienização da base o quanto antes, pois isso impactará seus resultados. 

  • Opt-outs (descadastros)

Em relação aos descadastros, a taxa média também segue na faixa dos 3%, e neste caso, se o número for maior, é preciso analisar o motivo dos contatos estarem se descadastrando da base e tomar ações que diminuam esse risco. 

Motivos mais comuns: não autorizou o recebimento, frequência alta, conteúdos irrelevantes.

  • Aberturas

A média de aberturas de mercado gira em torno de 10%, os dois fatores que influenciam são credibilidade e relevância no conteúdo da mensagem. Para manter um bom percentual de aberturas, você deve ficar atento ao assunto da mensagem e o nome do remetente. 

  • Cliques

Talvez essa seja a ação mais desejada ao realizar campanhas de e-mail marketing, pois é a tomada de ação que o destinatário tem para interagir com você. 

A média de cliques é de 8%. Para aumentar as taxas é preciso despertar o interesse em saber mais, ou seja, despertar a curiosidade por meio dos CTAs contidos na mensagem, e não se esqueça dos gatilhos mentais nos conteúdos, personalize a mensagem. 

 

Não deixe de acompanhar as métricas, pois a cada campanha, um novo aprendizado, e com isso você vai aperfeiçoando os resultados com o e-mail marketing. 

Espero que esses 09 passos ajudem você a utilizar o e-mail marketing a seu favor, desmistificando que o e-mail marketing é sinônimo de spam.

Agora que você já tem os primeiros passos para colocar a sua estratégia em prática, vamos lá?

2021-03-02T16:33:40-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Especialista em vendas há 9 anos e com amplo conhecimento em gestão de novos negócios. Atualmente, é supervisora e seu objetivo é identificar oportunidades de vendas.

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