Fazendo o teste A/B você melhora o seu e-mail marketing

//Fazendo o teste A/B você melhora o seu e-mail marketing

Fazendo o teste A/B você melhora o seu e-mail marketing

Se você esta em dúvida sobre qual assunto utilizar na sua mensagem de e-mail marketing ou ainda se uma imagem ficará melhor de que outra em sua campanha, então o teste A/B é a solução dos seus problemas. Ele nada mais é do que o envio de uma e outra mensagem para parte da sua lista de contatos, seguido depois do envio do e-mail “vencedor” para o restante da sua base. Entendeu?

Pra ficar mais claro, preparei um passo a passo básico de como testar dois assuntos diferentes de um mesmo e-mail marketing. Confira!

Como fazer um teste A/B de assunto?

Como fazer um Teste A/B de Assunto?

Vamos supor que você é proprietário de um e-commerce de eletrônicos e conseguiu uma condição especial da Apple para o IPhone 6. Para garantir que conseguirá divulgar isso da melhor maneira aos seus principais clientes, você irá testar dois assuntos diferentes, pois esta em dúvida de qual funcionará melhor. Então siga os passos abaixo:

Crie duas mensagens iguais, alterando apenas os assuntos delas. Por exemplo:

Assunto I: Você viu que o IPhone 6 esta pela metade do preço?
Assunto II: Acaba hoje o preço do I6 pela metade. Quer reservar?

Agora que você decidiu quais serão os dois assuntos do seu e-mail marketing, escolha para quais contatos você irá enviar essa campanha.

Vamos supor que ao todo você possui 1.000 contatos na sua lista de e-mails. Agora nós iremos separar 30% dessas pessoas (300 contatos) que receberão os testes dos assuntos que criamos acima. Confira a ilustração abaixo:

Separa dois assuntos para o mesmo e-mail

O percentual de contatos que você utilizará no momento do teste dependerá do tamanho da sua lista de e-mails. O importante é que você consiga ter uma quantidade de pessoas participando dos testes suficientes para representarem uma amostra do perfil da sua base total.

Agora que as listas estão escolhidas, você precisará definir por quanto tempo o teste deverá acontecer. Ou seja, por quanto tempo você irá aguardar os resultados para definir qual será o e-mail campeão que seguirá para o restante da sua lista.

Quanto mais você puder esperar, melhor, pois a sua ferramenta de e-mail marketing irá captar mais informações do resultado. Em média, sugerimos que nossos clientes aguardem ao menos 24h. Mas em geral, a maior parte deles espera apenas algumas horas. Depende mesmo da sua urgência em enviar a mensagem.

Testes com menos de 30 min. de espera podem sofrer alteração de resultado e você corre o risco de enviar a mensagem que menos agradou, portanto, procure esperar pelo menos 1 hora.

Nesse exemplo, como estamos falando de assunto, a taxa que deverá definir o vencedor será a de Aberturas únicas (Leitores únicos). A mensagem com maior percentual levará o titulo de campeã do seu e-mail marketing e seguirá para os outros 700 contatos presentes na sua base de contatos.

Confira o assunto vencedor do Teste AB do seu E-mail Marketing

Você pode usar essa estratégia para identificar qual o melhor assunto, qual melhor template, qual é o melhor remetente, qual o melhor botão de interação (CTA – Call to Action), enfim, tudo que for possível ser testado em dois ou mais envios te darão uma amostra do comportamento do restante da sua lista.

É melhor testar antes e optar por aquilo que aparentemente traz um resultado melhor, certo?

Conta pra mim o que você achou do conteúdo. Deu pra entender o que é o Teste A/B? Deixe seu comentário abaixo!

2019-02-08T11:54:48+00:00By |Estratégia|2 Comentários

Sobre o Autor:

Coordenador de Marketing na empresa @MediaPost, atua na área desde 2013. Formado em Marketing e especialista em performance de Marketing Digital.

2 Comments

  1. PAULO 31 de dezembro de 2015 em 19:02 - Responder

    Eu tenho postado várias vezes os mesmos projetos, porem; com palavras
    diferenciadas e de mesmo sentido!
    Só percebo que posto tudo de uma só vez em mesmo horário.
    Agora vou começar a demorar pra colocar cada uma delas.
    valeu.

    • Rogério Godoy 4 de janeiro de 2016 em 09:44 - Responder

      Oi Paulo.

      O ideal é sempre escolher um teste por vez, como no exemplo que dei do assunto da mensagem. Deixar esse teste ativo por algum tempo, dependendo da sua realidade, e após avaliar os resultados, “postar”, como você coloca, aquilo que trouxe o resultado melhor para o restante da sua base.

      Caso tenha alguma dúvida em que eu possa ajudá-lo, por favor, escreva aqui que será um prazer contribuir para suas campanhas.

      Um abraço e feliz 2016! =D

Deixar Um Comentário

Atendimento online