7 mensagens que você deve ter em sua régua de relacionamento

Ademir Diniz 2 comentários Estratégia

Régua de relacionamento são etapas definidas para comunicação com um contato desde o seu cadastro até o pós-venda de um produto ou serviço.

Uma régua de relacionamento bem definida, além de aumentar suas vendas, aumenta o engajamento de seus contatos.

Cito abaixo 7 mensagens que você precisa incluir em sua régua de relacionamento e como aproveitar a oportunidade para engajar seus contatos.

1. Cadastro

7 tipos de mensagens - cadastro

Esta é uma das etapas mais importantes do relacionamento. Onde tudo se inicia.

Neste momento o contato deve ter segurança e clareza do que irá ocorrer tão logo ele inicie o processo de cadastro.

Pensando nisso, minhas dicas para esta etapa são:

  • Informe a frequência e qual tipo de mensagem ele irá receber;
  • Valide o e-mail do contato solicitando a confirmação de cadastro;
  • Crie um formulário com o mínimo de campos possível;
  • Dê destaque ao formulário de cadastro em seu site.

2. Boas vindas

7 tipos de mensagens - seja bem vindo

É imprescindível criar uma boa impressão em seu primeiro e-mail. Lembre-se: não existem segundas chances para se causar uma boa primeira impressão. Envie algum conteúdo exclusivo e relevante já neste e-mail.

Peça para o contato adicionar seu remetente à lista de contatos. Também informe-o como poderá cancelar o cadastro, caso queira futuramente.

Neste e-mail também é possível informar a frequência de envios e o tipo das mensagens que ele receberá, caso não tenha feito no momento do cadastro.

Minhas dicas para esta mensagem são:

  • Seja formal, mas faça seu contato sentir-se confortável com sua comunicação;
  • Crie um e-mail responsivo onde o contato consiga ler no celular;
  • Dê ao contato algum benefício – desconto ou conteúdo exclusivo;
  • Seja sucinto e objetivo. Não crie um e-mail extenso. Menos é mais.

3. Venda

7 tipos de mensagens - venda

No momento da compra o usuário busca facilidade e rapidez. Se a compra for estimulada por um e-mail, direcione-o diretamente para a página do produto e facilite a compra.

Após a confirmação, mantenha-o informado sobre a compra. A cada atualização, envie-o um e-mail informando o status atual e o prazo previsto para conclusão.

Minhas dicas para estes e-mails são:

  • Insira links para a página com detalhes do status atual do pedido;
  • Coloque um link para que ele possa rastrear a entrega do produto;
  • Destaque as formas de contato em caso de dúvida ou demora na entrega.

4. Pós-venda

7 tipos de mensagens - pos-venda

Depois de alcançar seu objetivo é importante manter seu relacionamento com o contato ativo e o pós-venda é a etapa onde você pode e deve fidelizar seu cliente.

Nesta etapa envie e-mails relacionados ao produto ou serviço adquirido.

Envie dicas e truques para ele tirar melhor proveito do produto/serviço, sugira produtos relacionados, pergunte-o se teve alguma dúvida no processo de compra, etc.

Minhas dicas para estes e-mails são:

  • Pergunte se ele está satisfeito com a aquisição;
  • Envie um formulário com uma pesquisa de satisfação;
  • Informe as opções e prazos para troca ou devolução;
  • Insira uma opção de ele compartilhar com os amigos a aquisição.

5. Abandono de carrinho

7 tipos de mensagens - carrinho abandonado

Você não pode deixar seu contato ir embora sem saber o motivo ou sem que ele tenha mais opções para finalizar a compra.

Às vezes o carrinho é abandonado por falta de tempo, então envie um e-mail com os produtos do carrinho abandonado e a opção para conclusão da compra.

Minhas dicas para estes e-mails são:

  • Envie a relação de produtos abandonados no carrinho;
  • Coloque um botão/link que o direcione para finalização da compra;
  • Envie as formas de pagamento com links direcionados para cada opção;
  • Dê um desconto ou benefício para estimular a finalização.

6. Aniversário

7 tipos de mensagens - aniversario

Todo mundo gosta de ser lembrado no dia do aniversário e ganhar presente então, nem se fala.

Neste dia, além de enviar um e-mail parabenizando-o, dê-lhe um brinde. A maioria das empresas dá descontos. Então seja criativo e pense em novas abordagens.

Minhas dicas são:

  • Envie uma mensagem personalizada. Com a foto do contato seria perfeito;
  • Por ser um momento especial para o contato, seja alegre na comunicação;
  • Coloque a opção para ele compartilhar o e-mail com os amigos;
  • Mesmo que seja um cartão, tente dar-lhe um benefício sem vínculo de compra.

7. Inatividade

7 tipos de mensagens - inatividade

Um contato que não interage não é mais um contato, é apenas um e-mail.

Uma das técnicas do e-mail marketing para melhorar os resultados é dividir os disparos entre contatos que interagem com frequência e contatos que não interagem.

Para um contato que não interage a mais de 1 mês, você pode enviar uma mensagem dizendo que sente sua falta e encontre uma forma de se reaproximar.

Já vi muitas mensagens criativas para casos como este e você precisa despertar o interesse do contato para retomar o relacionamento. Invente, recrie e inove!

Minhas dicas são:

  • Coloque opção de alterar as preferências de comunicação;
  • Envie uma pesquisa de satisfação ou pergunte o motivo para ele estar distante;
  • Dê um benefício para ele retomar o contato.

É importante que todos os e-mails sigam a mesma linguagem. Tenha uma personalidade em sua comunicação e o contato saberá com quem ele está interagindo a cada e-mail.

Um contato bem engajado irá automaticamente render frutos para sua empresa. Pense em engajar e consequentemente irá vender.

Essas mensagens contemplam uma régua de relacionamento básica. Você pode incluir novas etapas em sua régua de relacionamento, inclusive, integrar com redes sociais e campanhas off line.

O que você acha de falarmos mais sobre o assunto? Aproveite e deixe seu comentário aí embaixo.

Abraço e até a próxima…

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2 Comentários

  1. Paulo disse:

    Parabéns! Dicas muito boas, simples, objetivas e engajadoras. Abs

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