4 razões pelas quais amamos Inbound Marketing e você também deveria!

Se você já pesquisou algo relacionado ao termo “marketing digital”, certamente se deparou com algum conteúdo relacionado ao Inbound Marketing. Mas você sabe exatamente o que é isso?

Em termos gerais, o Inbound Marketing é uma estratégia que conquistou a simpatia de muitos gestores nos últimos anos, principalmente devido aos ótimos resultados gerados em diversos nichos de negócios.

Embora seja uma tendência, porém, esse termo ainda causa muitas dúvidas para quem não atua na área.

No post de hoje, mostraremos 4 benefícios do Inbound Marketing para o crescimento da sua marca e esclareceremos as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

1. Cative as pessoas sem ser invasivo

Pense na seguinte situação: você faz uma pesquisa online e encontra conteúdos interessantes. Durante o consumo desse material, porém, surgem anúncios indesejados que atrapalham a atividade que você estava fazendo. É de irritar qualquer um, certo?

Não é segredo para ninguém que esse modelo de publicidade invasivo tem se tornado pouco atrativo e já conta altos índices de rejeição. É nesse contexto que surge o primeiro benefício do Inbound Marketing: essa vertente do marketing digital tem ganhado espaço e simpatia dos internautas pela forma “amigável” com que as empresas fazem as suas divulgações.

Nesse segmento, as marcas atraem a atenção dos usuários por meio da publicação de conteúdos que educam e envolvem os potenciais clientes do negócio. Uma vez atraídas, as pessoas estarão mais abertas a uma abordagem e serão guiadas com mais facilidade pelas etapas do funil de vendas.

Resultado? Os leads — ou clientes potenciais — se tornarão clientes reais.

2. Melhora interação online com as pessoas

Produzir e publicar conteúdos permite um contato direto com o público da empresa. O Inbound Marketing é a porta de entrada para um relacionamento duradouro com os clientes, por meio da interação e do diálogo, que deve ser humanizado.

Esse contato pode acontecer de diferentes maneiras. As chamadas para ação (CTA’s, sigla inglês), por exemplo, podem influenciar o internauta, de maneira a fazê-lo executar uma ação que você deseja. Elas podem ter diversas funções: seguir as redes sociais, assinatura de newslettler ou, até mesmo, comentar em um post.

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3. Forneça credibilidade com conteúdos relevantes

Ao analisarmos os hábitos de pesquisa na era digital, fica claro que a internet é a primeira opção para milhares de pessoas que desejam saber mais sobre algum tema, produto ou serviço. Assim, a sua empresa deve ser a melhor fonte para responder aos questionamentos dos clientes e oferecer soluções para suas necessidades.

Publicar conteúdos relevantes, que realmente gerem valor e respondam às dúvidas permite que a sua marca se torne referência em determinados assuntos. A criatividade é livre: produza informação e a distribua em formatos diferentes: textos, vídeos, infográficos, e-books, podcasts etc. O importante é ser atrativo e fornecer material de qualidade.

4. No Inbound Marketing tudo é mensurável

Diferente das mídias tradicionais, no marketing digital é possível mensurar absolutamente tudo. No caso específico do Inbound Marketing, existem métricas disponíveis para analisar o comportamento das ações e avaliar o desempenho da estratégia.

Confira algumas variáveis passíveis de análise:

  • quantidade de visitas no site.
  • principais canais de aquisição de tráfego (pesquisa orgânica, redes sociais, links de outros blogs, entre outros).
  • tempo de permanência na página.
  • assuntos que atraem maior interesse do público.
  • materiais que apresentam maiores taxas de conversões.

Analisar estes dados é fundamental para o sucesso da estratégia, já que permite a correção dos erros e adaptação da campanha, fazendo com que ela seja mais eficiente.

Com base nessas dicas, você já sabe que o Inbound Marketing é uma estratégia que possui um potencial sensacional. Não por acaso, está revolucionado a maneira de fazer marketing digital nos dias atuais.

Agora que você já está por dentro das maiores vantagens do Inbound Marketing, que tal expandir o seu conhecimento sobre atração de novos clientes? Baixe gratuitamente o e-book Como Captar Novos Contatos e eleve o seu negócio no mercado.

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