Conheça 6 ótimos exemplos de e-mails personalizados

Ainda há uma parcela de consumidores que consideram desinteressantes as promoções que recebem em suas caixas de entrada todos os dias. E não é para menos: muitas empresas ainda lutam para tornar seus e-mails verdadeiramente eficientes e memoráveis.

Para superar isso, as marcas estão investindo na utilização de e-mails personalizados como estratégia para criar campanhas mais envolventes e acolhedoras.

Para entender como utilizar esse recurso, confira o nosso post “Personalização: use-a a seu favor”.

Veja esses 6 ótimos exemplos de e-mails personalizados que conseguiram cumprir sua função com êxito.

Spotify – músicas personalizadas

spotify

O Spotify utiliza dois conceitos básicos que garantem o sucesso de um e-mail marketing: conteúdo relevante e exclusividade.

O conteúdo é criado com base nas interações do usuário em sua conta Spotify, daí nasce a tal relevância.

Ao usar frases como “um dos primeiros a ter acesso” e “top ouvinte”, a empresa consegue criar a sensação de exclusividade e de importância no leitor, que sente como se estivesse sendo recompensado pelo uso do serviço.

Além disso, o e-mail termina com um grande botão para ouvir a nova música, que foi sugerida conforme o perfil desse cliente, fazendo com que o usuário continue a utilizar o serviço continuamente.

referencia spotfy

Amazon – um ótimo exemplo de personalização

amazon

O e-mail da Amazon é um ótimo exemplo sobre como o comportamento do usuário pode ser utilizado para elevar a assertividade dos e-mails.

Ao pesquisar no site da Amazon por máscaras de plástico com formato de abóbora, um usuário recebeu um e-mail alguns dias depois oferecendo produtos similares ao que ele estava buscando quando fez a pesquisa no site.

Essa técnica de cross-selling mostra como um alto nível de personalização de um e-mail pode gerar um grande impacto nas vendas.

Dropbox

dropbox

Mais um exemplo de como os comportamentos do usuário ajudam a criar uma experiência mais pessoal e personalizada. O Dropbox, ao identificar o login do usuário em vários dispositivos, envia um e-mail apresentando algumas características de seu serviço que podem tornar a experiência de utilização muito mais eficiente e simples.

Ao fazer isso, a empresa educa seus clientes ao mesmo tempo em que trabalha a retenção, sem deixar de ser relevante.

Netflix é importante que você conheça

netflix

A Netflix esta na vanguarda da produção de mensagens relevantes e é importante que você conheça. Ela possuí uma imensa quantidade de títulos e investe continuamente em algoritmos que identificam os gostos e interesses de seus usuários para oferecer filmes e séries que estejam alinhados com esses interesses.

A companhia costuma oferecer algumas sugestões de filmes e séries selecionados especialmente para o usuário (exclusividade), agregando valor ao seu próprio serviço ao fazer com que o usuário continue a utilizá-lo e mantendo o conteúdo interessante.

Referencia netflix

Live Nation

livanation

A Live Nation é um site americano que dá dicas de eventos e de shows próximos ao consumidor e, nesse e-mail, mostra como as informações de localização podem ser utilizadas para melhorar a experiência do usuário.

A empresa utiliza informações das localizações recentes do usuário e o histórico dos eventos da qual ele participou para exibir dicas interessantes de shows próximos.

Pinterest, outro ótimo exemplo.

pinterest

Os e-mails do Pinterest se destacam pela sua assertividade e pela simplicidade. As sugestões de tópicos mostradas são baseadas em suas pesquisas dentro do site e, por isso, costumam acertar o gosto do leitor.

Mas o aspecto que mais chama a atenção é a simplicidade dos e-mails, que vão direto ao ponto. Isso é importante e um ótimo exemplo, pois foca a atenção do usuário no que realmente importa: os links para outros tópicos dentro do site.

referencia pinterest

 

Para saber como criar um e-mail mais direto, confira também o nosso post “Receita do e-mail marketing perfeito!”.

O que achou desses modelos de e-mails personalizados? Deixe seu comentário, isso nos ajuda muito na criação de futuros conteúdos.

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