12 Táticas de Envio Super Fáceis e Eficazes

Imagine a seguinte cena:

Um pescador entusiasmado, dirigindo sua picape rumo a um lago infestado de peixes. Precavido, tomou o cuidado de preparar iscas perfeitas, mas não se preocupou em conhecer o hábito do cardume residente.

Será que poderíamos arriscar um palpite sobre o resultado da pescaria?

Digamos que seria medíocre ou, na melhor das hipóteses, moderado, certo?

Simplesmente porque nosso pesca(ma)dor  desconhece o comportamento de seu “target”.

Analogias à parte, o mesmo fenômeno pode ser observado em campanhas de e-mail marketing.

Pouco adianta o conteúdo de uma campanha ser sensacional, com um assunto atraente e uma lista de contatos promissora (isca + lago) se ela for enviada aleatoriamente.

Ei, temos um conceito aqui:

Qualquer campanha de e-mail mkt requer uma estratégia de envio. Qualquer uma! Somente assim é possível maximizar seu resultado.

Para facilitar — e não me estender demais —, listei 12 dicas práticas que irão ajudá-lo com sua estratégia de envio de campanhas durante o ano todo.

Vamos lá:

1- Janeiro

janeiro

Não confunda férias de verão com férias dos clientes.

Relacione-se com seus contatos inclusive no início do ano, se possível, através de campanhas curiosas e criativas. Ex: Dia do Riso (18/01) rsrs!

2- Fevereiro

fevereiro

Reflita bem antes de enviar suas campanhas de carnaval.

Caso sua mensagem chegue muito próxima ao feriado, acredite, pouca gente prestará atenção nela.

Uh, esquidô!

3- Março

março

Que tal explorar o dia internacional da mulher (08/03) neste ano? Você já pensou em trabalhar esta data?

Minha recomendação: desenvolva uma peça de e-mail mkt original e exclusiva para o público feminino de sua lista.

Que mulher não gosta de um agrado, afinal?

4- Abril

abril

O quê? Você tem um e-commerce e nunca ouviu falar do Dia do Frete Grátis?

Bem, chegou a hora de remendar isso.

O evento ocorrerá no dia 26/03, acesse o site www.diadofretegratis.com.br e participe dessa próspera iniciativa.

5- Maio

maio

Que este é o mês do Dia das Mães você já está careca de saber.

Porém, deixe-me adivinhar, você continua enviando sua campanha temática somente na sexta-feira que precede o domingo das comemorações, acertei?

Bem, e se você adotasse uma estratégia diferente para esse ano, enviando sua campanha de Dia das Mães no dia 06/05, seguida de uma peça de retargeting (segundo envio, apenas para seus leitores engajados) no dia 08/05?

6- Junho

julho

Ê lê lê ô, a Copa do Mundo já chegou!

Você já pensou em alguma ação especial para a ocasião?

Quem sabe uma promoção válida somente para o caso de uma vitória brasileira ou, talvez, uma campanha de e-mail mkt para cada jogo, adotando a temática da seleção adversária.

Enfim, são muitas as possibilidades. Divirta-se!  

7- Julho

junho

Ok, a Copa do Mundo acabou e ninguém mais suporta ouvir falar do assunto (ainda mais se Neymar & Cia nos deixarem na mão).

Entretanto, existem muitas outras datas legais para você realizar campanhas bacanas nesse mês, como o Dia do Padeiro (08/07), o Dia da Pizza (10/07), o Dia do Amigo (20/07), o Dia do Orgasmo (31/07) etc.

8- Agosto

agosto

O Dia dos Pais, a despeito de não ser tão vigoroso quanto sua versão feminina, é um excelente marco para sua investida.

Só pra termos uma ideia, a data movimentou mais de um bilhão de reais só no ano passado (2013). Fonte: E-bit.

É mole?

9- Setembro

setembro

Neste mês também prevemos uma série de datas interessantes para a realização de campanhas de e-mail mkt.

A começar pelo aniversário do — argh! — Corinthians (01/09), O Dia da Independência do Brasil (07/09), o início da primavera (22/09) e, principalmente, o Dia do Cliente (15/09).

Atenção especial para este último, ok?

10- Outubro

outubro

No mês das crianças, vale a mesma lógica apontada para o Dia das Mães.

Campanha antecipada + ação de retargeting e, se possível, uma nova campanha vespertina, explorando o conceito de urgência.

11- Novembro

novembro

Meu amigo, quando o mês de novembro chegar, tenha apenas uma coisa em mente: BLACK FRIDAY (28/11).

Você precisa fazer parte desse banquete!

Em sua terceira edição em terras tupiniquins, o evento rendeu quase dois milhões de reais em pedidos em um único dia!

12- Dezembro

dezembro

Aqui você provavelmente deve estar se perguntando como ganhar notoriedade em meio à enxurrada de campanhas natalinas.

Bem, realmente não é uma tarefa simples.

Contudo, lembre-se de que, onde há oferta também existe demanda.

Portanto, destaque sua peça da concorrência enviando-a com maior antecedência.

***

Ufa, acho que é isso!

Até a próxima e mãos à obra!

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4 Comentários

  1. Softwares Marketing disse:

    Parabéns pela matéria, obrigada pelas dicas realmente temos aproveitas as das comemorativas de maneira certa.
    Keile

  2. Fabio disse:

    Parabéns pela materia

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