Em 2012 o e-commerce brasileiro faturou R$ 3,06 bilhões no período de festas (de 15 de Novembro a 24 de Dezembro), segundo dados do e-bit.
Interessante o número? Pois, prepare-se, esse ano a “ceia” promete ser ainda mais farta!
A Hello Research apresentou uma previsão de aumento para 2013 de 7% nas compras de final de ano, segundo pesquisa conduzida pela empresa.
Mais da metade do crescimento de R$ 252 milhões, 51%, deverá ficar com a categoria de moda e acessórios. Isso significa uma melhora significativa para o segmento.
No último Natal a média de gastos por comprador foi:
- R$ 1.062,00 (Classe Alta – renda per capita a partir de R$ 1.020,00)
- R$ 464,00 (Classe Média – renda per capita entre R$ 1.019,00 e R$ 292,00)
- R$ 288,00 (Classe Baixa – renda per capita abaixo de R$ 291,00)
(fonte: Estudo Data Popular – Dezembro 2012)
“Embora a classe média ainda esteja quitando algumas dívidas, isso não será um empecilho para o consumo de presentes de Natal. Este consumidor pretende gastar uma média de 464 reais com presentes, que devem ser destinados para parentes e amigos, mesmo que seja uma ‘lembrancinha’.” (Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular)
Variedade e fartura: receitas para um Natal próspero!
A Data Popular ouviu, em dezembro de 2012, 1.009 pessoas de todos os estados brasileiros e descobriu que os principais presentes da lista de compras de Natal são:
- 44% – roupas;
- 30% – brinquedos;
- 26% – perfumes e cosméticos;
Outros itens como livros, sapato, acessórios e celulares, também fazem parte da lista e podem representar até 20% dos presentes.
“C” de Compras
Das intenções de compra desse ano, a classe “C” ficou com o maior aumento: nove pontos percentuais, em relação a 2012. Subindo de 72% para 81%.
A região Nordeste, que pulou de 65% para 76%, destaca-se no crescimento na intenção de gastos com presentes de Natal.
(fonte: Pesquisa Hello Research – 1.200 pessoas entrevistadas – 70 cidades brasileiras)
“D” de Dicas
Não seja mais uma mensagem na caixa de spam. Suas campanhas de email marketing irão, literalmente, concorrer com muitas outras, afinal, é Natal!
Por isso, fique atento aos seguintes detalhes:
Personalize – não tente falar com todo mundo da mesma forma. Pessoas consomem conforme suas preferências, portanto, diferencie suas campanhas: homens, mulheres, crianças, jovens, adultos, velhinhos, cada qual com a sua forma de ler e ser impactado;
Capriche – um design bem feito, com interação, além de cativar o cliente, inspira na hora da decisão da compra. Ouse e se comunique na sintonia do público que quer atingir com seu e-mail marketing;
Diferencie – aquilo que não tem valor é caro. Pense no preço, mas nunca se esqueça de agregar valor ao seu produto/serviço;
Jus à fama.
A previsão de aumento nas vendas começa a contar a partir de 15 de novembro, impulsionada por ações como a Black Friday, marcada para o dia 29/11.
Como a data comemorativa mais lucrativa do ano, o Natal em 2013 não deve decepcionar, mantendo sua posição no topo do e-commerce.
Amor, alegria, saúde, crescimento e aprendizado, são e devem continuar sendo os votos para um Natal maravilhoso, mas até lá: a minha parte em dinheiro, por favor! =)
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