Engajamento e Email MKT: engajaoquê?

Verbo: en.ga.jar
1.incitar; instigar; levar alguém a se dedicar a algo.

fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/engajar

Este ano ouvimos: – Vem pra rua! Vem pra rua! Vem pra rua! [<o>]

Pois é, pessoas genuinamente envolvidas com algo — pode acreditar — provocam um efeito mais poderoso com suas ações.

A Academia Brasileira de Marketing registrou no seu “Entendimento do Marketing” o seguinte:

“mais que uma caixa de ferramentas, é o tratar-se de ideologia empresarial soberana e consagrada, presente nas empresas que buscam, de forma incansável e permanente, conquistar, desenvolver e preservar clientes, e crescer, sempre, e, preferencialmente, através dos próprios clientes.”

Crescer através dos próprios clientes… Hum… Tá aí uma ideia!

Com o atributo de uma “sociedade supercomunicativa” ficou impossível, através dos recursos de aprendizado que utilizamos, absorver tudo que nos é oferecido diariamente.

Quer ver:

  • Livros Publicados Anualmente nos EUA – 30.000 unidades;
  • Estimativa de tempo para que 01 pessoa os lesse: 17 ANOS

Importante: a pessoa teria que ler 24 horas por dia sem parar para concluir essa meta!

Difícil? Não. Organicamente impossível!

Agora, inclua nisso: cartas, mensagens de texto, comerciais de televisão, redes sociais e, ah, é claro: SEU E-MAIL.

E aí entra “o pulo do gato”: en.ga.jar!

Para aguentarmos uma sociedade que super se comunica, precisamos de mensagens “supersimplificadas”. Menos é mais!

Al Ries e Jack Trout definiram muito bem quando disseram: “A publicidade não é nenhuma marreta. Ela é mais como uma neblina muito leve que envolve seus potenciais clientes.” (Posicionamento. A batalha por sua mente.)

É preciso receptividade para “levar alguém a se dedicar a algo”.

Uma situação. Duas pessoas. Receptividade, ou não, à ideia:

E você acha que com o seu e-mail vai ser diferente? Pode ser que sim!

Quem abre, engaja. Quem clica, engaja. Quem compartilha, engaja. Quem lê, engaja.

Leitores são engajados!

Esforce-se para obter a atenção, mas lembre-se: menos é sempre mais!

Na selva de comunicação que existe lá fora, a única esperança de marcar altos pontos é ser seletivo, concentrar-se em metas bem definidas, praticar a segmentação. (Al Ries e Jack Trout)

Alinhe suas campanhas de maneira correta às Boas Práticas do segmento e entregue para um usuário sintonizado com seu conteúdo.

LEITORES ENGAJADOS

E como eu descubro se meus destinatários estão sintonizados com minhas campanhas?

Por “leitores engajados”, tomamos aqueles destinatários que, além de clicar nos botões de interação (call to action) de uma peça, também leram seu conteúdo, ou grande parte dele.

Este critério baseia-se no tempo que a mensagem permaneceu exposta no navegador de cada destinatário, no caso, acima de 10 segundos.

Conquiste um Leitor Engajado.

Incite. Instigue. Leve alguém a se dedicar a algo que você tenha proposto!

@té a próxima!

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1 Comentário

  1. Marcus disse:

    Muito bom o artigo.

    Realmente muito interessante esse entendimento de leitores engajados. Com isso será bem mais fácil selecionar o público interessado nos meus produtos e melhorar minhas vendas.

    Parabéns!

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