Como a psicologia de marketing pode me ajudar a alcançar o sucesso?

//Como a psicologia de marketing pode me ajudar a alcançar o sucesso?

Como a psicologia de marketing pode me ajudar a alcançar o sucesso?

Antes de começar esse conteúdo, vale lembrar do que eu falei anteriormente no post sobre Growth Marketing: você não pode ter medo de ousar, não pode ter medo de perder o tato ou até mesmo de ser “chato” com seu diferencial. Nesse post vou te explicar sobre a psicologia de marketing e o poder de um bom posicionamento no mercado!

Mas antes, responda se puder.

Se você está procurando atrair seus primeiros assinantes para seu blog, tenho uma pergunta básica para você: alguma das seguintes opções soa familiar?

  • “Eu já trabalhei sozinho criando conteúdo e nada acontecia.“
  • “Eu tentei postar no meu blog várias vezes por semana, e também fazia comentários em outros blogs, postagem de convidados e praticamente tudo o que era relacionado. Porém nada disso funcionava.”
  • “Eu não tenho ideia de como começar a atrair assinantes. Eu escrevo um monte de postagens no blog, mas o tráfego é sem engajamento.”

Se você disse “Sim” para alguma dessas opções, A VERDADE É QUE grande parte da sabedoria de “bom senso” que compartilham sobre a construção de um público-alvo é na melhor das hipóteses, falha, e na pior delas, errada.

Entenda que por mais envolvente seja o seu conteúdo as pessoas só se atraem pelo o que elas conhecem de você. Elas poderão ler seus conteúdos, mas isso não quer dizer que elas confiem em você, para ter essa confiança é preciso de um posicionamento e ser o melhor nisso.

Eu tenho uma história rápida para você

Em uma das empresas em que eu trabalhei, trocaram o Diretor de Marketing e eu queria saber o motivo. Foi então que perguntei a um de meus colegas: “Por que você acha que escolheram ele?”

  • Ele disse: “Ele é muito inteligente e processa informações muito rápido.”
  • “Caramba, o cara é como um computador”, eu pensei.

Então eu fiz a mesma pergunta para pessoas de setores diferentes que não se conheciam e foi quando disseram: “Ele processa informações muito rápido”.

Depois disso fiquei analisando a situação pois eu nunca na minha vida tinha escutado essa expressão “ele processa informações tão rápido” e agora eu ouvi duas pessoas que não eram colegas em comum dizendo a mesma coisa.

As chances de as pessoas criarem a mesma sentença assim é impossível. Mas percebi que a razão pela qual as pessoas disseram a mesma coisa sobre ele é porque ele deve ter MOLDADO isso na mente delas e  PLANEJADO através de uma psicologia de marketing, na qual você precisa criar uma marca e uma posição no mercado em que as pessoas possam se lembrar de você.

É preciso pensar sobre você e ser insanamente específico, para construir algo exclusivo para você resumido e em poucas palavras para ser reconhecido .

Mas pra isso você precisa passar essa mensagem que você pensou ATÉ SE CANSAR DELA.

Com isso, eventualmente, você vai colocar o SEU NEGÓCIO ou seu blog na mente de todas as pessoas.

Por que isso é vital para obter tráfego no meu site, blog e fanpages?

Bem, você se lembra de quando eu disse: o número de assinantes que você tem no seu blog ou fanpage é diretamente relacionado à sua capacidade de levar as pessoas a promovê-lo como se fosse o seu?

Se as pessoas se lembrarem exatamente no que você é incrível, quando um amigo aparecer com um problema, você se tornará o vínculo e será visto como a recomendação padrão para esse problema. Essas recomendações vão se converter em leads qualificados.

Entretanto, você só pode obter esses tipos de recomendações se as pessoas se lembrarem de você durante as conversas com seus amigos.

 Como criar uma frase que melhor descreva você?

Você precisa descobrir o que você vai dizer sobre si mesmo e também a sua frase para que as pessoas se lembrem de você. Afinal, quem é você e o que você tem de melhor?

Agora aqui está algo que você deve considerar:

Quando você já tem essa frase específica, tenha a certeza de que as pessoas não a conhecem e não quer competir pela mesma ideia, você precisa querer encontrar o “Rare Diamond”, como dizem.

Opa, o que é esse tal Rare Diamond?

Nada mais é do que Diamante Raro em inglês, um termo usado apenas para você entender que você precisar encontrar algo raro e precioso.

Como você consegue chegar a algo completamente único?

Este exercício simples vai te ajudar. Em primeiro lugar, responda a estas perguntas:

  1. O que seu público ideal quer?
  2. Qual é o principal problema que eles têm que você acredita que pode resolver?
  3. Qual é seu método para resolver esse problema?
  4. Do que você gosta de falar mais do que tudo?

Depois que encontrar essas respostas você  precisará combinar todas elas.

O interessante sobre este pequeno exercício é que por acabar sendo tão específico, se torna quase impossível encontrar alguém que já tenha essa “marca”.

O que devo fazer depois disso?

Uma vez que você sabe o que quer, precisa descobrir o público exato que você está tentando alcançar, além isso, precisa falar a língua exata deles. Porque se você não o fizer, eles irão te rotular como um estranho e te ignorarão.

A chave é: quando você escrever algum conteúdo, pense sobre o público que você está tentando alcançar, em como chamá-los e depois envolvê-los à sua mensagem principal sem irritá-los.

Como descobrir “o tipo” de pessoa que você deve atingir?

  1. Faça as pessoas responderem questionários rápidos para encontrar grupos interessantes de pessoas.
  2. Incentive-as a responderem seus e-mails e a compartilharem histórias sobre si mesmas com você. Use esses dados para descobrir quem mais você deve procurar.

 Resumo

Encontre o seu diferencial, crie uma linguagem curta e específica para seu público. Seja “chato” e repita o seu diferencial diversas vezes, sem ter medo de parecer um gravador.

O número de visitas que você tem está diretamente relacionado a:

  1. Sua capacidade de direcionar o tráfego altamente segmentado para o seu site/blog.
  2. Sua capacidade de converter esse tráfego em leads qualificados.
  3. Sua capacidade de obter seus leitores para promovê-los e encaminhá-lo para os amigos.

A psicologia de marketing nada mais é do que entender o interior do seu cliente ideal e após entende-lo saber fazer sua marca seja presente em sua mente como diferencial.

Agora que eu mostrei como encontrar seu público e o que fazer para entrar em contato com eles, coloque em prática essa psicologia de marketing e me conte como foi a sua experiência!

Se você quiser saber como nutrir seu leads, separei esse e-book muito interessante com várias dicas valiosas.

2019-02-20T16:03:47-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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