Você quer se tornar um expert em produção de conteúdo para web? Então, você precisa ler este conteúdo até o final para pegar os macetes e começar a produzir de forma arrasadora. Acompanhe!
Princípio para um produção de conteúdo de ponta
O que é marketing de conteúdo?
É o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, com base na formação de um público fiel, por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante.
Esses são os 5 tipos de conteúdo perfeitos para a web:
- Blog posts (artigos)
- E-books
- Infográficos
- Audiovisuais
- Webinars
Canais mais utilizados para distribuí-los e por quê:
- Blog, por ter um baixo custo de investimento.
- Redes sociais, pois servem de apoio para o blog.
- E-mail, desde que tenha uma base de contatos qualificada para criar um planejamento e estratégias de envios certeiros.
Quais são os conceitos básicos de Marketing de Conteúdo?
A Persona
Tudo começa pela persona, personagem semi-fictício que retrata o comprador ideal e representa o target de uma empresa. Para definir uma persona são tiradas as características do público-alvo.
O que diferencia ambas é que público-alvo tem uma definição mais ampla, exemplo: “homens e mulheres de 30 a 40 anos, da classe A”; ao contrário da persona que é mais específica, exemplo: “Bárbara, tem 23 anos, é formada em publicidade e propaganda e gosta de ler e escrever. Atualmente, é analista de marketing e quer abrir um e-commerce e começar a usar o e-mail marketing para ter mais vendas.”
O Funil de vendas
Trata-se de um processo estratégico de acompanhamento e condução de possíveis clientes, desde o momento em que eles conhecem o conteúdo no blog ou nas redes sociais até a decisão de compra.
As etapas são:
- Topo – 1º momento, quando a pessoa entra em contato com o blog/site e passa pela fase da descoberta de um problema e tem interesse em resolvê-lo.
- Meio – 2º momento, ao qual após a descoberta e interesse em resolver o problema, a pessoa busca por soluções. Trata-se do estágio de consideração em entender o que ela precisa resolver e a intenção de começar a solucionar.
- Fundo – 3º momento, quando a pessoa está quase 100% segura de como precisa resolver seu problema. É o ato em que ela faz uma avaliação e compara as possíveis saídas e entra no processo de decisão para escolher qual é a melhor.
O SEO
Relaciona-se à otimização para mecanismos de busca em um conjunto de ações e estratégias de marketing digital. Seu objetivo é aumentar o tráfego, melhorar o desempenho do site e trazer melhores resultados orgânicos no Google.
Para arrasar no SEO é preciso ter atenção à escolha da palavra-chave, relevância do conteúdo, link building e a experiência do usuário. Com essa 4 funções mecânicas bem ligadas e claro, um bom uso de copywriting e escrita você consegue ter bom proveito.
O Planejamento de conteúdo
É a hora de definir o objetivo, isto é, o que e quem o material quer alcançar e quais recursos serão utilizados para isso. No caso, no planejamento, o funil de vendas será o apoio que norteará o restante.
Vale lembrar que a proporção de conteúdo com base no funil precisa ser de 80/20, quer dizer, 80% dos conteúdos devem ser voltados aos interesses, dúvidas e necessidades da persona, isto se encontra na fase do topo. Já os 20% são para falar sobre a solução que sua empresa oferece, isto já fica alocado para o meio e fundo do funil.
Quais são os tipos de conteúdos indicados para cada etapa do funil de vendas?
Topo de funil
- Blog posts
- Redes sociais
- Vídeos curtos
- Infográficos
Meio de funil
- Blog posts
- E-books
- Conteúdo exclusivo com formulários
- Eventos
Fundo de funil
- Páginas de produto no site
- Estudos de caso, cases de sucesso, depoimentos.
- Pesquisa de mercado, dados estatísticos.
- Vídeo demonstrativos.
Como definir o tema e o título do seu conteúdo?
Para definir o tema pense na pauta. Ela é o guia que permite cumprir o que foi pensado no planejamento da estratégia de conteúdo. Com relação ao título, você deve trabalhá-los entre 55 e 67 caracteres e usar gatilhos mentais para ativar o interesse, a dúvida ou a curiosidade no leitor.
Procure usar os seguintes títulos:
- Números e listas (Exemplo: “5 maneiras de vender mais por e-mail MKT”).
- Palavras negativas (Exemplo: “Vai perder essa dica mesmo?”).
- Adjetivos chamativos (Exemplo: “Look perfeito para você usar em uma festa!”).
- Perguntas (Exemplo: “O quê?, Por quê?, Onde?, Como?, Quando?”).
- Benefícios (Exemplo: “Aumente suas vendas com e-mail marketing”).
- Senso de urgência (Exemplo: “Agora mesmo”, “Você precisa ver isto”).
Faça uma redação nota 10!
Redigir um texto não é simplesmente escrever tudo o que vier à mente, pelo ao contrário, quando falamos de produção de conteúdo perfeita para a web, nos referimos ao entendimento da pauta (pitch) que vai desde a persona, a linguagem, a relevância do conteúdo, o estágio do funil e o CTA.
E qual estrutura você deve seguir?
Com todas as informações bem fixas, pense na estruturação do seu conteúdo das seguintes maneiras:
- Introdução.
- Desenvolvimento em intertítulos, isto é, não deixar seu conteúdo escrito em texto corrido. Como você pode ver, eu dividi este artigo que você está lendo em vários intertítulos, para facilitar a sua leitura; e é exatamente isso o que você deve fazer em seu conteúdo. Percebe que não fica uma leitura cansativa, morosa.
- Conclusão.
- CTA.
Depois de escrever, pare, descanse e depois REVISE!
Se você não tiver um revisor ou um copidesque para avaliar seus textos, faça você mesmo, mas evite no dia em que produziu o material. Nossa mente se acostuma com a escrita e por vezes, podemos deixar passar alguns erros que podem ser tanto grotescos como simples, e para um produtor de conteúdo, divulgar um material com a escrita errada é um tiro no pé.
Explicando a diferença entre Revisor e Copidesque rapidamente:
O revisor de textos é aquele que cuida da adequação das normas gramaticais e ortográficas, corrige os erros de digitação, concordância e pontuação. Já o copidesque vai além da revisão. Ele tem a liberdade de modificar o artigo e adequá-lo às características do veículo em que o material será divulgado. Este profissional pode mudar a ordem das frases, a linguagem e a divisão dos parágrafos.
Entendeu a diferença? É bem simples, né? 🙂
Agora que você já sabe TUDO para fazer uma produção de conteúdo perfeita, que tal começar a praticar? Aproveite e aprenda “Como produzir conteúdos de E-mail Marketing assertivos para as PERSONAS certas” também.
Se houver dúvidas, deixe nos comentários que eu te respondo.
Abraços,
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