A montagem de uma peça… de email marketing!
O sucesso da montagem de uma “peça” esta no equilíbrio, portanto fique atento para não exagerar no drama. Antes de por a “mão na massa” escolha seus principais elementos: o ator principal (sua empresa/seu negócio); os coadjuvantes (os produtos, os botões de call to action e o código HTML da sua mensagem); e um bom cenário (o layout da peça).
Primeiro Ato:
Apresente ao público os personagens e o local onde a história vai ocorrer. Em se tratando de e-mail use o assunto como a “resenha” da peça. Coloque no cabeçalho da arte as suas informações fundamentais, como a marca da empresa, um banner e uma chamada.
Interessando o assunto e o template sendo atraente desde o cabeçalho, a curiosidade cumprirá o seu papel de levar o público até o fim da sua história.
Segundo Ato:
No segundo ato, entra em cena ele: o conteúdo!
O design atraente com um conteúdo relevante pra quem recebe o seu e-mail desperta o almejado interesse.
Preocupe-se com a diagramação, ou seja, com a distribuição e a ordem das coisas que você quer comunicar através do seu e-mail. Esforce-se para trazer ao leitor uma sensação de ordem e equilíbrio.
Um template colorido com uma fonte estilizada não é sinônimo de “design atraente”. O layout abarrotado de informações, pode deixar sua “peça” sem pé e nem cabeça.
O layout precisa ter coerência do início ao fim da mensagem. Lembre-se, a pessoa lê da esquerda para direita em uma linha reta, ou seja, ela não necessariamente seguirá a ordem do texto só porque você pensou daquela forma.
A tipografia é a fonte que será utilizada no template. Procure usar no máximo até dois tipos diferentes e dê prioridade para as fontes básicas (Arial, Tahoma, Times New Roman, Verdana, Courier e… Comic Sans). Infelizmente a Helvetica não é recomendada pois apenas os “Macs” vêm com essa fonte instalada e não são todos os usuários do Windows que compram essa fonte. Para saber mais sobre tipografia, clique no link no final do post.
Último Ato:
O clímax da história, no caso de quem envia o e-mail, é quando a pessoa clica, portanto trate com muito amor o seu Botão de Ação (call-to-action).
Experimente cores que contrastem com os outros elementos do template.
Despertar o lado sentimental das pessoas é quase a garantia de uma “encenação” bem sucedida. Conheça só associações afetivas das principais cores:
Branco – ordem, simplicidade, limpeza, bem, pensamento, juventude, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modéstia, deleite, despertar, infância, alma, harmonia e estabilidade;
Preto – mal, miséria, pessimismo, sordidez, tristeza, desgraça, dor, temor e intriga;
Vermelho – dinamismo, força, baixeza, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão, vulgaridade, poderio, vigor, glória, calor, violência, dureza, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, alegria, comunicativa e extroversão;
Laranja – força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer e senso de humor.
Amarelo – iluminação, conforto, alerta, gozo, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, adolescência, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade e expectativa.
Verde – adolescência, bem estar, paz, saúde, ideal, abundância, tranquilidade segurança, natureza, equilíbrio, esperança, serenidade, juventude, suavidade, crença, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerância e ciúme.
Azul – espaço, viajem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, medição, confiança, amizade, amor, fidelidade e sentimento profundo.
Roxo – fantasia, mistério, profundidade, eletricidade, dignidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza e calma.
Fique atento e não se engane, como em toda história no email marketing também existem os vilões (filtros de AntiSpam e de privacidade).
Aplique as nossas dicas que eu garanto que a sua “peça” terá sempre um final feliz.
Caso possua alguma dúvida, escreva abaixo. Será um prazer respondê-las! =)
Confira o nosso “Alcorão dos Templates” e descubra como criar um email marketing campeão.
Saiba mais sobre tipografia:
https://www.mediapost.com.br/blog/que-fonte-usar-tipografia-perfeita/
Referências:
http://www.shutterstock.com/pt/blog/8-erros-comuns-de-design-e-como-evita-los
http://www.cafecomgalo.com.br/o-jogo-dos-sete-erros-publicitarios/
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