O Teatro e o E-mail. Vai ser você o vilão nessa “peça”?

/, Email Templates/O Teatro e o E-mail. Vai ser você o vilão nessa “peça”?

O Teatro e o E-mail. Vai ser você o vilão nessa “peça”?

A montagem de uma peça… de email marketing!

amontaagem

O sucesso da montagem de uma “peça” esta no equilíbrio, portanto fique atento para não exagerar no drama. Antes de por a “mão na massa” escolha seus principais elementos: o ator principal (sua empresa/seu negócio); os coadjuvantes (os produtos, os botões de call to action e o código HTML da sua mensagem); e um bom cenário (o layout da peça).

Primeiro Ato:

primeiroato

Apresente ao público os personagens e o local onde a história vai ocorrer. Em se tratando de e-mail use o assunto como a “resenha” da peça. Coloque no cabeçalho da arte as suas informações fundamentais, como a marca da empresa, um banner e uma chamada.

Interessando o assunto e o template sendo atraente desde o cabeçalho, a curiosidade cumprirá o seu papel de levar o público até o fim da sua história.

Segundo Ato:

segundoato

No segundo ato, entra em cena ele: o conteúdo!

O design atraente com um conteúdo relevante pra quem recebe o seu e-mail desperta o almejado interesse.

Preocupe-se com a diagramação, ou seja, com a distribuição e a ordem das coisas que você quer comunicar através do seu e-mail. Esforce-se para trazer ao leitor uma sensação de ordem e equilíbrio.

Um template colorido com uma fonte estilizada não é sinônimo de “design atraente”. O layout abarrotado de informações, pode deixar sua “peça” sem pé e nem cabeça.

O layout precisa ter coerência do início ao fim da mensagem. Lembre-se, a pessoa lê da esquerda para direita em uma linha reta, ou seja, ela não necessariamente seguirá a ordem do texto só porque você pensou daquela forma.

A tipografia é a fonte que será utilizada no template. Procure usar no máximo até dois tipos diferentes e dê prioridade para as fontes básicas (Arial, Tahoma, Times New Roman, Verdana, Courier e… Comic Sans). Infelizmente a Helvetica não é recomendada pois apenas os “Macs” vêm com essa fonte instalada e não são todos os usuários do Windows que compram essa fonte. Para saber mais sobre tipografia, clique no link no final do post.

Último Ato:

ultimoato

O clímax da história, no caso de quem envia o e-mail, é quando a pessoa clica, portanto trate com muito amor o seu Botão de Ação (call-to-action).

Experimente cores que contrastem com os outros elementos do template.

Despertar o lado sentimental das pessoas é quase a garantia de uma “encenação” bem sucedida. Conheça só associações afetivas das principais cores:

Branco – ordem, simplicidade, limpeza, bem, pensamento, juventude, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modéstia, deleite, despertar, infância, alma, harmonia e estabilidade;

Preto – mal, miséria, pessimismo, sordidez, tristeza, desgraça, dor, temor e intriga;

Vermelho – dinamismo, força, baixeza, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão, vulgaridade, poderio, vigor, glória, calor, violência, dureza, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, alegria, comunicativa e extroversão;

Laranja – força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer e senso de humor.

Amarelo – iluminação, conforto, alerta, gozo, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, adolescência, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade e expectativa.

Verde – adolescência, bem estar, paz, saúde, ideal, abundância, tranquilidade segurança, natureza, equilíbrio, esperança, serenidade, juventude, suavidade, crença, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerância e ciúme.

Azul – espaço, viajem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, medição, confiança, amizade, amor, fidelidade e sentimento profundo.

Roxo – fantasia, mistério, profundidade, eletricidade, dignidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza e calma.

Fique atento e não se engane, como em toda história no email marketing também existem os vilões (filtros de AntiSpam e de privacidade).

Aplique as nossas dicas que eu garanto que a sua “peça” terá sempre um final feliz.

Caso possua alguma dúvida, escreva abaixo. Será um prazer respondê-las! =)

Confira o nosso “Alcorão dos Templates” e descubra como criar um email marketing campeão.

Saiba mais sobre tipografia:

https://www.mediapost.com.br/blog/que-fonte-usar-tipografia-perfeita/
Referências:

http://www.shutterstock.com/pt/blog/8-erros-comuns-de-design-e-como-evita-los

http://resultadosdigitais.com.br/blog/11-dicas-para-fazer-suas-chamadas-call-to-action-serem-notadas-e-clicadas/

http://www.cafecomgalo.com.br/o-jogo-dos-sete-erros-publicitarios/

http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/sonhoverao.pdf

Sobre o Autor:

A MediaPost é a primeira agência de e-mail marketing Brasileira com ferramenta própria. Além da ferramenta online para envio de e-mail marketing e newsletter, temos os serviços de Gestão de campanhas e confecção de templates profissionais para sua campanha ter melhores resultados.

Deixar Um Comentário