Dinheiro fácil, retorno rápido: só que nunca!

O conhecido “problema” da Pirâmide financeira é um dos assuntos que muitas vezes ainda se encontra pela internet.

A Pirâmide é um problema porque, infelizmente, muitas pessoas participam e ainda acabam caindo na ilusão de conseguir dinheiro fácil, mas, constitui crime contra a economia popular (art. 2º, inciso IX da Lei 1.521/1951).

Confira:

“LEI Nº 1.521, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1951. Art. 1º. Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes e as contravenções contra a economia popular, Esta Lei regulará o seu julgamento. Art. 2º. São crimes desta natureza: IX – obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes).”

O pichardismo é também conhecido como pirâmide, situação na qual a pessoa enganada entrega determinado valor econômico com a ilusão de ganho futuro.

Crime ou o creme?

Crime ou o Creme?

O que qualifica a pirâmide financeira como crime é que quanto mais pessoas envolvidas, menor é a possibilidade dos retornos normalmente prometidos em um curto prazo.

Nesse caso ganha apenas quem está no topo da pirâmide, muitas vezes causando frustrações nas pessoas que buscam por esse meio a salvação para seus problemas financeiros.

Comparações com o Marketing Multinível

Comparações

Presume-se que empresas de Marketing Multinível possam ser consideradas também praticantes de “pirâmides”, afinal existem alguns pontos em comum, porém, normalmente a pirâmide financeira pressupõe compensações para dois tipos de divulgadores:

• Para os revendedores por cada venda

• Para o recrutamento de novos revendedores

No Marketing Multinível existe a comercialização de um produto, e na pirâmide financeira se busca apenas o lucro financeiro com a “adesão” de novos membros.

Pirâmide no e-mail marketing

Pirâmide

A tentativa de divulgação de pirâmides financeiras através do e-mail marketing, normalmente, é frustrada, pois não sendo permitido por lei o envio é bloqueado antes da sua realização. Ao menos, é o que ocorre na @MediaPost.

Em suma, para conseguir um bom retorno com o e-mail marketing é mais do que necessário que se pense em todos os fatores de influência: remetente, lista de contatos e composição “lícita” da mensagem.

Sucesso imediato não existe!

Sucesso

Exemplificando uma empresa que construiu a pirâmide financeira, temos a Telexfree, onde nos Estados Unidos os donos já foram acusados de 9 crimes e tiveram confisco de cerca de 70 bens, ou seja, muitos lucros foram realizados em cima de pessoas que vieram a acreditar no retorno do investimento.

A realidade mesmo é que sem trabalhar, estudar e pesquisar frequentemente sobre o que você quer e a sua real necessidade, fica difícil conseguir as coisas que busca de uma forma “muito” fácil.

Com uma boa ideia e um plano para sua comunicação, a chance de sucesso, sem dúvida, é muito maior.

***

Referências:

http://www.tjdft.jus.br/institucional/jurisprudencia/informativos/2011/informativo-de-jurisprudencia-no-219/crime-contra-a-economia-popular-piramide-financeira

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/07/justica-dos-eua-indicia-fundadores-da-telexfree-por-fraude-e-conspiracao.html

Avalie este artigo:
Avalie este artigo

ATUALIZAÇÕES GRÁTIS

Cadastre-se abaixo para receber no seu e-mail artigos legais como este!

Gostou? Compartilhe:

2 Comentários

  1. Carla Moreno disse:

    Excelente texto. É bom ler coisas com este nível de maturidade.

Deixe seu comentário!