6 razões para investir em um plano de marketing

Manter-se atualizado no atual mercado competitivo é fundamental para consolidar uma atuação relevante em qualquer segmento. Para auxiliar no processo de solidificação da marca da sua empresa e reduzir as chances de erros das ações, é necessário contar com um plano de marketing realista e completo.

Ainda não se convenceu a investir em um plano de marketing? Continue a leitura e confira 6 vantagens que ele oferecerá à sua empresa!

 

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O que é um plano de marketing?

Consiste em um documento elaborado visando direcionar os investimentos em marketing da companhia. Entre os elementos que devem constar em um plano eficiente, destacam-se:

  • Análise de mercado (benchmarking);
  • Definição de metas e objetivos do plano;
  • Escolha do público-alvo contemplado;
  • Estratégias de marketing adotadas;
  • Orçamento disponível;
  • Métricas e monitoramento dos resultados.

O plano de marketing dependerá do perfil da empresa, que pode detalhar mais ou menos cada ação que será executada.

 

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Por que investir em um plano de marketing?

Tanto as informações coletadas para a elaboração do plano de marketing quanto a organização possível oferecem vantagens reais para a empresa. Entre elas, destacam-se:

  1. Conhecimento sobre o mercado e concorrentes

A pesquisa necessária para elaboração de um plano de marketing exige conhecer e avaliar quais ações têm sido realizadas pelos concorrentes, de forma a conhecer melhor o mercado em que se atua.

Essa preocupação pode colocar luz a algumas ações que a equipe não havia pensado inicialmente e que estão sendo executadas pelos concorrentes, assim como auxiliar na identificação de diferenciais de mercado.

  1. Informações sobre o público-alvo

O plano de marketing inclui as ações que devem ser tomadas assim como qual deve ser o público-alvo. A riqueza de detalhes nesse momento será determinante para desenvolver uma estratégia mais assertiva e eficiente, de acordo com as características do público.

Além das informações iniciais, a execução do plano de marketing permite à empresa tomar conhecimento de mais dados do público, havendo um constante aprimoramento na definição do público-alvo.

  1. Melhor aplicação do budget de marketing

A definição do orçamento no plano de marketing permitirá destinar recursos para as áreas com mais potencial de trazer retorno para a companhia, além de já considerar o montante investido em um intervalo de tempo, evitando que haja variações bruscas no orçamento.

Ao definir o escopo de marketing e os recursos destinados para cada ação, seja e-mail marketing, marketing de conteúdo, etc., otimiza-se a aplicação do budget de marketing, garantindo maior eficiência no investimento realizado.

  1. Reconhecimento e autoridade de marca

Para tornar-se uma empresa reconhecida e com autoridade de marca no setor em que atua, é necessário ter uma sólida presença online, com estratégias desenvolvidas continuamente e com uma periodicidade regular.

Com um plano em execução, esse tipo de regularidade das ações torna-se mais eficiente e menos vulnerável a interrupções que possam causar um afastamento da marca com o público e com o mercado.

  1. Eficiência do planejamento estratégico

O planejamento estratégico envolve diversos setores da empresa. É importante que todos eles estejam alinhados com o objetivo geral do negócio.

Ao criar um plano de marketing, a empresa consegue alinhar melhor essa área com as demais e permitir que o planejamento realizado para a companhia seja executado como o esperado.

  1. Linguagem comum com a da empresa

Áreas da empresa que não possuem uma linguagem comum fazem com que colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes não saibam o que esperar de cada setor. O plano de marketing, alinhado à visão, missão e valores da companhia, ajuda a criar uma linguagem unificada, que torna a comunicação interna e externa mais assertiva e eficiente.

Assim como nas diferentes áreas, também é fundamental que as diversas ações e estratégias do marketing utilizem a mesma linguagem, seja visual ou mesmo a mensagem transmitida, o tom, os conteúdos criados e demais elementos da comunicação.

O plano de marketing pode ser entendido como um guia que auxilia a equipe da empresa, deixando claro quais serão as estratégias adotadas e como elas serão executadas. O plano pode ter um alcance anual, semestral ou ser mais dinâmico, de acordo com o segmento e as tendências identificadas na análise de mercado realizada.

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