Manter-se atualizado no atual mercado competitivo é fundamental para consolidar uma atuação relevante em qualquer segmento. Para auxiliar no processo de solidificação da marca da sua empresa e reduzir as chances de erros das ações, é necessário contar com um plano de marketing realista e completo.
Ainda não se convenceu a investir em um plano de marketing? Continue a leitura e confira 6 vantagens que ele oferecerá à sua empresa!
O que é um plano de marketing?
Consiste em um documento elaborado visando direcionar os investimentos em marketing da companhia. Entre os elementos que devem constar em um plano eficiente, destacam-se:
- Análise de mercado (benchmarking);
- Definição de metas e objetivos do plano;
- Escolha do público-alvo contemplado;
- Estratégias de marketing adotadas;
- Orçamento disponível;
- Métricas e monitoramento dos resultados.
O plano de marketing dependerá do perfil da empresa, que pode detalhar mais ou menos cada ação que será executada.
Por que investir em um plano de marketing?
Tanto as informações coletadas para a elaboração do plano de marketing quanto a organização possível oferecem vantagens reais para a empresa. Entre elas, destacam-se:
- Conhecimento sobre o mercado e concorrentes
A pesquisa necessária para elaboração de um plano de marketing exige conhecer e avaliar quais ações têm sido realizadas pelos concorrentes, de forma a conhecer melhor o mercado em que se atua.
Essa preocupação pode colocar luz a algumas ações que a equipe não havia pensado inicialmente e que estão sendo executadas pelos concorrentes, assim como auxiliar na identificação de diferenciais de mercado.
- Informações sobre o público-alvo
O plano de marketing inclui as ações que devem ser tomadas assim como qual deve ser o público-alvo. A riqueza de detalhes nesse momento será determinante para desenvolver uma estratégia mais assertiva e eficiente, de acordo com as características do público.
Além das informações iniciais, a execução do plano de marketing permite à empresa tomar conhecimento de mais dados do público, havendo um constante aprimoramento na definição do público-alvo.
- Melhor aplicação do budget de marketing
A definição do orçamento no plano de marketing permitirá destinar recursos para as áreas com mais potencial de trazer retorno para a companhia, além de já considerar o montante investido em um intervalo de tempo, evitando que haja variações bruscas no orçamento.
Ao definir o escopo de marketing e os recursos destinados para cada ação, seja e-mail marketing, marketing de conteúdo, etc., otimiza-se a aplicação do budget de marketing, garantindo maior eficiência no investimento realizado.
- Reconhecimento e autoridade de marca
Para tornar-se uma empresa reconhecida e com autoridade de marca no setor em que atua, é necessário ter uma sólida presença online, com estratégias desenvolvidas continuamente e com uma periodicidade regular.
Com um plano em execução, esse tipo de regularidade das ações torna-se mais eficiente e menos vulnerável a interrupções que possam causar um afastamento da marca com o público e com o mercado.
- Eficiência do planejamento estratégico
O planejamento estratégico envolve diversos setores da empresa. É importante que todos eles estejam alinhados com o objetivo geral do negócio.
Ao criar um plano de marketing, a empresa consegue alinhar melhor essa área com as demais e permitir que o planejamento realizado para a companhia seja executado como o esperado.
- Linguagem comum com a da empresa
Áreas da empresa que não possuem uma linguagem comum fazem com que colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes não saibam o que esperar de cada setor. O plano de marketing, alinhado à visão, missão e valores da companhia, ajuda a criar uma linguagem unificada, que torna a comunicação interna e externa mais assertiva e eficiente.
Assim como nas diferentes áreas, também é fundamental que as diversas ações e estratégias do marketing utilizem a mesma linguagem, seja visual ou mesmo a mensagem transmitida, o tom, os conteúdos criados e demais elementos da comunicação.
O plano de marketing pode ser entendido como um guia que auxilia a equipe da empresa, deixando claro quais serão as estratégias adotadas e como elas serão executadas. O plano pode ter um alcance anual, semestral ou ser mais dinâmico, de acordo com o segmento e as tendências identificadas na análise de mercado realizada.
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