Ferramentas de e-mail marketing. O que levar em conta antes de contratar?

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Ferramentas de e-mail marketing. O que levar em conta antes de contratar?

Se sua empresa comunica-se com os clientes que têm e-mails aleatórios, precisa rever estratégias urgentemente. Você está perdendo dinheiro por não aproveitar uma das melhores ferramentas de e-mail marketing para se obter um bom retorno sobre o investimento (ROI) — mais do que outros como os anúncios no Google, nas redes sociais e outros.

Isso significa que, ao comunicar-se por e-mail, o seu negócio acaba gastando menos para obter um melhor resultado. Algo que pode ser atribuído ao prévio interesse em sua marca que fez com que os leads se cadastrassem em sua plataforma, seja para o recebimento da newsletter, ou para baixar algum conteúdo.

Entretanto, para que sua estratégia obtenha uma boa performance, é essencial que você escolha uma boa plataforma de envio. Ela será responsável por automatizar o envio de e-mails, otimizando ainda mais os resultados. Além disso, será capaz de segmentar clientes e comunicar-se de forma personalizada com cada grupo, o que permite melhorar o engajamento da sua base.

Mas não fique perdido nessa hora. Para ajudá-lo, vamos mostrar quais são as ferramentas de e-mail marketing disponíveis e explicar melhor por que você deve contratar uma hoje.

Por que usar uma ferramenta própria para e-mails?

De acordo a pesquisa E-mail Marketing Trends 2017, 77,2% das empresas entrevistadas enviam e-mails aos seus clientes. Dessas, 57% o fazem para nutrir e manter o relacionamento com o cliente, algo tão importante quanto conquistar novos. A mesma pesquisa mostrou que, do total, 96,7% acreditam na eficácia dessa forma de se comunicar.

Logo, não podemos descartar que, como dissemos na introdução, ter uma estratégia de e-mail marketing é fundamental. Mas, também como nos mostra a pesquisa feita em campo, os empresários também a avaliam positivamente.

Podemos considerar que as ferramentas podem te prevenir de enviar conteúdos para leads que certamente classificarão o seu conteúdo como spam ou se descadastrarão de sua lista. Quando isso ocorre muitas vezes, o seu domínio de e-mail perde classificação com os provedores e, então, suas mensagens passam a ser entregues para menos destinatários.

As ferramentas de e-mail marketing permitem que você tenha uma visão estatística de cada disparo. Isso ajuda a elaborar e traçar estratégias com bons resultados. Elas também ajudam a construir layouts responsivos, modernos e com maior potencial de conversão. 82,9% das empresas já sabem disso e usam alguma plataforma própria para a função.

Ferramentas de e-mail marketing

Para ser possível automatizar o envio de e-mails marketing ou gerir estrategicamente o envio de campanhas individuais, é necessário adquirir uma ferramenta adequada. Somente dessa forma será possível segmentar adequadamente, disparar e-mails para leads previamente classificados e, de forma automática, classificar o nível de envolvimento do lead com a marca.

Tudo isso depende de funcionalidades completas aliadas a uma boa capacidade de integração com ferramentas de gestão. Encontramos ferramentas no mercado que oferecem o recurso de automação e envios de e-mail marketing. No entanto, é possível nos depararmos com uma ou mais das seguintes limitações:

  • preço alto;
  • forma de pagamento restrita;
  • moeda internacional para pagamento, o que traz vulnerabilidade para o financeiro;
  • ausência de segmentação automática;
  • complexidade para trabalhar;
  • suporte restrito a e-mail ou chat;
  • suporte exclusivamente em outro idioma;
  • menor possibilidade de integração com sistemas de gestão/aquisição de leads;
  • ausência de classificação de desempenho por envio;
  • ausência de informações detalhadas sobre a jornada do lead.

Por esse motivo, é essencial conhecer bem as funcionalidades que a ferramenta a contratar disponibilizará. Desse modo, você consegue evitar desgastes no processo e garantir a eficácia nas suas estratégias de inbound marketing. Lembre-se de que é importante realizar a correta nutrição de leads. Mas, sem uma correta definição de métricas e mensuração de resultados, todo o esforço pode ser oneroso e com retorno insatisfatório.

 

 

 

 

A @MediaPost é uma plataforma nacional com funcionalidades diversas. Possibilita a criação de mensagens responsivas, réguas de automação para blog e integração com praticamente, todos os sistemas de Customer Relationship Management (CRM). Essa integração permite otimizar ainda mais resultados, porque concilia demais informações sobre cada lead.

A plataforma também permite classificar o desempenho de cada envio dentro da estratégia. Outra vantagem, que não podemos deixar de citar, é a possibilidade de suporte via telefone. Qualquer plano @MediaPost oferece esse recurso de contato. Uma função ideal quando sua empresa não conta com uma equipe estruturada de desenvolvimento, por exemplo.

O que levar em consideração na hora de contratar?

Primeiramente, você precisa considerar o quanto a sua empresa pode investir e saber quais são as plataformas que se encaixam nas perspectivas financeiras da sua empresa. Outro ponto a ser considerado são as funcionalidades. Priorize aquela que tiver os melhores recursos, entre as opções que seu financeiro consegue contratar.

Outra questão importantíssima é o atendimento. Não somente a qualidade, porque essa é uma característica fundamental, mas a acessibilidade que sua equipe precisa. O contato via telefone é uma das características que diferencia a @MediaPost de outras ferramentas de e-mail marketing.

É preciso considerar que uma boa performance vai além de produzir um bom conteúdo. A estrutura de cada plataforma pode influenciar diretamente nos seus resultados. É importante que a ferramenta pela qual você opte, esteja em um servidor com boa reputação. Da mesma forma que ocorre com o seu domínio, pode acontecer com o IP do servidor. Empresas nacionais conseguem oferecer mais seguridade nesse quesito.

Além disso, a ferramenta precisa ter funcionalidades básicas, como: criação, edição, envio e acompanhamento das estatísticas dos envios, mas também, para desenvolver boas estratégias, é preciso possibilitar a construção de réguas de automação flexíveis a situações diversas.

Por fim, podemos dizer que mais do que um bom conteúdo, é necessário contar com ferramentas de e-mail marketing preparadas para corresponder com um bom desempenho. Elas é que vão permitir que você tenha uma visão geral e específica da estratégia, além de oferecer recursos para que você consiga enviar as melhores e mais atrativas mensagens.

A @MediaPost é a ferramenta mais completa e que oferece as melhores funcionalidades e soluções em atendimento, do jeito que sua empresa precisa para começar agora a enviar e-mails. Conheça a melhor solução para o seu negócio com nossos especialistas!

2019-02-15T07:53:59+00:00By |Ferramentas|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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