11 erros que podem prejudicar sua estrat√©gia de Inbound Marketing ūüė≥

Que o Inbound Marketing¬†tem sido muito comentado nos dias atuais todo mundo j√° sabe, mas muitas pessoas ainda se frustram por n√£o conseguirem obter os resultados esperados com as suas estrat√©gias, e acham que o Inbound Marketing¬†n√£o funciona. Mas, se ele n√£o funciona, por que muitas empresas o utilizam? Talvez o problema esteja na maneira como voc√™ executa sua estrat√©gia.¬†ūüėí

1- Deixar de registrar o processo de Inbound Marketing.

Esse √© um erro muito comum feito pelos profissionais ao criar uma¬†estrat√©gia de inbound marketing,¬†pois geralmente suas ideias s√£o apresentadas, mas n√£o documentadas e isso √© um erro grave, porque dificulta na medi√ß√£o correta dos resultados e na realiza√ß√£o de a√ß√Ķes para poss√≠veis ajustes.

Por isso que documentar todo o processo da estratégia é primordial, portanto crie um calendário editorial, organize suas pautas e tudo o que estiver produzindo para não ter problemas futuros, ok?

2 – N√£o ter seu objetivo definido e estruturado.

Como alcançar melhores resultados se você não tem claro quais são seus objetivos?

Responda a estas perguntas:

РPor que eu vou criar essa estratégia de inbound marketing?

– O que eu vou produzir de relevante para vender/informar/relacionar?

– Quem ser√° o p√ļblico que vai engajar com meus conte√ļdos?

Defina muito bem essas respostas para depois iniciar sua estratégia. Só assim será possível alcançar os resultados satisfatórios e saber se o caminho é ou não correto.

3 – Sem persona nada funciona!

Um dos elementos mais importantes no inbound marketing¬†√© a persona. Ela √© o p√ļblico em potencial que vai interagir com seu conte√ļdo. Para saber mais sobre personas, leia este artigo: ‚ÄúSaiba como o cliente escolhe voc√™.‚ÄĚ

4 РNão limpar a base de e-mails é a mesma coisa que ficar muito tempo sem faxinar a casa.

A higieniza√ß√£o da sua base de e-mails √© importante para separar o contato das¬†pessoas n√£o engajadas das que t√™m interagem com seu conte√ļdo. Ao fazer essa limpeza, voc√™ minimiza as chances de suas mensagens ca√≠rem no spam e prejudicar sua reputa√ß√£o com os servidores de e-mail, bem como sua estrat√©gia de inbound marketing.

Portanto, envie e-mails para suas listas perguntando se querem continuar recebendo suas mensagens. Elimine aquelas pessoas que n√£o abrem seus e-mails ou n√£o abriram os √ļltimos h√° mais de 90 dias.

5 – N√£o ter um blog como aliado no Inbound.

O blog √© um pilar b√°sico na constru√ß√£o de conte√ļdo. N√£o temos como falar de inbound marketing¬†sem nos apoiarmos na produ√ß√£o de conte√ļdos ricos e estruturados que ser√£o consumidos pelas pessoas que buscam por informa√ß√£o, solu√ß√£o ou aprendizado. Saiba qual √© a grande import√Ęncia de ter um blog na sua estrat√©gia de Inbound Marketing, aqui.

O SEO não é o limite!

O SEO √© o conjunto de estrat√©gias que t√™m como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento org√Ęnico¬†de um site¬†nos buscadores do Google.

Para fazer o SEO¬†corretamente no seu texto e alcan√ßar a primeira p√°gina, voc√™ precisa usar mecanismos estrat√©gicos, tais como:¬†a adequa√ß√£o das palavras-chave, originalidade do seu texto, o tamanho do material, relev√Ęncia do conte√ļdo, escaneabilidade do texto, hiperlinks etc.

Hyperlinks também são bem-vindos.

O Hyperlink é uma estratégia na qual você coloca um link de um post relacionado ao que a pessoa está lendo no momento, para fazer referência ao tema proposto. Tal link é chamado de link interno.

Existem os externos tamb√©m que s√£o links de outros sites ou blogs que voc√™ anexa no seu texto para fazer men√ß√£o ao assunto.¬†Geralmente isso¬†√© feito quando h√° parceria – Gastpost, ou seja,¬†empresas do mesmo nicho.¬†Um exemplo √© o¬†gastpost da Rock Content, nosso parceiro, sobre: “Fluxo de Nutri√ß√£o: como avan√ßar os seus leads pelo funil de vendas.” Leia!

6 ‚Äď Criar conte√ļdo e n√£o divulgar.¬†

Existem empresas que criam conte√ļdos diversos, mas se esquecem de divulg√°-los em seus canais de relacionamento. Voc√™ ficaria surpreso se soubesse o n√ļmero de marcas que, apesar de ter uma Fanpage no Facebook e no Linkedin, esquecem de publicar os artigos que criaram ao longo do tempo.

Por isso, divulgue seus conte√ļdos em suas redes sociais para que as pessoas da sua rede fiquem a par do que voc√™ oferece. Assim, as chances de compartilhamento s√£o maiores, e voc√™ tamb√©m pode se tornar mais conhecido no seu segmento.

7 – Esperar por resultados imediatos.

Essa é uma atitude que definitivamente não combina com inbound marketing. Eu diria que os resultados das estratégias de inbound são semelhantes àquela boa e saborosa comida de avó, feita com calma, carinho e o tempero precisa ser colocado aos poucos para chegar a um sabor incrível.

As ferramentas de busca levam um tempo para indexar seu site, e por isso seu nome demora um tempo para se tornar conhecido. Entretanto se a sua estratégia de inbound marketing ainda está no início, verifique os resultados, faça ajustes periódicos e tenha paciência.

Com o tempo a automação começará a criar forma e rodar sozinha, e aí você começará a colher os resultados esperados.

8 РFalar apenas de você e não estender a comunicação.

Falar somente da sua empresa com o intuito apenas de vender seu produto/serviço, é uma ação totalmente maçante para o leitor. As pessoas buscam por novidades e não em só saber da sua empresa. Se você pratica isso saiba que essa tática não faz parte da essência do inbound marketing.

Seja mais amplo, utilize conte√ļdos relacionados ao seu segmento e proporcione ao seu p√ļblico argumentos de valor, materiais ricos que solucione seus problemas, ajude-os em alguma d√ļvida.

Refresque sua mente e leia sobre: “As 4 raz√Ķes pelas quais amamos inbound marketing e voc√™ tamb√©m deveria.” Esse artigo vai te ajudar a entender melhor essa quest√£o. ‚ô•

9 – N√£o medir seus resultados.

Do mesmo modo que n√£o registrar o processo da estrat√©gia de inbound marketing¬†dificulta na realiza√ß√£o das a√ß√Ķes, n√£o medir os resultados tamb√©m √© considerado um erro crucial.

Como é que você vai saber se está acertando sem analisar o que tem feito? O melhor é definir os dias e as métricas a serem medidas e aplicar uma boa dose de disciplina nessa gestão.

10 – N√£o estabelecer metas realistas.

Não vá com sede ao pote, em vez de criar uma meta para 5.000 leads, crie para 100 e analise em quanto tempo demora para conseguir os 100. Apenas depois da análise crie novas metas. Com isso a cada novo resultado você se desafia a novos objetivos.

11 – N√£o ter um ritmo e condi√ß√£o para dar conta dos conte√ļdos.

Gerar conte√ļdo n√£o √© uma tarefa muito f√°cil, e voc√™ dificilmente ter√° resultados positivos se fizer postagens de forma irregular. Ainda que gerar o pr√≥prio conte√ļdo proporcione in√ļmeras vantagens, principalmente no aumento de conhecimento sobre o seu neg√≥cio, n√£o ter tempo h√°bil para a curadoria pode prejudicar o engajamento.

Recapitulando…

Estabele√ßa seu objetivo, defina suas personas, crie as melhores estrat√©gias e documente-as, e n√£o deixe de analisar seu desempenho. Espero ter conseguido te ajudar com essas informa√ß√Ķes e que voc√™ consiga ter muito sucesso!

Para agregar mais o seu conhecimento sobre este conte√ļdo, aprenda a “Criar um Template de E-mail Marketing Vendedor”, por meio deste e-Book gratuito.

Beijos e boas vendas.¬†ūüźľ

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