Entenda como funciona o CPA e melhore seu negócio

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Entenda como funciona o CPA e melhore seu negócio

Você sabe quanto custa conseguir um novo cliente? Essa pergunta é muito importante para conseguir medir o quanto será investido em estratégias específicas de comunicação. O CPA, ou custo por aquisição, nada mais é do que o custo necessário para se conseguir um novo cliente. Vamos agora entender o funcionamento dessa métrica e como fazer suas campanhas de e-mail serem ainda mais eficientes gerando mais resultados.

 

Como funciona o Custo por Aquisição (CPA)?

como funciona o custo por aquisiçao

O custo de aquisição, assim como o custo por click (CPC) e o custo por mil impressões (CPM), são métricas para avaliar quanto está sendo investido em cada etapa do processo de compra.

Veja o exemplo:

cpa custo por aquisição

Entenda as contas:

CPM = Valor investido / Visualizações.

CPC = Valor investido / Cliques.

CPA = Valor investido / Número de Vendas.

Ticket Médio = Valor total das vendas / Número de Vendas.

 

Dica: O “Valor investido” deve conter tudo o que envolve seus custos: Salários dos profissionais do departamento de marketing, valor de investimento em publicidade online e off-line e etc (Facebook Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads, e-mail marketing, Google Adwords, Cartões de Visitas e Flyers são alguns possíveis investimentos).

Olhando essa planilha conseguimos saber que o custo por aquisição de cada novo cliente, é de em media R$ 123,08. Agora que já sabemos como calcular o CPA vamos montar um plano de budget!

 

Planejando o Budget para o ano

planejando o budget para o ano

 

Você pode, por exemplo, planejar seu budget para conseguir 300 novos clientes até o final do ano, veja como:

planejar

Entenda o planejamento:

Budget para conseguir 300 novos clientes = Custo por Aquisição X Número de clientes desejados

Budget mensal = Budget total / número de meses até o fim do ano

 

Agora que sabemos que é necessário um budget de praticamente R$ 6.154,00, é preciso pensar como esse valor será investido:

midias digitais

 

Feito isso é só montar uma apresentação para a diretoria, mostrar como serão resolvidos os problemas de comunicação da empresa, trabalhando com metas.

 

Organizando metas

business, office and startup concept - smiling business team with flip board discussing plan in office

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Para se organizar é importante você gerar algumas metas baseadas no que já conseguiu e a partir disso, correr atrás delas. Após alinhar os objetivos com a diretoria, calcule o crescimento previsto para a empresa, como por exemplo:

  • 3 vendas com Linkedin Ads por semana
  • 5 vendas com Facebook Ads por semana
  • 12 vendas com Email marketing por semana
  • 3 vendas com Google Adwords por semana
  • Aumentar 15% as vendas no ano.

 

Tudo planejado? Monte uma apresentação, leve para a diretoria todas as ideias de forma organizada. Após a aprovação, muito trabalho pra ser feito!

 

Viu como é importante saber exatamente tudo o que se passa na empresa? Conhecer métricas importantes como o custo por aquisição e, principalmente, agir com base nos resultados encontrados e garantir o futuro do negócio.

Gostou de aprender sobre o valor do custo de aquisição? Então não deixe de ler o post “Resultados ruins? Que tal uma PESQUISA?”.

2019-02-08T11:55:02-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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