Resultados ruins? Que tal uma PESQUISA?

Há não muito tempo eram poucos os canais de comunicação para publicidade, e o poder de influência e a conversão eram diferentes de hoje.

O mercado mudou muito com o digital e os canais para a exposição das mais variadas marcas se multiplicaram. A comunicação está presente em todos os lugares e conseguir fazer uma boa campanha por e-mail, fugindo do spam, está cada vez mais difícil.

Pensando nisso, vamos analisar uma sugestão de caminho inverso para melhorar os seus resultados.

Pesquisar ou não, o trabalho vale a questão?

pesquisar ou nao o trabalho vale a questao

Em entrevista para a Revista Pequenas Empresa & Grandes Negócios, o Professor da Duke Uniiversity, nos EUA, Wagner Kamakura, afirma que uma empresa não conhece seus clientes só porque tem seus dados de compras passadas.

Em visita ao Brasil para participar do 4° Congresso Brasileiro de Pesquisa, o brasileiro, que vive nos Estados Unidos há mais de 30 anos, afirmou o seguinte:

Hoje, o comportamento do consumidor está se tornando mais dinâmico. A informação é transmitida muito rapidamente, tanto por causa da internet, quanto pelo número de opções disponíveis para o consumidor. Isso gera forte necessidade de monitorar as tendências. Um exemplo recente é um serviço do Google chamado Google Trends. Utilizando dados de pesquisas é possível entrever uma tendência, por exemplo, no mercado de vinhos. Há um crescente interesse por vinhos de origem na América Latina, como o Carmenère, do Chile, e o Malbec, da Argentina. Enquanto isso, as uvas tradicionais, como Merlot e Cabernet, estão com interesse em queda. Através do Google, é possível monitorar essas tendências.” (Wagner Kamakura – Professor da Duke University)

Pesquisa: do it yourself!

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A pesquisa junto aos seus contatos te ajudará a dar um norte para sua estratégia de email marketing.

A ideia é trabalhar a pesquisa, pensando no que cada cliente tem interesse em ler/receber por e-mail.

Trabalhe com a atualização dos dados cadastrados e sempre valorize aqueles contatos que se mostrarem mais interessados na sua marca!

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Saiba como fazer sua pesquisa

Saiba como fazer sua pesquisa.

No final desse post, irei disponibilizar algumas dicas de ferramentas para pesquisas online.

Ao criar o conteúdo das suas perguntas utilize linguagem imparcial e lembre-se sempre de, ao final, agradecer, mostrando que a opinião dele é importante.

Abaixo algumas sugestões de perfis de pesquisas:

Satisfação: tem o objetivo de saber a opinião do seu consumidor;

Segmentação: tente identificar qual o tema que interessa mais ao seu cliente: Novidades? Promoções? Trabalhe as opções e depois separe suas listas de contato conforme o desejo do seu cliente;

Atualização: ela é importante para manter atualizados os dados do seu cliente como endereço, telefone e etc. Caso você tenha uma central de telemarketing pode também fazer o processo inverso com os contatos diagnosticados como e-mail inexistente, por exemplo.

Ok, mas quais os principais benefícios de uma pesquisa?

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Vamos lá:

  1. O seu cliente, ao ser questionado, perceberá a preocupação da sua empresa em levar a ele conteúdos mais relevantes, que vão de encontro com aquilo que ele precisa e/ou quer. Mas lembre-se de respeitar e seguir as respostas que receber.
  1. Quanto mais assertiva for a sua mensagem em oferecer coisas que seus contatos querem/precisam, maiores serão as suas taxas de abertura, pois agora você conhece melhor o seu público, podendo realizar envios mais segmentados.
  1. Com mais aberturas, naturalmente seus cliques crescerão, por consequência também as suas vendas tendem a aumentar. Uma combinação muito boa: cliente satisfeito, você vendendo mais e ninguém sendo perturbado por informações que não precisam e/ou não gostariam de receber.

Enfim é isso, uma dica simples que pode ajudá-lo a conseguir mais, enviando menos!

As ferramentas para criação de formulários de pesquisas que eu indico são:

Formulário do Google:

https://www.google.com/intx/pt-BR/work/apps/business/products/forms/

SurveyMonkey:

https://pt.surveymonkey.com

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