Resultados de e-mail marketing: o que fazer com a alta taxa de cancelamento?

//Resultados de e-mail marketing: o que fazer com a alta taxa de cancelamento?

Resultados de e-mail marketing: o que fazer com a alta taxa de cancelamento?

Acompanhar os seus resultados de e-mail marketing é essencial para sempre garantir uma boa performance para os seus envios e a sua marca. Isso precisa vir acompanhado de outro tipo de ação: a implementação dos esforços adequados para corrigir quaisquer problemas que surgirem.

Vamos supor que o seu e-mail marketing está sofrendo com alta taxa de cancelamento. Apesar de ser um indicador negativo, ele não deve gerar pânico. Em vez disso, você tem que colocar em prática algumas iniciativas voltadas para resgatar o interesse do seu público em seus disparos.

O cancelamento significa que o seu destinatário não quer mais receber os seus e-mails. Trata-se de uma informação valiosa que serve como termômetro para o engajamento da sua marca nesse canal.

Continue a leitura e conheça dicas que vão ajudá-lo a entender o que fazer com a taxa de cancelamento de e-mail marketing!

Como monitorar os seus resultados de e-mail marketing?

Assim como em qualquer outro canal de comunicação, o e-mail marketing requer análises periódicas para que você consiga acompanhar a sua evolução ao longo do tempo e detecte possíveis problemas quando surgirem. Sem esse hábito, é como trabalhar no escuro.

O e-mail marketing é um canal que dá origem a uma série de métricas importantes para avaliar a performance das suas campanhas. Além da taxa de cancelamento, você também tem que ficar de olho nas conversões, cliques, aberturas e faixas de horários em que seus resultados são melhores.

Por fim, lembre-se de documentar esses indicadores de maneira acessível para a sua equipe. No futuro, pode ser que outras pessoas precisem conferir esses dados para tomar decisões importantes. Portanto, crie relatórios que reúnam esses números de modo intuitivo e contextualizado.

Como diminuir a taxa de cancelamento de e-mail marketing?

Se os seus destinatários estão optando por não receber mais os seus envios, algo precisa ser urgentemente revisto em sua estratégia. Pode ser que o conteúdo criado não gere identificação junto a essa audiência. Outra possibilidade se refere ao público impactado ser incorreto.

Veja a seguir as principais formas de diminuir a taxa de cancelamento em seus resultados de e-mail marketing:

Confira se o conteúdo é relevante

Um dos maiores motivos que levam as pessoas a cancelarem inscrições em e-mail marketing se refere à relevância do conteúdo. Se o material recebido não é do interesse delas, então é natural que seu engajamento caia.

Para resolver isso, você deve considerar se o seu público está realmente dentro do perfil de audiência que sua marca pretende atingir. Paralelamente, procure desenvolver um conteúdo que gere identificação com ele.

Faça menos envios

O excesso de disparos pode fazer com que seus resultados de e-mail marketing piorem, afinal, certamente estão incomodando os destinatários. Para evitar esse problema, leve em consideração como é o dia a dia do seu público-alvo. A partir dessa informação, será possível planejar o seu calendário de envios adequadamente.

Se são pessoas com a rotina corrida, provavelmente não gostarão de ter a caixa de entrada sobrecarregada em um curto espaço de tempo. Faça os ajustes necessários em sua frequência para resolver a situação.


Ofereça atrativos irresistíveis

Uma maneira eficaz de garantir que o seu e-mail marketing seja sempre aberto e agrade o público é oferecer benefícios que sejam atraentes para ele. Para isso, é necessário conhecer muito bem o perfil do seu público-alvo e as suas necessidades. Por exemplo, se a sua audiência precisa de ajuda para realizar certa atividade, por que não disponibilizar um guia completo para download?

Cada envio deve ter valor, do contrário nem vale a pena dispará-lo. Não coloque barreiras entre o seu público e o que ele quer, além de evitar promessas que o conteúdo não cumpre. Essa é uma ótima forma de garantir que o seu e-mail vença a concorrência pela atenção na caixa de entrada.

Proponha interações

Você ainda envia e-mails com o remetente “não responder” em nome da sua marca? É necessário rever essa postura o quanto antes. Para que os seus resultados de e-mail marketing sejam melhores, você precisa ir pelo caminho oposto e incentivar as respostas do público.

Convide seus destinatários a enviarem opiniões sobre o conteúdo, seus produtos ou até sobre a marca. Deixe esse call-to-action de um jeito nítido no final do seu e-mail. Lembre-se também de responder a essas interações, senão o público logo perceberá que está falando sozinho.

Agregue valor

Pense na quantidade de e-mails que o seu público deve receber diariamente. De que maneira os seus envios conseguem se destacar em meio a tanta concorrência? Você precisa se fazer essa pergunta sempre que apertar o botão de “enviar”.

A linha de assunto é uma ótima aliada para deixar claro, o mais breve possível, o quanto o seu e-mail é valioso. Ofereça algo de valor ao perfil do seu destinatário, algo que faça aquele conteúdo imperdível. Deixe essa oferta bem clara para que ninguém ignore seu e-mail.

Descubra se a segmentação está errada ou nula

Outra forma de garantir maior relevância e melhorar seus resultados de e-mail marketing está na segmentação. Você pode criar diversos envios diferentes e direcioná-los a partes distintas da lista de contatos, levando em conta os interesses de cada um.

Trata-se de uma ótima maneira de fazer com que o destinatário se sinta valorizado ao receber um material pensado exatamente para o perfil dele. Pense de que modos você pode dividir a lista e experimente abordagens diferentes.

Faça follow-up

Um e-mail pode dar origem a contatos futuros se você fazer um bom follow-up. Isso significa continuar impactando seu público com base nas interações dele com o envio anterior. Isso fará com que sua audiência se sinta ouvida e valorizada, diminuindo as chances de um cancelamento de inscrição.

Por exemplo, você pode enviar follow-ups pedindo a opinião do público a respeito de um material mandado anteriormente. Ou, por meio de uma ferramenta de automação, fazer disparos apenas para quem interagiu com determinado link ou fez download de algum arquivo.

Vamos começar?

Tendo em mente um plano robusto para se concentrar nos seus resultados de e-mail marketing, você poderá reverter o quadro de alta taxa de cancelamento. Lembre-se de sempre acompanhar seus indicadores de performance para detectar possíveis problemas e conseguir solucioná-los rapidamente, conforme necessário.

Já que o assunto é e-mail, que tal receber as nossas dicas e novidades diretamente em sua caixa de entrada? Basta assinar a nossa newsletter!

2019-01-31T15:54:14+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Deixar Um Comentário

Atendimento online