Conheça 6 ótimos exemplos de e-mails personalizados

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Conheça 6 ótimos exemplos de e-mails personalizados

Ainda há uma parcela de consumidores que consideram desinteressantes as promoções que recebem em suas caixas de entrada todos os dias. E não é para menos: muitas empresas ainda lutam para tornar seus e-mails verdadeiramente eficientes e memoráveis.

Para superar isso, as marcas estão investindo na utilização de e-mails personalizados como estratégia para criar campanhas mais envolventes e acolhedoras. Com base em novos recursos de captação de informações dos usuários, como pesquisas, gostos, perfil e outros, as empresas têm conseguido formular campanhas de e-mail muito mais atrativas e potencialmente eficientes.

A personalização dos conteúdos é, de longe, uma das estratégias mais promissoras para ganhar notoriedade e relevância com os e-mails. Muitas empresas já sabem disso e, a partir do uso inteligente da personalização, estão melhorando significativamente os seus resultados.

No post de hoje, separamos estes 11 ótimos exemplos de e-mails personalizados que conseguiram cumprir sua função com êxito. Continue a leitura e confira as lições dadas pelo mercado.

1. Spotify: músicas personalizadas

Spotify utiliza dois conceitos básicos que garantem o sucesso de um e-mail marketing: conteúdo relevante e exclusividade.

O conteúdo é criado com base nas interações do usuário em sua conta Spotify. Conforme o usuário utiliza o serviço, navega pelas abas e faz pesquisas, essas informações são colhidas para, então, sugerir ações muito mais precisas e dentro da realidade específica do usuário. Daí nasce a tal relevância.

Um exemplo de estratégia utilizada pelo famoso serviço de streaming de áudio é usar frases como “um dos primeiros a ter acesso” e “top ouvinte”. Esse tipo de mensagem consegue criar a sensação de exclusividade e de importância no leitor, que sente como se estivesse sendo recompensado pelo uso do serviço.

A melhora na percepção do usuário sobre o serviço acaba tornando-o mais interessado e mais tendente a seguir as sugestões dadas nos e-mails enviados. Não por outro motivo, o Spotify finaliza seus e-mails com um grande botão para ouvir a nova música, que foi sugerida conforme o perfil desse cliente, fazendo com que ele continue a utilizar o serviço continuamente.

2. Amazon: um ótimo exemplo de personalização

O e-mail da Amazon é um ótimo exemplo sobre como o comportamento do usuário pode ser utilizado para elevar a aceitação dos e-mails.

Ao pesquisar por máscaras de plástico com formato de abóbora no site da empresa, alguns dias depois um usuário recebeu um e-mail oferecendo produtos similares ao que ele estava buscando quando fez a pesquisa no site.

Essa técnica de cross-selling mostra como um alto nível de segmentação de um e-mail pode gerar um grande impacto nas vendas. Nesse caso, um dado valioso e altamente eficiente foi utilizado para criar uma oferta: o interesse demonstrado por meio de uma busca.

De maneira geral, esse tipo de estratégia pode servir tanto para complementar as compras de determinados usuários ou para dar outras opções a estes, caso o produto que necessita não esteja disponível. De um jeito ou de outro, o consumidor poderá se sentir atraído.

3. Dropbox

Mais um exemplo de como os comportamentos dos usuários ajudam a criar uma experiência mais pessoal e personalizada. O Dropbox, ao identificar o login do usuário em vários dispositivos, dispara um e-mail apresentando algumas características de seu serviço que podem tornar a experiência de utilização muito mais eficiente e simples.

Ao fazer isso, a empresa educa seus clientes ao mesmo tempo em que trabalha a retenção, sem deixar de ser relevante.

4. Netflix

Netflix está na vanguarda da produção de mensagens relevantes e é importante que você conheça. A empresa tem uma imensa quantidade de títulos e investe continuamente em algoritmos que identificam os gostos e interesses de seus usuários para oferecer filmes e séries que estejam alinhados com esses interesses.

O diferencial do serviço está em justamente conseguir mostrar ao usuário aquilo que realmente se alinha ao seu perfil. Além do mais, seria praticamente impossível um utilizador do serviço buscar títulos por conta própria em um universo com milhares de milhares deles. Nesse caso a empresa uniu uma necessidade com um diferencial. Brilhante, não é mesmo?

Com o auxílio dos algoritmos e das interações do usuário ao longo do tempo, a companhia consegue oferecer algumas sugestões de filmes e séries selecionados especialmente para aquele assinante, reforçando a exclusividade e agregando valor ao seu próprio serviço ao fazer com que o usuário continue a utilizá-lo e mantendo o conteúdo interessante.

5. Live Nation

Live Nation é um site americano que dá dicas de eventos e de shows próximos ao consumidor e, nesse e-mail, mostra como as informações de localização podem ser utilizadas para melhorar a experiência do usuário.

A empresa utiliza informações das localizações recentes do usuário e o histórico dos eventos da qual ele participou para exibir dicas interessantes de shows próximos.

Mais uma vez, uma empresa prova que, quando se trata do relacionamento com o seu público, nenhuma informação deve ser desperdiçada. Cada ação, clique, pesquisa e experiência deve ser estrategicamente utilizada para aprimorar ainda mais as interações da empresa com o usuário.

6. Pinterest

Os e-mails do Pinterest se destacam pela sua simplicidade. As sugestões de tópicos mostradas são baseadas em suas pesquisas dentro do site e, por isso, costumam acertar o gosto do leitor.

Mas o aspecto que mais chama a atenção é a simplicidade dos e-mails, que vão direto ao ponto. Isso é importante e um ótimo exemplo, pois foca a atenção do usuário no que realmente importa: os links para outros tópicos dentro do site.

7. We Stuff

We Stuff é uma empresa que atua no modelo e-commerce, cujo principal nicho é a venda de utensílios, como carregadores, capas de celular, caixas de som entre outros pequenos objetos criativos.

A estratégia utilizada pela empresa foi transportar a originalidade e identidade dos seus produtos para os e-mails. Além disso, fez questão de alinhar o conteúdo e a forma de abordagem das mensagens com o seu público, que em grande parte é jovem.

Por isso, utiliza bastante de GIFs, emojis e out. Tudo para atingir de forma mais natural e eficiente o seu público.

8. Apple

Apple, sem dúvida alguma, é uma das empresas que mais tem a ensinar o mercado como trazer resultados inimagináveis a partir de ações simples. A marca é uma das mais valiosas do mundo e tudo isso só foi possível porque se investiu nas estratégias certas para tornar o seu público extremamente satisfeito e fiel com os produtos oferecidos.

Talvez, o grande trunfo da Apple é tratar cada cliente de forma única. A empresa realmente investe pesado na hora de criar a valiosa sensação de exclusividade. Seus e-mails são direcionados e exploram bem as características dos seus produtos.

O foco é sempre mostrar como o aparelho pode mudar a vida do usuário, como ele é inovador, além, claro, de incutir um valor enorme — que nada tem a ver com preço — ao produto, dado o conceito premium que este possui.

Outro caminho seguido pela gigante da tecnologia é tornar públicas as opiniões e impressões positivas de todos os usuários, sobretudo daqueles com grande poder de influência, como é o caso dos famosos.

9. Flex Imóveis

A Flex Imóveis é uma empresa especializada em consultoria imobiliária. Como se sabe, esse é um ramo em que o relacionamento com o cliente deve ser levado bastante a sério e cada oportunidade de negócio deve ser devidamente trabalhada. Afinal, a aquisição de um imóvel é um processo bastante complexo, especialmente na cabeça do cliente.

Sabendo disso, a Flex investiu em uma estratégia interessante para ganhar a atenção dos seus potenciais clientes. A empresa encaminhou um e-mail às suas leads que os direcionava para uma Landing Page que exibia uma anúncio promocional de um imóvel.

Até aí tudo bem! Porém, o diferencial da página estava na referência que fazia aos tucanos com o seguinte questionamento: “não é muito normal ver tucanos onde você mora, não é?”. Essa pergunta foi a estratégia utilizada para gerar interesse no cliente e fazê-lo clicar no anúncio. Na realidade, como o imóvel se localizava próximo a uma área de Mata Atlântica, a presença de tucanos no local era comum. Daí toda a sacada.

10. Miligrama

Atuante no comércio farmacêutico, a Miligrama também conta com atividades no mercado digital com uma loja virtual. Como é comum em empresas que operam no mercado online, além de descontos, cupons e promoções, a Miligrama também encaminha conteúdos com informações relevantes sobre saúde e estética.

Foi em uma dessas mensagens que a empresa teve a ideia de inserir um título diferente, chamativo e que, certamente, está entre as principais dores do público feminino. O título foi o seguinte: “Celulite? Nunca mais com essas dicas!”. O conteúdo do e-mail trazia uma série de informações interessantes sobre a celulite, desde conceitos, causas, tratamentos etc. Em razão da abordagem inteligente da mensagem, sobretudo no seu título instigante, a taxa de abertura foi de 48%, enquanto a de clique ficou em 16%.

11. RD Summit

Outro grande exemplo de e-mails personalizados que deu certo foi o case da RD Summit. Com a virada de lote dos ingressos do evento, aproveitou-se a oportunidade para encaminhar e-mails àquelas pessoas que ainda não haviam garantido o seu. No entanto, a grande sacada foi a forma utilizada para chamar a atenção dos usuários e criar um senso de urgência.

Para isso, o e-mail continha um trecho da letra de uma música de sucesso com os seguintes dizeres: “Você partiu meu coração! Mas, meu amor, não tem problema não: ainda temos 100 últimos ingressos disponíveis do 2º lote do RD Summit!”. Com essa mensagem, o e-mail obteve uma taxa de abertura e de clique de 28% e 2%, respectivamente.

Por fim, como vimos, exemplos de e-mails personalizados de sucesso não faltam no mercado. Essa estratégia, apesar de simples, pode transformar a forma como clientes e potenciais clientes enxergam a empresa, dando muito mais credibilidade e relevância para as mensagens. Pense nisso e comece hoje mesmo a criar e-mails marketing de sucesso. Agora é com você!

Então, o que achou desses modelos de e-mails personalizados? Deixe seu comentário abaixo! Para nós é muito importante conhecer a sua opinião.

2019-02-15T09:10:06-03:00By |Email Templates|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formada em Marketing, especialista em Customer Success e Customer Experience em Estratégias de Performance por e-mail marketing.

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