Segmentação de clientes e humanização do contato: entenda a importância!

Todos nós queremos nos sentir únicos e valorizados, não é mesmo?

Gostamos de saber que alguém ou uma determinada empresa sabe o nosso nome, conhece as nossas dúvidas e os nossos hábitos, e é exatamente por isso que você deve investir na segmentação de clientes para o seu negócio. Tratar o cliente de forma segmentada traz inúmeros benefícios para as empresas.

A seguir, mostraremos a você porque isso é essencial para se estabelecer no mercado!

Por que a segmentação de clientes é importante?

Conhecer o cliente é fundamental para qualquer estratégia de marketing e vendas. 😉

Se isso não for levado em consideração, o mais provável é que o cliente veja a sua marca como qualquer outra. Se você não o trata de forma diferenciada, por que ele faria o mesmo pela sua empresa?

Humanizar o atendimento é um assunto que está cada vez mais presente nas organizações.

É necessário perceber que o perfil do consumidor mudou e que hoje ele prefere não só um produto personalizado, mas também um atendimento compatível com essa personalização. Quando isso acontece, uma das consequências é a fidelização do cliente. Além disso, ao apostar na segmentação de clientes é mais provável que eles passem a ler as mensagens que a empresa envia.

Uma informação que ajuda na segmentação, por exemplo, é o horário em que o seu cliente costuma abrir a caixa de e-mails. É logo pela manhã? No meio da tarde? Mais de uma vez por dia? Em posse dessa informação você pode enviar o que deseja no momento certo.

A eficiência de um contato personalizado!

  • O que um contato personalizado e eficiente pode gerar?
  • Quais são as consequências disso?

Uma delas nós já citamos: a fidelização dos clientes.

Esse é um dos maiores benefícios que esse tipo de atendimento pode gerar para a empresa. Um cliente fiel é melhor do que qualquer propaganda e custa muito menos. Ele será um defensor da sua marca e ainda levará outros clientes com alto potencial de compra para você.

Outro benefício de um contato humanizado é o fato da sua empresa ter um diferencial em um mercado tão competitivo. A concorrência pode vender o mesmo produto e estar nos mesmos canais de comunicação, mas tem uma coisa que não pode ser copiada: o atendimento.

Isso é algo único e exclusivo da empresa e, com os consumidores mais exigentes, esse fator nunca foi tão importante. Atualmente os clientes não pensam apenas no preço e na qualidade do produto, mas também na experiência no momento da compra.

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Como usar e-mails para segmentar clientes?

Muita gente vê os e-mails com maus olhos, mas isso só acontece quando eles são utilizados da forma errada, ou seja, quando você envia e-mails de assuntos irrelevantes — ou, pior ainda, quando você envia e-mails sem a autorização do cliente (e o destino da mensagem é a caixa de spam).

Quer usar essa ferramenta para segmentar clientes?

Então a primeira coisa a se fazer é direcionar o conteúdo certo para a pessoa certa. Se o cliente entrou no seu site e clicou em um produto mas não efetuou a compra, o ideal é enviar dicas de como usar esse produto e mostrar como ele pode ser útil na vida dele.

Caso ele tenha feito a compra, o e-mail já deve ir com um assunto mais relevante — ensinando o cliente a usar o produto da melhor forma possível e como conservá-lo para que dure o máximo de tempo, por exemplo.

➡ R.E.T.A.R.G.E.T.I.N.G ⬅

Nesse ponto entra o retargeting, uma forma de mirar suas ações mais novamente em um determinado cliente. Assim, você pode encaminhar e-mails para trazer de volta aqueles consumidores que já tiveram contato com a sua empresa em algum momento (curtiram um vídeo, baixaram um e-book, fizeram uma compra, entre outros).

Você também pode se orientar também pela linguagem que o cliente usa com você em algum e-mail que tenha respondido. Assim, se a comunicação é mais informal, é possível dispensar os pronomes de tratamento, por exemplo.

Viu como fazer segmentação de clientes é importante para o seu negócio?

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