Bons assuntos de e-mail geram abertura. Aprenda a escrevê-los!

//Bons assuntos de e-mail geram abertura. Aprenda a escrevê-los!

Bons assuntos de e-mail geram abertura. Aprenda a escrevê-los!

A sua taxa de abertura de e-mails é ruim mesmo você possuindo uma base de mailing legal, escrevendo conteúdos engajadores para os assinantes da sua newsletter e enviando mensagens regulares. Como pode uma coisa dessas? =/

A resposta pode estar nos assuntos de e-mail que você escreve. Você já pensou como os assuntos das mensagens influenciam na sua abordagem?

Neste artigo você aprenderá a criar títulos impossíveis de serem rejeitados, utilizando as técnicas mais eficientes do marketing digital para gerar abertura de e-mail!

Utilize a Técnica AIDA para os assuntos de e-mail 

A Técnica AIDA é uma estratégia baseada em 4 elementos que traduzem, de forma sucinta, tudo que bons assuntos de e-mail devem ter. Cada uma das letras representa um dos elementos: se você conseguir reuni-los, sem dúvidas sua taxa de abertura aumentará. Vamos a eles:

Atenção

Chame atenção do seu público.

Não há mistério: o objetivo desse elemento é capturar a atenção do usuário imediatamente e, é claro, relacionar a palavra ou termo utilizado com o seu conteúdo. Por exemplo:

Assunto do e-mail: ❤ Como fazer o Google se apaixonar pelo seu site?

Leitor: O google se apaixonando pelo meu site? Quem, do mundo digital, não prestaria atenção nessa possibilidade?

Interesse

Desperte o interesse para o seu negócio ou serviço.

O interesse do leitor virá através do benefício que o conteúdo trará a ele. Deixe a enrolação de lado e vá, literalmente, direto ao assunto: mostre o que seu cliente irá ganhar ao ler essa mensagem. Exemplo:

Assunto do e-mail: Aula Gratuita Ao Vivo: Hoje, às 20h.

Leitor: Aula do que mesmo? Deixe-me acessar o e-mail para saber se é do meu interesse, afinal é gratuita!

[formulario]

Desejo

Crie assuntos de e-mail que despertem desejo.

Para criar o desejo de consumir a mensagem, é preciso ter em mente que o senso de urgência e a utilidade do conteúdo são valores importantes para o usuário. Confira esse modelo:

Assunto do e-mail: Aulas liberadas! \0/ mas por pouco tempo.

Leitor: Pouco tempo quanto? Bateu um desejo de abrir e descobrir!

Ação

Crie CTA para estimular a ação.

A chamada para a ação é um dos artifícios mais importantes. “Participe”, “Saiba como” e “Inscreva-se” são alguns dos gatilhos mentais que mais funcionam com os internautas.

Assunto do e-mail: [INSCRIÇÕES ABERTAS] Partimos! Você vem junto? Então, corre!

Leitor: #partiu (ação)

Assuntos de e-mail utilizando a Técnica dos 4 Us

Utilize da Técnica dos 4U’s.

Aliada à técnica AIDA, a técnica dos 4 Us pode trazer ótimos resultados na taxa de abertura de e-mails. Segundo essa estratégia, seu conteúdo dever ser sempre Útil, Urgente, Único e Ultra-específico. Quando conciliados, esses elementos trabalham especificamente para incentivar o clique da abertura. Exemplo:

Assunto do e-mail: Dois recados curtos e simples pra hoje ?

Recado: Útil (pelo menos se espera que seja).

Pra hoje: Urgente.

Dois recados simples: Ultra-específico e Único.

Utilize listas para criar um assunto de e-mail vencedor!

Utilize listas de assuntos.

As listas são um ótimo meio de repassar dicas de especialistas aos usuários, então não tenha medo de usá-las! Além de atraírem a atenção do leitor, as listas são consideradas mídias de fácil consumo, podendo aumentar a taxa de abertura.

Exemplo de assunto de e-mail“8 exemplos de introdução impossíveis de serem ignoradas”.

Aponte erros

Aponte erros dos consumidores.

Ao citar os erros mais cometidos pelos consumidores de determinado produto ou segmento, a tendência é que o seu leitor se identifique e queira saber qual é a solução. Portanto, seja útil e ajude-o a perceber esses equívocos!

Exemplo de assunto de e-mail“Os maiores erros de empreendedores iniciantes”

Resolva problemas

Resolva problemas do seu usuário.

Resolver problemas do usuário é quando uma marca se torna aliada dele, sendo assim muito provável que ele se engaje e se torne um cliente da empresa. A partir do momento em que o leitor identifica uma empresa como parceira, ele certamente passará a abrir o conteúdo enviado.

Exemplo de assunto de e-mail“Como abrir uma empresa do zero”

Revele segredos

Assim como você, muitos usuários estão em busca de sucesso para os negócios. Se você tem uma técnica, fórmula ou segredo para ajudá-los nessa tarefa, revele para os seus seguidores!

Exemplo de assuntos de e-mail“A verdade sobre as vendas online” ou então? Os segredos sobre a monetização de um blog ?”.

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2019-02-15T09:13:59+00:00By |Email Templates|4 Comentários

Sobre o Autor:

Especialista em Gestão de E-commerce e Marketing Digital e Gestor de Novos Negócios da @MediaPost E-mail Marketing desde 2012. Atua como Diretor Socioambiental da ABRADi-SP e é membro da Comissão Permanente de Estudos de Tecnologia e Informação do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo).

4 Comments

  1. Ana M M González 22 de fevereiro de 2019 em 20:35 - Responder

    Muito bom!

    • Bárbara Dias 25 de fevereiro de 2019 em 12:24 - Responder

      Oi, Ana M M González! Que bom que foi útil para você. Espero que você consiga criar assuntos tão bons quanto às sugestões. Se quiser compartilhar para darmos alguma opinião, fique à vontade. Um abraço.

  2. fabio 2 de fevereiro de 2019 em 17:51 - Responder

    boa tarde, bacana o conteúdo!
    estou mexendo diariamente com isso, montando emkt …mas e para o ramo de turismo? Newsletters com pacotes de viagens…me de alguns exemplos de títulos bons !!!!!

    • Felippe Bento 5 de fevereiro de 2019 em 14:16 - Responder

      Olá Fabio, tudo bem?

      Que bom que está trabalhando com e-mail marketing. Você já pensou em ter especialistas que façam tudo isso para você?
      Aqui na @MediaPost temos um serviço totalmente focado nas suas vendas e com uma equipe de especialistas que faz tudo isso para você. Faz sentido para você saber mais?

      Sobre o assunto, o que acha desses:
      – Abra este e-mail e encontre seu próximo destino!
      – Se não quer se impressionar não abre este destino.
      – Era isso que você precisava, certo?

      Abraços.

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