Como aumentar a captura de e-mails de potenciais leads em eventos?

//Como aumentar a captura de e-mails de potenciais leads em eventos?

Como aumentar a captura de e-mails de potenciais leads em eventos?

A captura de e-mails qualificados é um desafio constante para as empresas em diversos segmentos. Existem várias formas de conduzir esse aspecto da estratégia, e um dos mais promissores certamente é a participação em eventos do mercado.

Estar presente e ser visto em meio a outros players do seu segmento é essencial para manter a relevância. Além disso, a participação em eventos é uma forma bastante eficaz de focar na captura de e-mails de leads qualificados para os seus objetivos.

Uma boa nutrição de leads pode aumentar em até 50% as vendas de uma empresa. Para isso, você precisa de uma base qualificada e métodos eficazes para alimentá-la. Um evento se mostra como uma alternativa bastante interessante.

SAIBA AGORA!

Neste artigo, você conhecerá os principais atrativos que um evento traz para a captura de e-mails e como adotar uma estratégia de qualidade nesse sentido. Confira.

Por que usar a captura de e-mails em eventos?

Consiga o máximo de e-mails nos eventos.

Ao implementar esse tipo de estratégia em eventos, você passa a ter acesso a uma audiência altamente qualificada para os seus objetivos.

Por exemplo, uma conferência de administradores de empresas do ramo alimentício certamente contará com um número considerável desses profissionais. Logo, é altamente vantajoso para quem deseja impactá-los com estratégias de marketing.

No entanto, para ter bons resultados, é necessário usar uma abordagem eficaz. Afinal, assim como a sua empresa, várias outras estão tentando atingir aquela mesma audiência.

Como aumentar a captura de e-mails de potenciais leads em eventos?

Saiba como conseguir novos leads para o seu negócio.

Agora que você já entendeu como um evento pode ser decisivo para a sua captura de e-mails, resta compreender os caminhos que devem ser percorridos para alcançar esse fim com alta performance. Conheça a seguir algumas estratégias para aumentar a captura de e-mails da sua empresa em eventos.

– Entenda o perfil de lead que você deseja

Antes de implementar a sua estratégia de captura de e-mails, é necessário definir qual público você quer atingir. Afinal, a resposta para essa pergunta pode transformar significativamente a sua abordagem.

Além disso, tente enxergar múltiplos segmentos dentro do seu público-alvo. A partir daí, você pode planejar ações promocionais diferentes dependendo das características dessas divisões.

– Treine os seus representantes

A equipe que estará presente no stand da sua empresa nesse evento será responsável pelo sucesso da sua captação de leads. Portanto, precisa estar muito alinhada à sua estratégia. Vale a pena realizar um bom treinamento com ela.

Um dos pontos que devem ser definidos é o pitch da sua empresa, especialmente a parte relacionada ao conteúdo segmentado que será recebido ao fazer o cadastro. Também é importante que esses representantes entendam o perfil de lead que está sendo buscado.

– Ofereça acesso a uma amostra do seu serviço

Dependendo do serviço que você oferece em sua empresa, pode ser muito atrativo para o público contar com uma prévia, ou um trial. É possível condicionar o acesso a essa amostra ao cadastro na sua base de leads.

Esse teste pode até se estender além do evento, podendo durar por um número fixo de dias ou usos. Trata-se de uma solução voltada a levar os seus leads a considerarem seriamente a contratação da sua solução.

– Envie conteúdo de pré-evento

Essa é uma ótima forma de saber o nível de interesse do público em relação à presença da sua empresa no evento. Basta programar webinars com um tema relevante que sirvam de “aquecimento” para o grande dia.

Além de permitir agregar valor a essa audiência, o pré-evento também ajudará você a entender melhor as expectativas dos participantes. Para isso, faça anúncios direcionados a esse público no Google ou nas redes sociais.

– Ofereça experiências em troca

Você precisa agregar valor à vida do visitante se deseja que ele se sinta motivado a realizar o cadastro. Uma forma de fazer isso é proporcionando alguma experiência especial no próprio stand da sua empresa.

É o caso, por exemplo, de oferecer brindes, amostras grátis do seu produto ou cupons de desconto para algum serviço que você oferece. Analise o perfil do seu público-alvo e considere o que é decisivo para ele.

– Prometa conteúdo relevante

A captura de e-mails é um método para aumentar a sua base de contatos e, assim, poder nutrir esses leads e impactá-los com conteúdo promocional de maneira segmentada. Para que essa experiência seja positiva e as pessoas se sintam motivadas a se cadastrar, você precisa prometer o envio de um material relevante para elas.

Destaque ao público as vantagens que ele terá ao receber o seu material via e-mail. Mostre alguns exemplos de publicações que serão acessíveis caso as pessoas entrem na lista.

– Convide influenciadores

A presença de uma referência já consolidada do seu setor ou público no stand da sua empresa pode ser decisiva para você aprimorar a sua captura de e-mails. Para que isso funcione, você precisa conhecer muito bem a audiência que pretende impactar. Isso requer encontrar um influenciador que gere identificação com o público e agregue valor à sua empresa.

O que fazer depois do evento?

Comece a trabalhar com os seus leads conquistados.

Após a captação de e-mails ser completada no evento, isso não significa que o seu trabalho terminou. Na verdade, ele está só começando. Essas pessoas confiaram na sua empresa para que ela envie conteúdo relevante a elas, então o seu dever é fazer justamente isso.

Veja a seguir algumas ações que você precisa realizar após o evento:

  • envie um e-mail agradecendo o cadastro e antecipando o conteúdo que será enviado;
  • planeje um calendário de envios com conteúdo relevante para esses leads;
  • direcione essas pessoas para uma landing page especial que tenha relação com o evento;
  • peça um feedback a respeito da participação da sua empresa no evento;
  • não exagere nos envios, preferindo uma frequência considerada adequada para o dia a dia do público que está tentando atingir.

Como parte integrante de uma estratégia maior, essa etapa do processo precisa ser fundamentada em dados. Aprenda com os seus resultados para saber quais materiais conseguem gerar mais conversões e mantenha a sua abordagem em plena evolução.

A captura de e-mails em eventos pode ser um ótimo caminho para obter leads qualificados para a sua empresa. Para isso, é necessário conhecer bem essas pessoas para ter a melhor abordagem e saber como agregar valor ao tempo e atenção delas. Siga as nossas dicas acima para garantir bons resultados.

Quer aprender mais sobre como aprimorar o planejamento de conteúdo da sua empresa? Confira as principais datas comemorativas de 2019 que você pode utilizar estrategicamente.

2019-02-08T12:12:16+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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