Acompanhe 5 métricas de marketing digital e saiba se sua estratégia funciona

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Acompanhe 5 métricas de marketing digital e saiba se sua estratégia funciona

Trabalhar sem um objetivo concreto é uma verdadeira receita para desastre. Mas, pior do que isso é não acompanhar as suas métricas de marketing digital. Assim, fica impossível saber se o seu trabalho está dando certo ou se precisa de ajustes, e fica difícil obter sucesso desta forma.

Felizmente, o marketing digital oferece oportunidades bastante ricas para você mensurar os seus retornos de maneira instantânea e exata. Você pode acompanhar em tempo real as métricas de marketing digital mais importantes para o seu negócio e ajustar os seus planos dependendo dos números obtidos.

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Ficou em dúvida sobre quais são os principais indicadores que devem ser acompanhados? Veja a seguir 5 métricas de marketing digital para saber se sua estratégia funciona:

1. CAC

Não faz sentido gastar mais para obter um cliente do que ele acabará trazendo de faturamento para você, não é? O CAC (custo de aquisição de clientes) é uma das métricas de marketing digital mais úteis para ter certeza disso.

Ela leva em consideração os gastos envolvidos na aquisição de clientes e os relaciona com as estimativas de recursos gerados por eles, seja através de vendas ou assinaturas de serviços. O seu objetivo é que este número esteja sempre baixo.

2. Taxa de retorno

Com a concorrência crescente em diversos setores, é cada vez mais válido investir em ações que fidelizem os seus clientes, garantindo que eles continuem comprando de você.

Para ter certeza de que os seus esforços estão dando certo, observe sua taxa de retenção. Ela mostra a proporção de pessoas que continuam visitando seu conteúdo em relação às inéditas. Quanto maior essa taxa, mais fiéis são seus visitantes.

3. Fontes de tráfego

Esta métrica é vital para você conhecer a real força dos seus canais de divulgação. Devem ser observadas as principais fontes de visitas do seu negócio, que podem ser e-mail marketing, campanhas de Facebook Ads, links patrocinados do Google, links externos, entre outros.

Dependendo dos resultados neste âmbito, você talvez tenha que rever as suas estratégias e direcionar seu foco.

4. Taxa de conversão

Você precisa saber a proporção de vendas conquistadas a partir da audiência atingida pelas suas campanhas. Este é o ponto da taxa de conversão, uma métrica capaz de atuar como um termômetro sobre as suas ações.

Se ela estiver baixa, você tem que analisar os seus esforços em busca de caminhos para otimizar o caminho do seu público até a compra. Portanto, o seu objetivo deve ser que esta taxa fique sempre alta.

5. Bounce rate

Este número mostra a porcentagem de visitantes que deixaram o seu conteúdo sem explorar as outras páginas.

Para trabalhar com sucesso, você precisa estimular a sua audiência a visitar o máximo de seções possível, já que isso maximiza as suas chances de conversão. Um bounce rate alto significa que estes esforços não estão dando resultado e é preciso disponibilizar mais caminhos neste sentido.

Para tudo sempre funcionar bem, monitore as métricas certas e faça-o de forma periódica. Crie relatórios de performance reunindo os números conquistados mensalmente ou semanalmente para obter um acompanhamento e verificar sua evolução. Seja rápido para realizar ajustes quando necessário e intensificar o que está dando certo.

Qual destas métricas de marketing digital tem mais a ver com o seu negócio? Conte para a gente nos comentários!

Sobre o Autor:

Formada em Marketing, especialista em Customer Success e Customer Experience em Estratégias de Performance por e-mail marketing.

2 Comments

  1. Meloni Marcelino Marques Soligo 24 de fevereiro de 2017 em 08:35

    Olá bom dia,ainda estou estudando,espero entender td pra começar a trabalhar, obrigada.

    • Felippe Bento 24 de fevereiro de 2017 em 08:39

      Olá, Meloni!

      Espero que consiga entender tudo que precisa. Se precisar de ajuda, conte com a gente!

      Um grande abraço e até breve!

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