WhatsApp Business e E-mail marketing não são inimigos; veja como combiná-los!

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WhatsApp Business e E-mail marketing não são inimigos; veja como combiná-los!

WhatsApp Business ou e-mail marketing? Está em dúvida sobre qual é o melhor para a sua estratégia? A resposta é: os dois.

A integração eficaz de diferentes canais de marketing permanece como um dos caminhos mais promissores para empresas de diversos segmentos terem sucesso. Resta saber como aproveitar as forças de cada um.

Por um lado, o WhatsApp oferece um contato altamente próximo com o público, como se a empresa fosse uma amiga. Por outro, o e-mail marketing possibilita veicular um grande volume de conteúdo de forma periódica.

Confira a seguir o que há de mais importante ao trabalhar com WhatsApp Business e e-mail marketing, além das principais formas de integrá-los.

Como utilizar o WhatsApp Business na estratégia de marketing?

O WhatsApp Business é a solução corporativa do maior aplicativo de mensagens do Brasil. Ele permite que uma empresa tenha um perfil completo com as suas informações e possa usá-lo para atender o seu público.

Para que traga benefícios para uma marca, o WhatsApp Business precisa ser associado a uma estratégia eficaz. Isso requer um entendimento aprofundado a respeito das expectativas e necessidades dos seus clientes.

Veja a seguir os principais pontos de uma estratégia de marketing que envolve WhatsApp Business:

Altíssima absorção junto ao público

É difícil encontrar alguém no Brasil que não tenha o WhatsApp instalado no celular e não use o aplicativo regularmente. Implementar esse canal de comunicação em sua empresa significa se situar onde o seu cliente já está, possibilitando trazer mais conveniência ao dia a dia dele ao interagir com sua marca.

Foco em atendimento personalizado

As pessoas querem, cada vez mais, ser tratadas de forma especial pelas marcas. Isso inclui ter seu histórico e características lembradas ao interagir com elas. O WhatsApp Business permite trazer os conceitos de CRM para essa plataforma tão popular, permitindo atender mais e melhor.

Contato próximo com o público

As pessoas utilizam o WhatsApp para falar umas com as outras, fazendo do aplicativo um mensageiro pessoal bem importante no dia a dia. Ao inserir a sua empresa nesse meio, ela estará posicionada de forma equivalente. Isso permite passar a impressão de estar mais próximo do seu público.

Possibilidade do uso de grupos

São os grupos que, diariamente, dão vida ao uso do WhatsApp para boa parte das pessoas. Eles também podem ser uma ferramenta de marketing para a sua empresa, bastando saber utilizá-los. Para isso, é importante definir um objetivo para o grupo, ter regras sólidas e promover soluções e conteúdo que seja de interesse dos participantes.

Como utilizar o e-mail marketing para atingir a sua audiência?

O e-mail marketing permanece como uma das melhores escolhas para ampliar a taxa de conversão da sua empresa. Além de todo mundo ter uma conta de e-mail, é um formato que fica totalmente no seu controle, sem depender de terceiros, como é o caso das redes sociais e plataformas de anúncios.

Esse canal é capaz de se adaptar a uma série de tipos de estratégias diferentes. Ele pode servir como veículo de divulgação para promoções pontuais ou até conduzir uma campanha de nutrição de leads.

Uma estratégia de e-mail marketing se fundamenta principalmente nos pontos que veremos a seguir.

Segmentação de público

Entregar o mesmo conteúdo para todo o público dificilmente será o melhor caminho a seguir. Em vez disso, vale muito mais a pena segmentar a sua audiência e realizar disparos com um material diferente para cada divisão, levando em conta as suas preferências e características.

Manutenção da base

Evite que a sua base de contatos “esfrie”. Deve ser parte da sua estratégia contar com iniciativas para aumentá-la cada vez mais, seja com ações online ou offline. Dessa forma, será possível criar segmentações cada vez mais estratégicas e evitar que seu negócio tenha seu progresso estagnado.

Acesso facilitado pelo smartphone

Por mais que o WhatsApp seja mais lembrado pelo uso no celular, o e-mail também se integrou a esses aparelhos de forma bastante orgânica. Dessa forma, você tem a certeza de que poderá impactar a sua audiência em tempo real, caso ela tenha notificações ativas para o recebimento de e-mails.

Automação de marketing

O real potencial do e-mail marketing é destravado quando você começa a trabalhar com automação. Por meio dela, é possível configurar gatilhos que geram disparos automáticos baseados no contexto, fazendo com que seu público sempre seja impactado por uma mensagem personalizada para aquele momento preciso. Isso aumentará consideravelmente o seu grau de identificação.

Como integrar uma estratégia de WhatsApp Business com e-mail marketing?

Ficou parecendo que WhatsApp Business e e-mail marketing são dois tipos de estratégias totalmente desconectadas e que não podem ser combinadas? Então, é importante rever essa impressão.

Veja a seguir o que você precisa fazer para garantir uma boa integração do WhatsApp Business com o e-mail marketing em sua estratégia.

Aproveite as forças de cada canal

O segredo para ter sucesso em uma estratégia de integração está em compensar as falhas com as forças do outro lado. Isso pode ser muito bem aplicado quando o assunto é WhatsApp Business e e-mail marketing.

Por exemplo, por mais que o e-mail consiga alcançar uma fatia considerável de público, ele não tem a mesma proximidade de uma mensagem no WhatsApp. Ao integrar as estratégias, você compensa esse problema usando outra solução.

Realize ações integradas

Restringir as suas campanhas a apenas um canal de marketing é um desperdício de potencial. Para integrar o WhatsApp e o e-mail marketing, basta fazer com que esses canais “conversem” dentro de sua estratégia.

Por exemplo, é possível promover o seu atendimento via WhatsApp utilizando e-mails. A partir dos dados de cadastro da sua base de contatos, você pode gerar uma lista de leads no WhatsApp. Por fim, outra possibilidade envolve realizar um atendimento omnichannel utilizando ambos.

Unifique a linguagem

Todos os canais de comunicação da sua empresa precisam ter a mesma identidade. Afinal, é a mesma empresa que está falando.

Isso também vale para o WhatsApp e o e-mail marketing. Parte do trabalho de integrá-los envolve garantir que a linguagem utilizada pela sua marca seja igual em ambos. Isso envolve preocupações com tom, termos utilizados, coloquialismo ou formalidade, entre outros.

Aproveitar adequadamente os seus canais de marketing é essencial para conduzir estratégias eficazes. Se você não está utilizando as forças deles individualmente e de forma integrada, está na hora de rever as suas decisões. O WhatsApp Business e o e-mail marketing podem ajudar você a alcançar resultados superiores, então experimente essa combinação.

Confira mais maneiras de agregar valor ao seu público e aumentar seu engajamento. Aprenda a usar cupons de desconto e gift cards no e-mail marketing.

2019-03-06T17:47:02+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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