Como vender por e-mail marketing durante o surto de coronavírus

//Como vender por e-mail marketing durante o surto de coronavírus

Como vender por e-mail marketing durante o surto de coronavírus

Com o surto global do coronavírus, muitos empreendedores estão fechando as portas de seus estabelecimentos à procura de métodos digitais para continuar realizando vendas e fechar o mês no verde.

E quando falamos em vender pela internet sem gastar muito dinheiro, logo pensamos em e-mail marketing, já que apresenta o melhor ROI do marketing digital.

Então, decidi criar um artigo  sobre como vender por e-mail marketing durante o surto de coronavírus. 

Antes de você começar a ler, eu quero deixar claro que, este artigo não visa utilizar o coronavírus como argumento de vendas, mas,  sim, como uma das principais estratégias digitais para ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio em tempos de crise.

Por que utilizar o e-mail marketing?

O e-mail marketing é um meio que possui baixo custo de investimento e alto lucro, é um forte aliado no relacionamento com o cliente, chama a atenção dos seus leads e estreita a comunicação com seu público de forma significativa, dando abertura para interação.

Além dessas vantagens, criar estratégias por e-mail marketing otimiza o trabalho da equipe, já que uma única mensagem será enviada em massa e não será necessário respondê-las de forma imediata, como acontece pelo WhatsApp, Skype e outras redes sociais.

Como vender por e-mail marketing

Antes de saber como vender por e-mail marketing, você precisa ter uma lista de contatos para realizar seus envios, e caso ainda não tenha, recomendo que leia nosso e-book sobre como captar novos contatos e comece a construir a sua lista o quanto antes.

Importante lembrar que comprar listas de contatos está fora de cogitação.

Com o aumento na procura de como vender na internet, o número de e-mails enviados acaba aumentando, já que muitas pessoas estão começando a adotar estratégias de e-mail marketing, mas tranquilize-se, porque muitos dos concorrentes de audiência não sabem como se comunicar através do e-mail, e com as práticas que eu vou ensinar, certamente você se destacará entre tantos e-mails, veja só:

Assunto:

É o principal ponto para se destacar da concorrência, neste sentido, utilizar assuntos criativos e relevantes é fundamental para que as pessoas escolham abrir o seu e-mail.

Uma dica é criar e-mails curtos, de até 41 caracteres, para que caiba toda a sua mensagem na caixa de entrada de seu destinatário.

Pré-header:

Este funciona como um reforço para o assunto; utilize esse espaço para transmitir uma ideia que você não conseguiu escrever nos primeiros 41 caracteres.

Segmentação de listas:

Identifique a origem dos contatos da sua lista e separe por blocos, por exemplo: separe os ex-compradores das pessoas que nunca compraram na sua loja, assim você consegue ter uma comunicação assertiva e direta com seu público.

Estratégia de envio:

Depois de segmentar sua lista em categorias, o ideal é que você crie uma estratégia para cada uma delas, escolhendo os produtos ou serviços que serão divulgados, a frequência de envios, qual será o objetivo da campanha etc.

Uma boa maneira de fazer isso é utilizando o funil de vendas, que é  uma estratégia do marketing que se baseia no momento de compra do público.

E como vender por e-mail marketing não se baseia em enviar apenas um e-mail e vender, o funil de vendas entra como um grande aliado para sua estratégia.

Ele se baseia nas seguintes fases:

Topo:

Seu cliente tem um problema, mas não sabe como resolver, portanto, é hora de  fornecer informações que deixem claro que ele precisa do seu produto.

Meio

Seu cliente tem um problema, sabe como resolver, mas está considerando as opções que encontrou, deste modo, uma boa maneira de instigá-lo para a próxima fase é enviando conteúdos mais aprofundados sobre o seu produto ou serviço, tirando qualquer dúvida sobre seu funcionamento.

Fundo:

Aqui ele já sabe o que precisa e onde achar, falta apenas aquele incentivo final para que entre em contato com você ou vá para o seu site, cupons de descontos e/ou frete grátis são totalmente válidos para incentivar à compra.

Agora que você sabe como funciona o funil, identifique a fase em que sua lista está e crie conteúdos separadamente para cada uma delas.Se for necessário, faça mais de um envio da mesma fase do funil, com isso, você garante que não haja nenhuma dúvida sobre o seu produto ou serviço que impeça a compra.

Layout do conteúdo:

Mantenha um layout padrão em cada conteúdo, para que ao abrir a sua mensagem, seu público imediatamente lembre quem é você e quais foram os e-mails anteriores.

CTA (call to action):

Utilize uma chamada para a ação em todos os seus e-mails, fazendo com que seu público interaja com a sua mensagem e seja direcionado para outra página para mais informações ou solicitando um contato.

Realização do envio:

Contrate uma ferramenta de e-mail marketing confiável para realizar o envio, pois além de você conseguir mensurar os resultados do seu e-mail, essa medida aumentará as chances de entregabilidade do seu envio e a criará um layout atrativo sem muitos esforços.

A MediaPost possui uma ferramenta muita boa para essa função, clique aqui e saiba mais.

Mensuração de resultados:

Analise os resultados obtidos em seus e-mails para que você possa aprimorar suas práticas nos próximos envios. Para isso, eu recomendo que leia um artigo que eu escrevi sobre mensuração de resultados clicando aqui.

Ativo telefônico:

Se você identificar que alguns contatos estão interagindo com seus e-mails, mas não estão fechando a compra, é válido realizar um ativo telefônico para dar aquele empurrãozinho final e incentivar a compra.

Agora que você já sabe como vender por e-mail marketing, é hora de colocar em prática todas as dicas que eu passei. 

Espero que consiga atingir seus resultados; e se ficou alguma dúvida, deixe aqui no campo dos comentários.

2020-03-26T15:01:35-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Estudante de Publicidade e Propaganda e estagiário de marketing, integra o time de B.I em Sucesso do Cliente e é produtor de conteúdo para e-mail.

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