Com o surto global do coronavírus, muitos empreendedores estão fechando as portas de seus estabelecimentos à procura de métodos digitais para continuar realizando vendas e fechar o mês no verde.
E quando falamos em vender pela internet sem gastar muito dinheiro, logo pensamos em e-mail marketing, já que apresenta o melhor ROI do marketing digital.
Então, decidi criar um artigo sobre como vender por e-mail marketing durante o surto de coronavírus.
Antes de você começar a ler, eu quero deixar claro que, este artigo não visa utilizar o coronavírus como argumento de vendas, mas, sim, como uma das principais estratégias digitais para ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio em tempos de crise.
Por que utilizar o e-mail marketing?
O e-mail marketing é um meio que possui baixo custo de investimento e alto lucro, é um forte aliado no relacionamento com o cliente, chama a atenção dos seus leads e estreita a comunicação com seu público de forma significativa, dando abertura para interação.
Além dessas vantagens, criar estratégias por e-mail marketing otimiza o trabalho da equipe, já que uma única mensagem será enviada em massa e não será necessário respondê-las de forma imediata, como acontece pelo WhatsApp, Skype e outras redes sociais.
Como vender por e-mail marketing
Antes de saber como vender por e-mail marketing, você precisa ter uma lista de contatos para realizar seus envios, e caso ainda não tenha, recomendo que leia nosso e-book sobre como captar novos contatos e comece a construir a sua lista o quanto antes.
Importante lembrar que comprar listas de contatos está fora de cogitação.
Com o aumento na procura de como vender na internet, o número de e-mails enviados acaba aumentando, já que muitas pessoas estão começando a adotar estratégias de e-mail marketing, mas tranquilize-se, porque muitos dos concorrentes de audiência não sabem como se comunicar através do e-mail, e com as práticas que eu vou ensinar, certamente você se destacará entre tantos e-mails, veja só:
Assunto:
É o principal ponto para se destacar da concorrência, neste sentido, utilizar assuntos criativos e relevantes é fundamental para que as pessoas escolham abrir o seu e-mail.
Uma dica é criar e-mails curtos, de até 41 caracteres, para que caiba toda a sua mensagem na caixa de entrada de seu destinatário.
Pré-header:
Este funciona como um reforço para o assunto; utilize esse espaço para transmitir uma ideia que você não conseguiu escrever nos primeiros 41 caracteres.
Segmentação de listas:
Identifique a origem dos contatos da sua lista e separe por blocos, por exemplo: separe os ex-compradores das pessoas que nunca compraram na sua loja, assim você consegue ter uma comunicação assertiva e direta com seu público.
Estratégia de envio:
Depois de segmentar sua lista em categorias, o ideal é que você crie uma estratégia para cada uma delas, escolhendo os produtos ou serviços que serão divulgados, a frequência de envios, qual será o objetivo da campanha etc.
Uma boa maneira de fazer isso é utilizando o funil de vendas, que é uma estratégia do marketing que se baseia no momento de compra do público.
E como vender por e-mail marketing não se baseia em enviar apenas um e-mail e vender, o funil de vendas entra como um grande aliado para sua estratégia.
Ele se baseia nas seguintes fases:
Topo:
Seu cliente tem um problema, mas não sabe como resolver, portanto, é hora de fornecer informações que deixem claro que ele precisa do seu produto.
Meio:
Seu cliente tem um problema, sabe como resolver, mas está considerando as opções que encontrou, deste modo, uma boa maneira de instigá-lo para a próxima fase é enviando conteúdos mais aprofundados sobre o seu produto ou serviço, tirando qualquer dúvida sobre seu funcionamento.
Fundo:
Aqui ele já sabe o que precisa e onde achar, falta apenas aquele incentivo final para que entre em contato com você ou vá para o seu site, cupons de descontos e/ou frete grátis são totalmente válidos para incentivar à compra.
Agora que você sabe como funciona o funil, identifique a fase em que sua lista está e crie conteúdos separadamente para cada uma delas.Se for necessário, faça mais de um envio da mesma fase do funil, com isso, você garante que não haja nenhuma dúvida sobre o seu produto ou serviço que impeça a compra.
Layout do conteúdo:
Mantenha um layout padrão em cada conteúdo, para que ao abrir a sua mensagem, seu público imediatamente lembre quem é você e quais foram os e-mails anteriores.
CTA (call to action):
Utilize uma chamada para a ação em todos os seus e-mails, fazendo com que seu público interaja com a sua mensagem e seja direcionado para outra página para mais informações ou solicitando um contato.
Realização do envio:
Contrate uma ferramenta de e-mail marketing confiável para realizar o envio, pois além de você conseguir mensurar os resultados do seu e-mail, essa medida aumentará as chances de entregabilidade do seu envio e a criará um layout atrativo sem muitos esforços.
A MediaPost possui uma ferramenta muita boa para essa função, clique aqui e saiba mais.
Mensuração de resultados:
Analise os resultados obtidos em seus e-mails para que você possa aprimorar suas práticas nos próximos envios. Para isso, eu recomendo que leia um artigo que eu escrevi sobre mensuração de resultados clicando aqui.
Ativo telefônico:
Se você identificar que alguns contatos estão interagindo com seus e-mails, mas não estão fechando a compra, é válido realizar um ativo telefônico para dar aquele empurrãozinho final e incentivar a compra.
Agora que você já sabe como vender por e-mail marketing, é hora de colocar em prática todas as dicas que eu passei.
Espero que consiga atingir seus resultados; e se ficou alguma dúvida, deixe aqui no campo dos comentários.
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