Veja 7 dicas de como reduzir o custo de aquisição de cliente

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Veja 7 dicas de como reduzir o custo de aquisição de cliente

O seu custo de aquisição de cliente está alto demais? Isso é um sinal de alerta bastante grave que indica sérios problemas com a estratégia da sua empresa. É necessário ser capaz de identificar esse cenário e implementar os esforços adequados para corrigi-lo.

Todo tipo de negócio tem muito a ganhar ao trabalhar totalmente voltada às suas métricas de performance. Acompanhar os indicadores certos é decisivo para melhorar cada vez mais os seus resultados. É igualmente valioso poder detectar problemas e resolvê-los a tempo.

O custo de aquisição de cliente se refere a todos os gastos envolvidos para trazer compradores para o seu produto. Logicamente, ele deve ser o mais baixo possível para você obter maiores retornos. Se o valor está alto demais, a sua empresa pode estar trabalhando de maneira ineficiente.

Confira a seguir 7 dicas de como reduzir o custo de aquisição de cliente em sua empresa:

1. Faça um raio-x dos seus gastos

Como ocorre sempre que determinado setor da empresa está indicando mais gastos do que deveria, um custo de aquisição de cliente necessita de uma atenção cuidadosa. O primeiro passo que você deve tomar é analisar bem de perto todos os esforços associados a esse trabalho.

O ponto mais importante dessa análise consiste em cruzar esses dados com os resultados que sua empresa está obtendo. Identifique quais ações não estão trazendo quantos clientes deveriam. As improdutivas devem ser reformuladas o quanto antes.

Esse exercício deve ser feito regularmente. É a melhor maneira de garantir que seu indicador de custo de aquisição de cliente permaneça baixo e suas conversões aumentem mais.

2. Reveja as suas ações de marketing

Conforme a tecnologia evolui, surgem novas maneiras de conquistar mais clientes. Cada vez mais temos acesso a possibilidades inéditas para atrair o público certo para as suas ofertas, bastando contar com a estratégia adequada.

O seu site está preparado para gerar leads? Você conta com mecanismos voltados a conversão? Possui uma estratégia de marketing focada em resultados de qualidade? Se o foco é melhorar a custo de aquisição de cliente, você precisa revisar seus esforços de marketing.

Um exemplo de solução eficaz para adotar é o Inbound Marketing. Ele consiste em uma série de ações integradas que entregam conteúdo especializado dependendo do estágio de consideração do público em relação ao produto. Impactado por diversos canais de marketing diferentes, ele gradualmente é nutrido até se tornar um cliente.

3. Trabalhe com personas

Utilizar definições de público-alvo muito vagas não é o melhor caminho para obter bons resultados. Se você quer diminuir seu custo de aquisição de cliente, precisa direcionar suas ofertas e produtos para pessoas que realmente têm perfil para comprarem de você.

A forma ideal de fazer isso é criando personas. São personificações de fatias da sua audiência feitas com detalhes que permitem conhecer bastante a respeito de suas necessidades. Certifique-se de buscar informações concretas para se basear nesse trabalho, como pesquisas ou entrevistas com clientes.

Veja a seguir um exemplo de persona: Carlos, de 34 anos, é gerente de projetos em uma agência de médio porte. Com o dia a dia corrido, tem dificuldades para conciliar o trabalho e os estudos. Ao observar apenas esses detalhes, já fica claro como a necessidade dele é por alguma solução que otimize seu tempo.

4. Reduza a taxa de churn

O custo de aquisição de cliente está associado a várias outras métricas de negócios e trabalhar para otimizá-las é o caminho para melhorar seus resultados. A taxa de churn (ou churn rate) é um exemplo disso.

Em resumo, trata-se da rotatividade ou evasão de clientes. É quando eles assinam seus serviços e, depois, deixam a sua empresa. Deve sempre ser o seu objetivo manter essa taxa reduzida, implementando todas as estratégias possíveis para isso.

A taxa de churn interfere no custo de aquisição de cliente porque um fluxo constante de saídas pode deixar as suas ações de captação mais caras. Para resolver isso, é necessário implementar as devidas ações para reduzi-la.

5. Entenda os motivos para o número alto

Paralelamente a implementar os meios adequados para diminuir seu custo de aquisição de cliente, você também precisa entender as razões para esse indicador estar tão alto. Senão, você arrisca cair nos mesmos erros no futuro.

Busque observar quais motivos estão gerando custos altos. As suas campanhas não estão conseguindo impactar o público correto? A sua audiência é específica demais? Será que você está atuando nas plataformas e canais de marketing adequados?

Quando terminar, utilize o seu diagnóstico para revisar as suas ações. Ao trabalhar com menos desperdício, os seus resultados tendem a melhorar.

6. Transforme seus clientes em evangelizadores

Por mais eficazes que sejam as suas estratégias de marketing, nada substitui a força de uma recomendação feita por um cliente. Se os seus serviços cativam o público ao ponto de transformá-lo em um defensor da sua marca, a tendência é que seus retornos se aprimorem.

Para que isso seja possível, é necessário entender bem quais as expectativas dos seus clientes e surpreendê-los positivamente com frequência. Ao terem um contato de qualidade com a sua marca, eles naturalmente passarão a vê-la como uma parceira e irão recomendá-la aos amigos.

Ao contar com as iniciativas certas, você poderá diminuir o seu custo de aquisição de cliente graças à ajuda dos evangelizadores que já utilizam os seus produtos ou serviços.

7. Analise os seus concorrentes

Em qualquer área de atuação, observar o que os concorrentes estão fazendo é essencial para um trabalho estratégico. É o melhor caminho para evitar se surpreender com alguma ação desses players ou até mesmo para encontrar soluções para seus problemas.

Se o seu custo de aquisição de cliente está alto, que tal analisar de que maneira os seus concorrentes estão trabalhando para tentar detectar uma solução? Pode ser que eles estejam lidando com essa questão de alguma forma que você possa adaptar.

Faça um estudo a respeito de todas as ações de captação de clientes que esses concorrentes possuem. Considere o gasto estimado com cada uma delas e que tipo de retorno eles poderiam obter com elas. Depois, basta comparar com o seu próprio cenário.

Toda estratégia competente precisa ser focada em um custo de aquisição de cliente baixo. Trata-se de um termômetro bastante eficaz para a qualidade das suas ações. Porém, de nada adianta apenas monitorá-la. É necessário tomar a atitude correta ao perceber que seu indicador está abaixo do que deveria. Implemente as ações adequadas para garantir resultados superiores em sua empresa, bastando aproveitar as dicas acima.

Conte com a estratégia ideal para melhorar o seu custo de aquisição de cliente e demais resultados. Entre em contato conosco usando o site.

2019-02-22T11:24:57+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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