Um mundo “mobile” – 05 Dicas para campanhas “móveis”

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Um mundo “mobile” – 05 Dicas para campanhas “móveis”

Não é novidade que o mercado mobile cresce anualmente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo International Data Corporation (IDC), a venda de smartphones e tablets vai continuar crescendo em 2015, podendo atingir US$ 484 bilhões.

O mesmo estudo mostra que quase 1/3 da população mundial esta conectada: começamos 2015 com aproximadamente dois bilhões de usuários de dispositivos móveis (Android, iOS e Windows Phone) espalhados pelo mundo.

Você sabia que existem mais aparelhos “mobile” do que pessoas?

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De acordo com o Facebook há mais de 350 milhões de usuários ativos acessando através de dispositivos móveis.

O Brasil é o quarto maior mercado mobile do mundo com mais de 272 milhões de linhas ativas. De cada 10 usuários de internet, 04 são mobile.

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Como saber se o seu público é mobile ou desktop?

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O primeiro passo é conhecer o seu cliente/contato.

O email marketing é um canal essencial no desenvolvimento de ações comerciais. Grande parte das ferramentas disponíveis no mercado para gestão desse tipo de campanha exibem no relatório da mensagem enviada as informações relacionadas à abertura de um e-mail.

Sabendo qual foi o dispositivo utilizado pelo seu cliente (mobile ou desktop), ou qual o sistema operacional (Android, iOS, Windows phone) você conseguirá decidir se vale a pena realizar ou não um envio planejado para os dispositivos móveis.

Pergunta: posso enviar o mesmo e-mail para esses dois públicos (mobile e desktop)?

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Reposta: sim e não.

Sim, pois é possível você criar/utilizar uma única mensagem conhecida como e-mail responsivo. Conheça seus prós e contras:

Prós: a mensagem respeitará a tela, ou o dispositivo, que for utilizado pela pessoa para abrir o e-mail, ou seja, no computador será exibido um conteúdo maior e quem fizer o mesmo no celular verá a mensagem reduzida;

Contra: o tempo de criação de uma mensagem assim (responsiva) chega ser até 04 vezes maior do que o de um template normal, ou como nós chamamos: “mobile-friendly”. A mensagem ainda pode ficar muito pesada, derrubando os resultados de entrega na caixa de entrada dos seus contatos;

Não. Se você não optar pelo e-mail responsivo e tiver uma quantidade maior que 40% de destinatários que abrem pelo celular/tablet, quase metade da sua lista podem não estar interagindo com aquilo que você envia. Menos engajamento é igual a pouca venda.

Como você faz para melhorar suas campanhas? 5 Dicas:

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1. Layout da campanha

  • Poucas imagens;
  • Textos curtos e objetivos;
  • Fontes grandes, para uma leitura agradável;
  • Criar a mensagem em uma ou duas colunas, limitando o espaço;
  • Utilizar de botões de interações (Call-to-Action) com o mínimo de 44 pixels de largura, para uma boa visualização;

2. Assunto

  • Seja objetivo, não ultrapasse a 30 caracteres;

3. Ponto mágico

  • Você sabia que a sua mensagem tem um ponto mágico? É o canto superior esquerdo, pois é onde o destinatário, em sua maioria, começa a ler sua mensagem, por tanto, use informações que atraia o destinatário;

4. Personalização da mensagem

  • Por se tratar de um dispositivo pessoal (celular/tablet), personalizar a mensagem transforma a abordagem em algo menos invasivo, melhorando sua receptividade;

5. Botões de redes sociais

  • Nos dispositivos móveis a chance do seu contato compartilhar socialmente é maior, uma vez que a ação esta a um clique de acontecer, diferente do que pode ocorrer no computador do trabalho, por exemplo: de acordo com uma pesquisa realizada pela Kissmetrics 89% das pessoas apagam a mensagem na hora e 27% pedem exclusão da sua lista de contatos, quando o e-mail não tem boa percepção mobile.

Coloque em prática às dicas e lembre-se, cada ambiente pede uma apresentação apropriada, afinal você não vai de terno à praia, vai? 😉

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Fontes:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/01/mercado-de-smartphones-vende-mais-de-1-bilhao-de-aparelhos-em-2013.html

http://tectriadebrasil.com.br/blog/crescimento-do-mercado-mobile-no-brasil-e-no-mundo/

http://startupi.com.br/2015/01/como-sera-2015-para-o-mercado-mobile/

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/mercado-mobile-e-boa-oportunidade-para-quem-quer-crescer/81532/

http://blog.dialhost.com.br/email-marketing/otimizando-campanhas-de-e-mail-marketing-para-mobile/

http://viverdeblog.com/mobile-marketing/

http://www.internetparaempreendedores.com.br/o-crescimento-mercado-mobile-brasil-infografico/

http://www.qblog.com.br/e-mail-marketing-mobile-adequacao-para-o-sucesso-das-campanhas/

http://www.mzclick.com.br/por-que-investir-em-campanhas-de-mobile-marketing/

http://blog.vitrinapro.com.br/campanhas-de-mobile-marketing/

http://webinsider.com.br/2013/07/15/use-o-mobile-marketing-para-dialogar-com-os-consumidores/

Sobre o Autor:

Especialista em vendas há 9 anos e com amplo conhecimento em gestão de novos negócios. Atualmente, é supervisora e seu objetivo é identificar oportunidades de vendas.

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