Quer encantar seu cliente? Aprenda a fazer um template irresistível!

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Quer encantar seu cliente? Aprenda a fazer um template irresistível!

Se você quer saber como encantar o seu cliente o seu cliente e atraí-lo para clicar na sua mensagem, então acompanhe comigo algumas táticas de como criar um template de email marketing arrasador e ter até 70% de conversão em suas campanhas.

Como criar um template de email marketing?

Atualmente, a maioria das ferramentas de email marketing disponíveis no mercado têm editores práticos e com muitos recursos que ajudam a criar mensagens incríveis. Se você não utiliza uma ferramenta do tipo, e deseja saber como criar seus templates, veja:

1. Crie a estrutura de seu template em tabelas

Diferentemente dos navegadores, os clientes de email não são atualizados ao ponto de interpretarem corretamente o HTML 5 e CSS 3. A grande maioria ainda está no HTML 4 e usa basicamente tabelas para a diagramação das mensagens.

2. Use CSS inline

CSS inline é a definição das propriedades em cada elemento do HTML que deseja personalizar. Exemplo: style=”color:#FF0000″> Visitar site

No exemplo acima, o trecho: style=”color:#FF0000″ seria CSS inline. Com a evolução dos navegadores e das “boas práticas” para o desenvolvimento de sites, o CSS inline ficou ultrapassado e é mal visto pelos buscadores como Google, entretanto os clientes de email não evoluíram neste ponto ainda.

O Gmail não interpreta corretamente muitas propriedades do CSS e as que compreende precisam ser declaradas inline. Se deseja deixar os links de sua mensagem na cor vermelha, defina a cor vermelha em cada link de sua mensagem.

3. Faça muitos testes

Sempre que desenvolver um template, realize muitos testes. Ferramentas como: Email Previews da Litmus te auxiliarão a realizar estes testes e a ver como sua mensagem chegará nos principais clientes de email do mercado.

Exemplo de HTML para email marketing

Não sabe por onde começar? Confira no artigo abaixo criado por Ademir Diniz, do blog Email Marketing com Resultado, que ele ensina o passo a passo para criar um template em HTML: Aprenda a criar seu template de email marketing em HTML com facilidade. Exemplo prático!

4. Trabalhe a Automação do email marketing

A automação dos envios de seus emails marketing é a última etapa para suas campanhas. Depois de realizar disparos segmentados, deve-se passar para os envios individuais, ou seja, envios baseados no perfil de cada pessoa, e isso é possível com a automação dos disparos. Conhecemos este processo como régua de relacionamento ou ciclo de vida do contato em suas campanhas.

5. Crie régua de relacionamento no email marketing

É importante pensar em uma régua de relacionamento de acordo com cada etapa da jornada de seu contato. Se o contato acabou de entrar em sua lista, ele deve receber mensagens que façam com que este se engaje com sua marca.

A régua de relacionamento possui o objetivo de automatizar o processo de afunilamento do contato até que ele alcance o que você deseja. Isso significa que você deve enviar mensagens, a fim de conduzi-lo para a conversão.

Suponha que um contato entrou em seu site e se cadastrou para baixar um template de email marketing grátis. Automaticamente, ele entrará em uma régua de relacionamento e irá  receber o template.

Com isso, depois ele passará a receber mensagens com dicas de como editar este template, sugestões de novos templates, e em uma nova etapa da régua, ele receberá mensagens com sugestões de serviços de criação de templates exclusivos, dos quais caso ele compre, ele entrará em uma outra régua de relacionamento, só que desta vez como cliente.

Caso ele não compre, você poderá oferecer o serviço de edição do template já baixado. Como pode perceber, o contato entrou em um fluxo de e-mails baseado em sua origem e foi sendo modelado, de acordo com o perfil de interesse dele, durante o ciclo da régua de relacionamento. Um contato pode entrar em um fluxo de e-mails e terminar em outro, por isso é muito importante definir as réguas de relacionamento e a automação delas.

Baixe estes materiais gratuitos que fazem ligação com esse conteúdo para saber mais:

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Até logo.

Sobre o Autor:

Coordenador de Marketing na empresa @MediaPost, atua na área desde 2013. Formado em Marketing e especialista em performance de Marketing Digital.

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