Muito falado nos meios digitais e usado por especialistas de conteúdo e marketing, o SEO – Search Engine Optimization (Otimização para os Mecanismos de Buscas) tem como objetivo aumentar o tráfego, melhorar o desempenho do site e trazer resultados orgânicos.
Ele refere-se a um conjunto de ações e estratégias de marketing digital e tem um papel fundamental de rankeamento por palavra-chave.
Se manter bem posicionado nos buscadores do Google não é fácil, pois requer boa estratégia e expertise para tal. Não adianta querer estar na primeira, no máximo, na segunda página, se você não fizer corretamente o uso do SEO em seu blog e/ou site.
Existem dois tipos de SEO:
ON page que é relacionado à parte mais técnica de escrita, ou seja:
- Palavra-chave
- Intertítulos com HTML correto, cabeçalho, alt tag em imagens, links internos entre posts, atualização de conteúdo e escaneabilidade (parágrafos menores e negritos em frases).
OFF page que tem a ver com recomendação da sua página:
- Link building
- Guest Posting (quando você escreve para outro blog)
- Co-Marketing (parcerias)
O SEO visa 4 funções mecânicas:
- palavra-chave;
- relevância de conteúdo;
- link building;
- experiência do usuário.
1 – PALAVRA-CHAVE
Pode ser associada a dois tipos: 1) termo de busca no Google (conhecida pelo usuário) e 2) índice para o Google encontrar uma página (conhecida pelo produtor de conteúdo).
Onde aplicá-la:
- No título do conteúdo.
- Na URL da página.
- No subtítulo dentro do texto.
- No corpo do texto (2 ou 3 vezes).
- Nas imagens (Tag alt).
2 – RELEVÂNCIA DO CONTEÚDO
Nada mais é que a identificação da semântica do texto, ou seja, a originalidade, o tamanho do material, o tema com base na palavra-chave e a coerência.
3 – LINK BUILDING
É uma estratégia feita para conseguir com que mais sites e blogs façam referência do seu conteúdo, por meio de hiperlinks. Isso gera autoridade no assunto, então caso você seja de um determinado segmento e alguma empresa do mesmo setor te coloque como referência, isso te dará mais autoridade de mercado.
Existem dois tipos de links:
1⃣ Linkagem interna: são usados em seus posts referenciando os outros conteúdos do seu próprio blog. Trata-se do momento que você utiliza uma determinada palavra no seu conteúdo e linka com algum outro texto que tenha a ver com aquela palavra.
2⃣ Linkagem externa: neste caso, os sites e/ou parceiros referenciam o seu conteúdo na página deles, ou seja, uma determinada marca está tratando do assunto de e-mail marketing no conteúdo dela e cita a @MediaPost como a melhor ferramenta de e-mail marketing para ter mais venda.
4 – EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Envolve a questão de usabilidade do seu site e facilidade de acesso às informações. Isso tem a ver com o tempo de carregamento da página, o design para facilitar a interação, a adaptação do site no mobile e ao bom nome de domínio.
Como pesquisar palavra-chave?
Existem duas maneiras de pesquisá-las que são:
- Head tail: palavras mais genéricas e muito utilizadas, por exemplo: marketing, copywriting, email marketing. Estas palavras costumam ter um grande volume de busca e por isso são competitivas. Você pode até utilizá-las desde que tenha em mente que não será tão fácil de alcançar a primeira ou segunda página do Google organicamente.
- Long tail: palavras mais específicas, por exemplo: o que é marketing, como fazer copywriting, como criar um email marketing. Elas não são tão usadas, por justamente terem uma especificidade maior, com isso, a competitividade é menor e as chances de ter um bom rankeamento são maiores.
Entretanto, vale lembrar que você pode atrelar ambas as palavras-chave para criar o seu conteúdo, desde que saiba usá-las sem exageros ou muitas repetições para não prejudicar seu rankeamento.
O ideal é antes de sair escrevendo desenfreadamente, você pense em sua persona e como ela faz pesquisas, quais assuntos ela costuma buscar e quais são os termos que ela utiliza. Uma dica que eu dou é, utilize a ferramenta de pesquisa paga Sem Rush, ou as gratuitas: Keyword planner, Google Trends e Neilpatel.
Assim, se tornará mais eficaz definir a palavra-chave que irá utilizar em seu texto para atrair essa persona e obter um bom rankeamento orgânico.
Quais são os tipos de definições para os títulos?
Temos o SEO Title que é exibido no buscador do Google e a Title Tag que faz parte do título interno no blog. Esses títulos devem conter entre 55 e 67 caracteres e precisam ter funções de instigar o interesse, gerar dúvidas etc, para fazer com que a pessoa queira clicar. Isso remete muito ao assunto do e-mail que se não for atrativo a pessoa não clica.
Tipos de títulos apropriados:
- Números e listas
- Palavras negativas (diferentemente do e-mail marketing, no SEO para blog é possível usá-las como um gatilho mental. Exemplos: “7 dicas de escrita que você ainda NÃO conhece…”, “Você NÃO PODE viver sem estas técnicas de copywriting”, entre outras).
- Adjetivos chamativos
- Perguntas
- Benefícios
- Senso de urgência
- Promessa básica
Viu como o SEO não é o limite? Sabendo aplicar corretamente essas técnicas ficará muito mais assertivo alcançar o resultado que almeja. Como material complementar eu sugiro que você também leia: “E-mail marketing e SEO são os canais mais importantes para empresas de e-commerce” e veja que além da estratégia para usar em seu blog, você também pode adotá-la para realizar suas campanhas de e-mail marketing.
Ficou alguma dúvida sobre SEO e como fazê-lo?
Por favor, deixe seu comentário. Ficarei contente se puder ajudá-lo!
Um abraço.
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