Entenda por que a retenção de clientes é fundamental para sua empresa!

//Entenda por que a retenção de clientes é fundamental para sua empresa!

Entenda por que a retenção de clientes é fundamental para sua empresa!

Você sabia que custa 5 vezes mais tentar conquistar um cliente novo do que manter um antigo? As empresas investem cada vez mais em táticas para melhorar sua audiência e visibilidade e acabam dando pouca ou nenhuma atenção a quem já comprou delas e possui uma predisposição a fechar negócio.

A retenção de clientes deve ser prioridade no seu marketing, já que é muito mais vantajoso investir nessas pessoas do que em ações para aumentar seu público. No entanto, não se trata de algo simples. Você deve traçar estratégias que saibam oferecer aquilo que esses clientes precisam com a abordagem correta.

Por exemplo, quem já comprou de você pode se interessar por outros produtos de alguma linha complementar. Cabe a você dedicar os esforços adequados para compreender essas ligações e planejar as ofertas adequadas para cada caso.

Como melhorar a retenção de clientes na minha empresa?

Agora que você já entendeu a importância de priorizar a retenção de clientes no seu planejamento de marketing, pode começar a implementar algumas táticas certeiras para obter bons resultados nessa área. Veja a seguir de que maneiras trabalhar a retenção de clientes nas suas estratégias de marketing.

– Ofereça um atendimento de qualidade – 

Toda interação do público com a sua empresa deve ser excelente. Esse é o melhor caminho para a retenção de clientes. Saiba levar em consideração as necessidades dos seus clientes e treine uma equipe capacitada para lidar com tudo isso.

– Melhore o seu pós-venda – 

As suas chances de acertar na retenção de clientes podem cair drasticamente se eles tiverem uma experiência ruim ao interagir com a sua empresa após a compra. Portanto, o seu pós-venda deve ser excelente, priorizando soluções que satisfaçam seu público e evitando colocar barreiras entre o cliente e aquilo que ele precisa.

– Crie ofertas personalizadas –

O seu público vai se sentir bastante motivado a fazer uma nova compra com você se receber o incentivo certo. Por exemplo, que tal oferecer um cupom de desconto para quem fechou negócio recentemente?

Ou se basear nas compras anteriores para direcionar promoções em produtos semelhantes? Leve em conta as necessidades do seu público-alvo e encontre maneiras de encantar essas pessoas considerando os interesses delas.

– Desenvolva ações para esse público –

Todo o seu marketing é dedicado a conquistar novos clientes? Então isso precisa mudar o quanto antes! Uma estratégia que você pode implementar desde já é a de nutrição de público, que consiste em impactar quem já é seu cliente com conteúdo informativo legitimamente interessante. Leve em conta quais são as necessidades dessas pessoas e crie um material que elas queiram ler. Por exemplo, uma empresa de moda poderia dar recomendações de looks e maquiagem.

Estruture um plano de marketing focado em retenção de clientes

Tenha em mente todos os benefícios que esse foco trará para a sua empresa e dedique os esforços adequados a levar ofertas de qualidade a quem tem potencial para comprar mais de você. Acompanhe os seus resultados de perto para se certificar de que as iniciativas adequadas estão sendo implementadas.

Continue aprendendo mais sobre táticas que fidelizam clientes: descubra a diferença entre e-mail marketing e e-mail transacional!

2019-02-25T14:45:51+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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