Conhece a psicologia das cores? Veja como aplicá-la ao e-mail marketing!

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Conhece a psicologia das cores? Veja como aplicá-la ao e-mail marketing!

Você sabe o que acontece quando você vê um sinal vermelho? Mesmo que não tenha tempo de elaborar essa informação racionalmente, seu cérebro dispara um alerta de perigo. Essa e outras reações são explicadas pela psicologia das cores, uma área de conhecimento que relaciona os tons que nos cercam aos significados que eles evocam.

E sabe o que isso tem a ver com o seu negócio? As cores usadas pela sua empresa no site, na loja física e até no e-mail marketing também influenciam o comportamento do consumidor. Aliás, elas podem dar aquele empurrãozinho para a conversão.

Quer saber como a psicologia das cores funciona e como ela pode ser aplicada para potencializar o sucesso do seu e-mail marketing e alavancar suas vendas? Continue a leitura!

O que é a psicologia das cores?

É uma área da psicologia que estuda o efeito que as cores causam em nosso comportamento. Ela procura estabelecer os significados dos tons, os sentimentos que eles evocam e de que maneira eles estimulam ou inibem nossas ações.

No dia a dia, costumamos observar quando as cores exercem um efeito consciente sobre a nossa mente. Esse é o caso dos nossos tons preferidos. Cada pessoa tem um gosto particular, que faz com que a aparência visual de um produto seja fantástica para alguns consumidores e desinteressante ou mesmo repulsiva para outros.

Porém, além desse efeito consciente, existe o impacto inconsciente. É ele quem nos leva a tomar atitudes sem pensarmos, como no exemplo citado do sinal vermelho. Elas influenciam nosso humor, a liberação de substâncias no organismo, a tomada de decisões e até as compras por impulso. Segundo Neil Patel, um dos maiores especialistas em Marketing da atualidade, as cores têm grande influência sobre o consumidor. Entendeu como são poderosas?

Qual é o significado das cores?

Depois de muitos estudos, os especialistas conseguiram definir o significado das cores, ou seja, a forma como nossa mente as interpreta. Confira alguns desses resultados:

Cor Principais significados
azul
  • tranquilidade, harmonia, calma;
  • estabilidade, confiança, segurança, verdade, conservadorismo;
  • limpeza, ordem;
  • água, céu, frio e tecnologia.
verde
  • calma, cura, autoconsciência, generosidade;
  • natureza, meio-ambiente, renovação, fertilidade;
  • saúde, boa-sorte, juventude, vigor;
  • orgulho, inveja, ciúme, imaturidade, destruição.
vermelho
  • paixão, desejo, excitação, energia, amor;
  • raiva, fúria, força, poder, agressão, perigo;
  • fogo, sangue, guerra, violência.
amarelo
  • relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, imaginação;
  • claridade, radiosidade, verão;
  • sabedoria, conhecimento;
  • desonestidade, covardia, traição, inveja, engano, doença.
laranja
  • energia, calor, entusiasmo, vibração, humor;
  • extravagância, excesso, expansão.
roxo ou violeta
  • nobreza, cerimônia, poder, arrogância;
  • mistério, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação;
  • erotismo, intimidade, sensibilidade.
rosa
  • inocência, amor, romantismo, leveza, delicadeza, feminilidade.
branco
  • amor, pureza, paz, bondade, limpeza, humildade, inocência, nascimento;
  • inverno, neve, frio, clínico, estéril, casamento (no Ocidente) ou morte (no Oriente).
preto
  • sofisticação, formalidade, elegância, poder, riqueza;
  • mistério, anonimato, profundidade;
  • medo, mal, tristeza, raiva, infelicidade, morte.

Se você observar, muitas das marcas mais conhecidas se baseiam na psicologia das cores para criarem sua identidade. Dessa forma, elas passam inconscientemente a ideia de que são confiáveis, inovadoras, sofisticadas, entre tantos outros adjetivos.

Como aplicar a psicologia das cores no e-mail marketing?

Afinal, como você pode aproveitar esse conhecimento para turbinar a sua estratégia de e-mail marketing? É sobre isso que vamos falar agora. Anote as nossas dicas, coloque-as em prática e veja suas conversões aumentarem!

Escolha suas cores com cuidado

As cores de uma marca têm grande influência na percepção que as pessoas têm dela. Como elas evocam sensações — força, sofisticação, pureza, credibilidade — a empresa pode ter uma recepção positiva ou negativa pelo mercado de acordo com as tonalidades usadas em sua logomarca ou mesmo templates de e-mail.

Inclusive, é recomendável fazer essa escolha pensando no seu público alvo. A Hubspot, uma das principais desenvolvedoras de ferramentas de marketing no mundo, disponibilizou um guia que mostra como cada gênero se relaciona com as diferentes cores e qual é a percepção que elas evocam em homens e mulheres.

Você ficará surpreso ao ver que existem cores que são rejeitadas por homens e aceitas por mulheres e vice-versa. Portanto, se o seu público-alvo é predominantemente masculino ou feminino, vale a pena conferir o material e avaliar seu design.

Capriche no design

Assim que o lead bater o olho no seu e-mail, o primeiro elemento que vai chamar a atenção dele não é o texto, mas as cores. Os tons usados no design podem despertar o interesse ou fazer com que ele tenha uma sensação visual desagradável e feche logo sua mensagem.

Como a percepção de significado das cores depende também das características do seu lead, o único jeito de descobrir a melhor fórmula é experimentando. Use ferramentas de automação para enviar versões de teste A/B e depois analise os resultados para verificar qual foi a combinação que obteve melhor aceitação.

Seja fiel à identidade da marca

Se o seu lead está recebendo um e-mail da sua empresa, isso significa que ele já teve contato com ela. Ele pode ter visitado a loja, navegado pelo site ou visto uma propaganda. Então, ele já conhece os elementos que a identificam. Mantenha-se fiel às cores da marca também no e-mail marketing. Isso fará com que o leitor se sinta “em casa”.

Destaque suas CTAs

Sua call-to-action (CTA) é o ponto-chave do e-mail marketing. É ela que vai conduzir o lead à ação que você tanto deseja, seja para visitar uma outra página ou para comprar um produto. Então, ela precisa saltar aos olhos, ganhar destaque. Faça isso colocando-a em um botão de cor contrastante.

Aprenda a usar o círculo cromático

Como falamos no último tópico, é muito importante destacar sua CTA com um botão de cor contrastante. Quando o designer usa essa regra, comprovadamente a taxa de cliques é maior, pois esse é o ponto do e-mail que mais chama a atenção do leitor.

Mas o que é uma cor contrastante? É um tom que não combina com o restante do seu design? Não, essa não é a regra. A definição passa obrigatoriamente pelo conhecimento do círculo cromático e das leis da harmonização.

Cores contrastantes são aquelas que ficam em posições opostas no círculo cromático. Quando combinadas, elas produzem destaque, mas de forma equilibradas. Assim, elas chamam a atenção para determinados elementos sem causar desconforto visual.

Não exagere

Simplicidade é o segredo para chamar a atenção para o ponto certo. O design não pode ser poluído a ponto de deixar o leitor confuso. As cores da sua marca precisam estar presentes, mas com bom gosto e elegância.

Ao criar o layout do e-mail marketing, pense em um design simples, com duas cores fundamentais para a marca. Essa combinação é suficiente para evocar a ideia desejada e criar um ponto de contato com o leitor.

Finalmente, usar a psicologia das cores no e-mail marketing é fundamental para chamar a atenção do leitor, proporcionar a ele uma experiência agradável, evocar as ideias e sentimentos que você quer que sejam relacionados à sua marca e estimular a conversão.

Gostou do post? Quer saber a opinião de especialistas sobre o tema para criar uma estratégia irresistível e efetiva para o seu negócio? Então, não perca tempo: converse com nosso time e descubra como eles podem fazer os resultados do seu e-mail marketing decolarem. Aguardamos seu contato.

Sobre o Autor:

Especialista em e-mail marketing, formado em Sistemas de Informação na Faculdade Sumaré. Entusiasta de direito, economia e política.

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