Você sabe o que acontece quando você vê um sinal vermelho? Mesmo que não tenha tempo de elaborar essa informação racionalmente, seu cérebro dispara um alerta de perigo. Essa e outras reações são explicadas pela psicologia das cores, uma área de conhecimento que relaciona os tons que nos cercam aos significados que eles evocam.
E sabe o que isso tem a ver com o seu negócio? As cores usadas pela sua empresa no site, na loja física e até no e-mail marketing também influenciam o comportamento do consumidor. Aliás, elas podem dar aquele empurrãozinho para a conversão.
Quer saber como a psicologia das cores funciona e como ela pode ser aplicada para potencializar o sucesso do seu e-mail marketing e alavancar suas vendas? Continue a leitura!
O que é a psicologia das cores?
É uma área da psicologia que estuda o efeito que as cores causam em nosso comportamento. Ela procura estabelecer os significados dos tons, os sentimentos que eles evocam e de que maneira eles estimulam ou inibem nossas ações.
No dia a dia, costumamos observar quando as cores exercem um efeito consciente sobre a nossa mente. Esse é o caso dos nossos tons preferidos. Cada pessoa tem um gosto particular, que faz com que a aparência visual de um produto seja fantástica para alguns consumidores e desinteressante ou mesmo repulsiva para outros.
Porém, além desse efeito consciente, existe o impacto inconsciente. É ele quem nos leva a tomar atitudes sem pensarmos, como no exemplo citado do sinal vermelho. Elas influenciam nosso humor, a liberação de substâncias no organismo, a tomada de decisões e até as compras por impulso. Segundo Neil Patel, um dos maiores especialistas em Marketing da atualidade, as cores têm grande influência sobre o consumidor. Entendeu como são poderosas?
Qual é o significado das cores?
Depois de muitos estudos, os especialistas conseguiram definir o significado das cores, ou seja, a forma como nossa mente as interpreta. Confira alguns desses resultados:
Cor | Principais significados |
azul |
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verde |
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vermelho |
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amarelo |
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laranja |
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roxo ou violeta |
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rosa |
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branco |
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preto |
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Se você observar, muitas das marcas mais conhecidas se baseiam na psicologia das cores para criarem sua identidade. Dessa forma, elas passam inconscientemente a ideia de que são confiáveis, inovadoras, sofisticadas, entre tantos outros adjetivos.
Como aplicar a psicologia das cores no e-mail marketing?
Afinal, como você pode aproveitar esse conhecimento para turbinar a sua estratégia de e-mail marketing? É sobre isso que vamos falar agora. Anote as nossas dicas, coloque-as em prática e veja suas conversões aumentarem!
Escolha suas cores com cuidado
As cores de uma marca têm grande influência na percepção que as pessoas têm dela. Como elas evocam sensações — força, sofisticação, pureza, credibilidade — a empresa pode ter uma recepção positiva ou negativa pelo mercado de acordo com as tonalidades usadas em sua logomarca ou mesmo templates de e-mail.
Inclusive, é recomendável fazer essa escolha pensando no seu público alvo. A Hubspot, uma das principais desenvolvedoras de ferramentas de marketing no mundo, disponibilizou um guia que mostra como cada gênero se relaciona com as diferentes cores e qual é a percepção que elas evocam em homens e mulheres.
Você ficará surpreso ao ver que existem cores que são rejeitadas por homens e aceitas por mulheres e vice-versa. Portanto, se o seu público-alvo é predominantemente masculino ou feminino, vale a pena conferir o material e avaliar seu design.
Capriche no design
Assim que o lead bater o olho no seu e-mail, o primeiro elemento que vai chamar a atenção dele não é o texto, mas as cores. Os tons usados no design podem despertar o interesse ou fazer com que ele tenha uma sensação visual desagradável e feche logo sua mensagem.
Como a percepção de significado das cores depende também das características do seu lead, o único jeito de descobrir a melhor fórmula é experimentando. Use ferramentas de automação para enviar versões de teste A/B e depois analise os resultados para verificar qual foi a combinação que obteve melhor aceitação.
Seja fiel à identidade da marca
Se o seu lead está recebendo um e-mail da sua empresa, isso significa que ele já teve contato com ela. Ele pode ter visitado a loja, navegado pelo site ou visto uma propaganda. Então, ele já conhece os elementos que a identificam. Mantenha-se fiel às cores da marca também no e-mail marketing. Isso fará com que o leitor se sinta “em casa”.
Destaque suas CTAs
Sua call-to-action (CTA) é o ponto-chave do e-mail marketing. É ela que vai conduzir o lead à ação que você tanto deseja, seja para visitar uma outra página ou para comprar um produto. Então, ela precisa saltar aos olhos, ganhar destaque. Faça isso colocando-a em um botão de cor contrastante.
Aprenda a usar o círculo cromático
Como falamos no último tópico, é muito importante destacar sua CTA com um botão de cor contrastante. Quando o designer usa essa regra, comprovadamente a taxa de cliques é maior, pois esse é o ponto do e-mail que mais chama a atenção do leitor.
Mas o que é uma cor contrastante? É um tom que não combina com o restante do seu design? Não, essa não é a regra. A definição passa obrigatoriamente pelo conhecimento do círculo cromático e das leis da harmonização.
Cores contrastantes são aquelas que ficam em posições opostas no círculo cromático. Quando combinadas, elas produzem destaque, mas de forma equilibradas. Assim, elas chamam a atenção para determinados elementos sem causar desconforto visual.
Não exagere
Simplicidade é o segredo para chamar a atenção para o ponto certo. O design não pode ser poluído a ponto de deixar o leitor confuso. As cores da sua marca precisam estar presentes, mas com bom gosto e elegância.
Ao criar o layout do e-mail marketing, pense em um design simples, com duas cores fundamentais para a marca. Essa combinação é suficiente para evocar a ideia desejada e criar um ponto de contato com o leitor.
Finalmente, usar a psicologia das cores no e-mail marketing é fundamental para chamar a atenção do leitor, proporcionar a ele uma experiência agradável, evocar as ideias e sentimentos que você quer que sejam relacionados à sua marca e estimular a conversão.
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