O que o Facebook Reactions e o e-mail marketing têm em comum?

Recentemente o Facebook agregou mais opções de interação com os usuários. O recurso chamado de “Facebook Reactions” amplia as possibilidades além das tradicionais curtidas. Os novos botões apresentam as diferentes reações que os usuários podem expressar em cada tipo de publicação. As novidades incluem: Amei, Haha, Ual, Triste e Grr.

 

Mas, afinal, qual a relação entre o Facebook Reactions e o e-mail marketing?

Apesar de serem canais distintos, o Facebook e o e-mail têm aspectos em comum e um deles é a possibilidade de avaliar os resultados em tempo real. Com o Facebook Reactions as marcas obtêm feedback a respeito do conteúdo oferecido praticamente no mesmo instante em que ele foi publicado.

Expressões negativas permitem reavaliar o seu post, o layout, o formato (foto, vídeo, link, etc) e o “tom de voz” empregado na comunicação. Já as reações positivas reforçam que o conteúdo está agradando o público e que o modelo, a ideia, poderá ser utilizado mais vezes. Ou seja, a partir do momento em que existe especificação das reações é possível saber exatamente o que o público acha do seu conteúdo. Além disso, também é possível retirar vários insights através dos posts que fazem mais sucesso.

No e-mail marketing as oportunidades de avaliar os resultados também acontecem rapidamente. Métricas como percentual de taxa de abertura de e-mail, taxa de clique nos links, taxa de descadastro, entre outras, todas essas são dados valiosos para potencializar sua campanha. Uma taxa de abertura fraca requer uma revisão de alguns elementos do e-mail, layout, texto e até mesmo os dias e horários que os e-mails são enviados.

A vantagem em poder mensurar esses dados em tempo real é a oportunidade que a empresa tem de aprimorar a sua estratégia, alterando algumas características da campanha com objetivo de maximizar o ROI (retorno sobre investimento).

 

Qual o impacto dessa realidade para as marcas?

Qual o impacto dessa realidade para as marcas

As marcas precisam aproveitar o relacionamento humanizado com os consumidores que a internet proporciona. Compreender as reações do seu público, sejam elas através do Facebook ou de um clique no e-mail, permite aperfeiçoar cada vez mais o seu conteúdo. Nunca foi tão importante se relacionar com a sua persona afinal, os consumidores estão em busca de informações úteis que agreguem valor ao seu dia a dia. Por esse motivo, o Facebook e o e-mail marketing são excelentes ferramentas para promover o seu conteúdo e consequentemente, atrair resultados efetivos para a empresa.

 

Por que mensurar os resultados é tão importante?

 

Uma das maiores preocupações de diversas é a comprovação de resultados, principalmente quando se trata de ações de marketing no ambiente digital. Por isso é fundamental utilizar as métricas para provar a eficácia das estratégias e até mesmo para modificá-las caso seja necessário. Quanto mais bem direcionados forem os esforços para alcançar o público-alvo, mais chances a empresa terá de gerar negócios e acima de tudo, essa ampliação da análise de dados permite maior conexão com a audiência. Isso é essencial para as empresas que desejam gerar vendas, reter clientes e promover a sua marca.

Mensurar os resultados permite que a empresa saiba se os seus objetivos foram atingidos. Afinal, uma estratégia bem sucedida é aquela que leva a marca até os resultados esperados, ou seja, avaliar os indicadores de resultados é de suma importância em ações de marketing digital.

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